A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

12.1 © 2007 by Prentice Hall Capítulo 12 Questões Éticas e Sociais em Sistemas de Informação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "12.1 © 2007 by Prentice Hall Capítulo 12 Questões Éticas e Sociais em Sistemas de Informação."— Transcrição da apresentação:

1 12.1 © 2007 by Prentice Hall Capítulo 12 Questões Éticas e Sociais em Sistemas de Informação

2 12.2 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 12 Questões Éticas e Sociais em Sistemas de Informação OBJETIVOS DE ESTUDO Analisar as relações entre as questões éticas, sociais e políticas suscitadas pelos sistemas de informação Identificar as principais dimensões morais de uma sociedade da informação e os princípios específicos de conduta que podem ser usados para guiar as decisões éticas Avaliar o impacto dos sistemas de informação contemporâneos e da Internet na proteção da privacidade individual e da propriedade intelectual Avaliar como os sistemas de informação vêm afetando a vida cotidiana

3 12.3 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 12 Questões Éticas e Sociais em Sistemas de Informação Sistemas de Rastreamento: uma Ameaça à Privacidade? Problema: Oportunidade de uso de nova tecnologia, necessidade de maior segurança Soluções: Ajustar as atividades para permitir rastreamento e implantar dispositivo de rastreamento GPS Dispositvo GPS e banco de dados de rastreamento aumentam a segurança mas também criam problemas de privacidade Demonstra o papel da TI em rastrear sistemas que aumentam a segurança Ilustra a tecnologia digital como uma faca de dois gumes com muitos benefícios mas também dilemas éticos

4 12.4 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 12 Questões Éticas e Sociais em Sistemas de Informação Sessão Interativa: Rastreamento Quais são alguns dos argumentos favoráveis ao uso da tecnologia GPS para rastrear a movimentação das pessoas? Quais são alguns dos argumentos contrários a essa prática? Qual é a sua posição a respeito? Que outras aplicações você vê para a tecnologia GPS e os sistemas de rastreamento? Sistemas de Rastreamento: uma Ameaça à Privacidade?

5 12.5 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 12 Questões Éticas e Sociais em Sistemas de Informação Entendendo as Questões Éticas e Sociais Relacionadas aos Sistemas Casos recentes de julgamentos de equívocos éticos nos negócios Papel dos sistemas de informação nesses julgamentos Ética Definição Novas questões éticas trazidas pelos sistemas de informação Nova urgência relacionada ao crescimento da Internet e do comércio eletrônico

6 12.6 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 12 Questões Éticas e Sociais em Sistemas de Informação Um Modelo de Raciocínio para Questões Éticas, Sociais e Políticas Questões éticas, sociais e políticas estão interconectadas Pequenos deslizes na nova tecnologia da informação afetam todas as partes envolvidas Velhas regras podem não se aplicar a novos desenvolvimentos Entendendo as Questões Éticas e Sociais Relacionadas aos Sistemas

7 12.7 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 12 Questões Éticas e Sociais em Sistemas de Informação Figura 12.1 A Relação entre Questões Éticas, Sociais e Políticas na Sociedade da Informação Entendendo as Questões Éticas e Sociais Relacionadas aos Sistemas A introdução de nova tecnologia de informação tem o efeito de ondas concêntricas que suscitam novas questões éticas, sociais e políticas, as quais precisam ser tratadas nos níveis individual, social e político. Essas questões têm cinco dimensões morais: direitos e deveres sobre a informação, direitos e deveres sobre a propriedade, qualidade do sistema, qualidade de vida e prestação de contas e controle.

8 12.8 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 12 Questões Éticas e Sociais em Sistemas de Informação As Cinco Dimensões Morais da Era da Informação Direitos e deveres sobre a informação Direitos sobre a propriedade Prestação de contas e controle Qualidade do sistema Qualidade de vida Entendendo as Questões Éticas e Sociais Relacionadas aos Sistemas

9 12.9 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 12 Questões Éticas e Sociais em Sistemas de Informação Principais Tendências Tecnológicas que Suscitam Questões Éticas Capacidade de computação dobra a cada 18 meses Custos de armazenagem de dados em rápido declínio Progressos nas técnicas de análise Avanços das redes e da Internet Determinação de perfil Detecção de relações não óbvias (Nonobvious relationship awareness – NORA) Entendendo as Questões Éticas e Sociais Relacionadas aos Sistemas

10 12.10 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 12 Questões Éticas e Sociais em Sistemas de Informação Conceitos básicos: responsibilidade, prestação de contas (accountability) e obrigação de indenizar (liability) Análise ética Princípios éticos eletivos Códigos de conduta profissional Alguns dilemas éticos do mundo real Ética na Sociedade da Informação

