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4.1 © 2007 by Prentice Hall Capítulo 4 Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software.

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1 4.1 © 2007 by Prentice Hall Capítulo 4 Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software

2 4.2 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 4 Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software OBJETIVOS DE ESTUDO Identificar e descrever os componentes da infra- estrutura de TI Identificar e descrever os principais tipos de tecnologia de hardware e de armazenamento, e entrada e saída de dados Identificar e descrever os principais tipos de software usados pelas empresas

3 4.3 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 4 Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software Enumerar as tendências atuais de hardware e software Avaliar as principais questões envolvidas na administração dos recursos de hardware e software OBJETIVOS DE ESTUDO (continuação)

4 4.4 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 4 Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software A DreamWorks Animation Volta-se à Tecnologia de Apoio à Produção Problema: Obter uma margem em relação à acirrada concorrência, trabalhando com processos intensivos em tecnologia. Soluções: Distribuir o software EMO feito sob medida para produzir animações mais realísticas e aumentar a qualidade dos filmes. Processadores HP e rede de alta velocidade permitem uma agenda de produção rápida, aumentando a produtividade. Demonstra o papel da TI em fortalecer o produto e a produtividade de uma empresa além do que o talento humano pode alcançar. Ilustra o papel da tecnologia digital em obter vantagem em um mercado altamente competitivo.

5 4.5 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 4 Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software Qual é sua opinião sobre a decisão da DreamWorks Animation de investir pesadamente em tecnologia da informação em vez de em talentos humanos mais destacados? Quais outros setores poderiam beneficiar-se de uma abordagem semelhante? Que tipos de empresas você considera que se sairiam melhor adotando uma abordagem oposta? Sessão Interativa: DreamWorks Animation A DreamWorks Animation Volta-se à Tecnologia de Apoio à Produção

6 4.6 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 4 Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software Infra-Estrutura de TI: Hardware HardwareHardware SoftwareSoftware Tecnologia de gerenciamento de dadosTecnologia de gerenciamento de dados Tecnologia de rede e telecomunicaçõesTecnologia de rede e telecomunicações Serviços de tecnologiaServiços de tecnologia Componentes da Infra-Estrutura

7 4.7 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 4 Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software Há computadores de diferentes tamanhos, com várias capacidades de processamento da informaçãoHá computadores de diferentes tamanhos, com várias capacidades de processamento da informação FLOPSFLOPS Computador Pessoal (PC)Computador Pessoal (PC) Estação de trabalhoEstação de trabalho Computadores de médio porte: servidores e minicomputadoresComputadores de médio porte: servidores e minicomputadores MainframeMainframe SupercomputadorSupercomputador Tipos de computador Infra-Estrutura de TI: Hardware

8 4.8 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 4 Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software Tipos de Computador Computação em gradeComputação em grade Computação cliente/servidorComputação cliente/servidor Arquiteturas cliente/servidor multicamadas (N- camadas)Arquiteturas cliente/servidor multicamadas (N- camadas) ServidorServidor Web Servidor de aplicativo Infra-Estrutura de TI: Hardware

9 4.9 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 4 Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software Computação Cliente/Servidor Figura 4.2 Nesta computação, o processamento computacional é dividido entre máquinas clientes e máquinas servidoras conectadas por uma rede. O usuário interage com a interface das máquinas clientes. Infra-Estrutura de TI: Hardware

10 4.10 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 4 Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software Tecnologia de Armazenamento, Entrada e Saída Tecnologia de armazenamento secundário Discos magnéticos: discos rígidos, discos removíveis USB, RAID Discos ópticos: CD-ROM, CD-RW, DVD Fita magnética Rede de armazenamento de dados: SANs Dispositivos de entrada reúnem e convertem dados em formato eletrônico Dispositivos de saída exibem os dados depois que eles foram processados Processamento de dados em lote e on-line Infra-Estrutura de TI: Hardware

11 4.11 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 4 Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software Tendências Contemporâneas de Hardware Integração das plataformas de computação e telecomunicações Edge computing Computação autônoma Infra-Estrutura de TI: Hardware

12 4.12 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 4 Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software O software que administra e controla as atividades do computador Sistemas operacionais de PCs e interfaces gráficas de usuários GUIs Windows XP, Windows Vista e Windows Server 2003 UNIX Linux Software de código-fonte aberto Software de Sistema Operacional Infra-Estrutura de TI: Software

13 4.13 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 4 Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software Os Principais Tipos de Software Figura 4.6 A relação entre software de sistema, software aplicativo e usuários pode ser ilustrada por uma série de caixas alojadas uma dentro da outra. O software de sistema composto de sistemas operacionais, tradutores de linguagem e programas utilitários controla o acesso ao hardware. Para operar, os softwares aplicativos, como as linguagens de programação e as linguagens de quarta geração, devem trabalhar por meio do software de sistema. O usuário interage primariamente com o software aplicativo. Infra-Estrutura de TI: Software

14 4.14 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 4 Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software Leia a seção Tecnologia em Destaque e então discuta as seguintes questões: Quais problemas o Linux e outros softwares de código aberto ajudam as empresas a endereçar? Como o software de código aberto ajuda? Quais questões e desafios estão levando ao crescimento do software de código aberto? O que pode ser feito para responder a essas questões? O que você acredita ser uma estratégia significativa para distribuir o Linux e outros componentes de código aberto neste estágio de sua evolução. O Mundo Corporativo Migra para o Código-Fonte Aberto Infra-Estrutura de TI: Software

15 4.15 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 4 Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software Sessão Interativa: Código-Fonte Aberto Procure na Internet as notícias mais recentes sobre código-fonte aberto no mundo corporativo e busque especificamente os seguintes tópicos: Porcentagem de empresas que usam código-fonte aberto Quantia economizada pelas empresas como resultado da utilização do código aberto Problemas resultantes da adoção do código aberto Relacionamento entre a Microsoft e o Linux Infra-Estrutura de TI: Software

16 4.16 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 4 Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software Software aplicativo e ferramentas de produtividade para PCs Linguagem de programação de aplicativos para empresas Linguagens de quarta geração Pacotes de software e ferramentas de produtividade para PCs Software de processamento de texto Planilhas eletrônicas Softwares gerenciadores de bancos de dados Recursos gráficos de apresentação Pacotes integrados de software e suítes de software Software de Navegadores Web Groupware Infra-Estrutura de TI: Software

17 4.17 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 4 Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software Java Linguagem de programação orientada a objeto e que não está vinculada a um processador ou sistema operacional específico Principal ambiente de programação interativo para a Web Hypertext markup language (HTML) Linguagem de descrição de página que especifica como texto, recursos gráficos, vídeo e som serão organizados em uma página Web Softwares para Web: Java e HTML Infra-Estrutura de TI: Software

18 4.18 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 4 Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software Sistemas legados: substituir ou integrar? Middleware Software aplicativo de integração empresarial Serviços Web e arquitetura orientada a serviços XML SOAP WSDL UDDI SOA Software para Integração Empresarial Infra-Estrutura de TI: Software

19 4.19 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 4 Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software Software para Integração Empresarial versus Integração Tradicional Figura 4.9 Infra-Estrutura de TI: Software O software para a integração empresarial (a) usa um middleware especial que cria uma plataforma comum por meio da qual todos os aplicativos podem se comunicar livremente entre si. Esse tipo de software exige muito menos programação que a integração ponto a ponto tradicional (b).

20 4.20 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 4 Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software Vantagens e Desafios de uma Arquitetura Orientada a Serviços Leia a seção Organizações em Destaque e então discuta as seguintes questões: Quais problemas os serviços Web e as arquiteturas orientadas a serviços ajudaram as empresas a resolver? Como as empresas descritas neste estudo de caso se beneficiaram da SOA? Como as vantagens de uma SOA podem beneficiar também os clientes e consumidores das empresas que a empregam? Quais desafios e problemas foram levantados por aqueles que fizeram experimentos com as SOAs? A SOA é a melhor solução em todos os casos? Infra-Estrutura de TI: Software

21 4.21 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 4 Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software Mashups: aplicativos combinados que se apóiam em redes de dados de alta velocidade, padrões de comunicação universal e código-fonte aberto Os mashups da Web combinam os recursos de dois ou mais aplicativos on-line para criar uma espécie de híbrido, que oferece mais valor ao cliente do que as fontes originais sozinhas Google: um exemplo extremo de computação distribuída Tendências de Software: Mashups, Web 2.0 e Aplicativos de Software Distribuído Infra-Estrutura de TI: Software

22 4.22 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 4 Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software Administração dos Recursos de Hardware e Software Planejamento de capacidade e escalabilidade Custo total de propriedade de recursos tecnológicos Utilização de provedores de serviços tecnológicos Outsourcing (terceirização) Computação sob demanda (on-demand) Provedores de serviços aplicativos (ASPs) Questões importantes enfrentadas pelos gerentes de hardware e software:


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