11 12.11 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 12 Questões Éticas e Sociais em Sistemas de Informação Direitos sobre a Informação: Privacidade e Liberdade na Era da Internet Proteção à privacidade Práticas para a Informação Justa (Fair Information Practices FIP) COPPA, Gramm-Leach-Bliley, HIPAA Diretriz européia sobre a proteção dos dados Desafios da Internet à privacidade Soluções técnicas As Dimensões Morais dos Sistemas de Informação

12 12.12 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 12 Questões Éticas e Sociais em Sistemas de Informação Figura 12.3 Os cookies são implantados por um site no disco rígido do visitante. Quando o visitante volta àquele site, o servidor Web requisita o número de identificação daquele cookie e o utiliza para acessar os dados armazenados pelo servidor no computador daquele visitante. O site pode, então, usar tais dados para exibir informações personalizadas. Como os Cookies Identificam os Visitantes Web As Dimensões Morais dos Sistemas de Informação

13 12.13 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 12 Questões Éticas e Sociais em Sistemas de Informação Direitos sobre a Propriedade: Propriedade Intelectual Segredos comerciais Direito autoral Patentes Desafios aos direitos sobre a propriedade individual Serviços de compartilhamento de arquivos Lei do Direito Autoral do Milênio Digital (Digital Millennium Copyright Act DMCA), As Dimensões Morais dos Sistemas de Informação

14 12.14 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 12 Questões Éticas e Sociais em Sistemas de Informação Prestação de contas, obrigação de indenizar e controle Quem é responsável por danos resultantes de máquinas controladas por software? Problemas sobre a obrigação de indenizar relacionados à informática Qualidade do sistema: qualidade dos dados e erros de sistema Bugs e erros de software Falhas no hardware ou instalações causadas por eventos naturais ou de outra ordem Baixa qualidade da entrada de dados As Dimensões Morais dos Sistemas de Informação

15 12.15 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 12 Questões Éticas e Sociais em Sistemas de Informação Software Fatal: O Que Aconteceu no Instituto do Câncer do Panamá Leia a seção Tecnologia em Destaque e então discuta as seguintes questões: Quais fatores gerenciais, organizacionais e tecnológicos foram responsáveis pelas doses excessivas de radiação no Instituto Nacional do Câncer do Panamá? Quem foi responsável pelo mau funcionamento do sistema? Foi desenvolvida uma solução adequada para esse problema? Explique sua resposta. As Dimensões Morais dos Sistemas de Informação

16 12.16 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 12 Questões Éticas e Sociais em Sistemas de Informação Qualidade de Vida: Igualdade, Acesso e Fronteiras O equilíbrio do poder: centro versus periferia Velocidade da mudança: redução do tempo de resposta à concorrência Manutenção das fronteiras: família, trabalho e lazer Dependência e vulnerabilidade Abuso e crimes por computador Emprego: perda do emprego pela exclusão tecnológica e pela reengenharia Igualdade de oportunidades e acesso: a ampliação das brechas raciais e de classe Riscos para a saúde: LER, STC e tecnoestresse As Dimensões Morais dos Sistemas de Informação

17 12.17 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 12 Questões Éticas e Sociais em Sistemas de Informação Figura 12.5 Esta figura mostra os principais tipos de produtos e serviços oferecidos pelas mensagens de spam e os setores que mais as recebem. O Problema do Spam As Dimensões Morais dos Sistemas de Informação

18 12.18 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 12 Questões Éticas e Sociais em Sistemas de Informação É Possível Domar o Monstro do Spam? Leia a seção Pessoas em Destaque e então discuta as seguintes questões: Qual a dimensão do problema do spam? Quais são suas causas? Quais soluções vêm sendo propostas para lidar com ele? Em que medida essas soluções são eficientes? As Dimensões Morais dos Sistemas de Informação

19 12.19 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 12 Questões Éticas e Sociais em Sistemas de Informação Sessão Interativa: Spam Quanto spam você recebe atualmente? Como a quantidade de spam que você recebe hoje se compara à quantidade que você recebia um ano atrás? Dois anos atrás? Cinco anos atrás? Você já recebeu algum spam que causou danos ao seu computador, à sua identidade ou às suas finanças? Em caso positivo, o que aconteceu? Que técnicas você utiliza para escapar do spam? Quão efetivas elas são? As Dimensões Morais dos Sistemas de Informação


Carregar ppt "12.1 © 2007 by Prentice Hall Capítulo 12 Questões Éticas e Sociais em Sistemas de Informação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google