A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

JOGAI Business Game da Administração Industrial Prof. Luiz Cesar Barçante, DSc. 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "JOGAI Business Game da Administração Industrial Prof. Luiz Cesar Barçante, DSc. 1."— Transcrição da apresentação:

1

2 JOGAI Business Game da Administração Industrial Prof. Luiz Cesar Barçante, DSc. 1

3 CONHECIMENTO(SABER) HABILIDADE (SABER FAZER) ATITUDE (QUERER FAZER) OBJETIVOS GERAIS DOS JOGOS DE NEGÓCIOS 2Prof. Luiz Cesar Barçante, DSc.

4 PDCA DO JOGAI Plan PLENÁRIA Estratégia Metas Investimentos JOGADA Compra Produção Venda Avaliação Do AÇÕES CORRETIVAS O que fazer? Act FEEDBACK Resultados Análise crítica Check 3Prof. Luiz Cesar Barçante, DSc.

5 ESTRUTURA DO JOGAI MinasOurivesJoalheria GOVERNO Exportador Comitê de Auditores Legenda Avaliação Negociação 4 Prof. Luiz Cesar Barçante, DSc.

6 AS JOGADAS Duas Jogadas. Cada uma com duração de cerca de 180 minutos, intercaladas nas aulas. Antes de começar as Jogadas, todos os players devem estudar o Questionário de Avaliação, estipulando suas estratégias, metas e pesquisar o mercado. 5Prof. Luiz Cesar Barçante, DSc.

7 INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES DAS EMPRESAS POR JOGADA EMPRESA CAPITAL SOCIAL IMOBILI-ZADOSALÁRIO PRO- LABORE CUSTOS VARIÁVEIS IMPOS-TOS MinasMI R$ ,00 20% CAP. SOCIAL R$ 8.000,00 1% a 10% VENDAS 15% VENDAS 10% VENDAS OurivesOU R$ ,00 10% CAP. SOCIAL R$ ,00 1% a 10% VENDAS 10% VENDAS 20% VENDAS JoalheriasJO R$ ,00 30% CAP. SOCIAL R$ ,00 1% a 10% VENDAS 5% VENDAS 2% GANHOS O Capital Social de cada empresa é composto por: 50% capital próprio 50% capital internacional 6 Prof. Luiz Cesar Barçante, DSc.

8 Cada empresa (MI, OU e JO) pagará, automaticamente, metade do Capital Internacional ao final da Jogada 1, ao câmbio. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES DAS EMPRESAS POR JOGADA MN paga R$ ,00, ao câmbio;MN paga R$ ,00, ao câmbio; OU paga R$ ,00, ao câmbio;OU paga R$ ,00, ao câmbio; JO paga R$ ,00, ao câmbio.JO paga R$ ,00, ao câmbio. 7Prof. Luiz Cesar Barçante, DSc.

9 Cada empresa pode investir, no máximo, 50% do seu Capital de Giro em Fundo de Ações e Renda Fixa : INVESTIMENTOS MN R$ ,00;MN R$ ,00; OU R$ ,00;OU R$ ,00; JO R$ ,00.JO R$ ,00. 8Prof. Luiz Cesar Barçante, DSc.

10 Investir no máximo 1% do Fundo de Ações: Investir no máximo 1% do Capital Social de cada empresa, que não seja do seu segmento de atuação: INVESTIMENTOS Em cada MN = no máximo R$ 1.000,00;Em cada MN = no máximo R$ 1.000,00; Em cada OU = no máximoR$ 600,00;Em cada OU = no máximoR$ 600,00; Em cada JO = no máximo R$ 3.000,00;Em cada JO = no máximo R$ 3.000,00; Retorno sobre ROI (Rentabilidade sobre Capital Social), que depende da atuação de cada empresa no mercado. 9Prof. Luiz Cesar Barçante, DSc.

11 INVESTIMENTOS SISFIN RF: Remuneração Fixa de 8% na Jogada. Deve ser feita na primeira ½ hora de Jogo. SISFIN RF: Remuneração Fixa de 8% na Jogada. Deve ser feita na primeira ½ hora de Jogo. As aplicações financeiras são feitas automaticamente ao final de cada Jogada, considerando-se: AF = Capitas de Giro + Vendas – Matéria-Prima. (Maior 3%; Menor = 1%) 10Prof. Luiz Cesar Barçante, DSc.

12 EMPRÉSTIMOS Cada empresa pode contrair empréstimos no SISFIN, de no máximo 20% do Capital de Giro: MN: R$ ,00; OU: R$ ,00; JO: R$ ,00. Pagamento automático ao final da Jogada. 11Prof. Luiz Cesar Barçante, DSc.

13 NEGOCIAÇÕES DE COMPRA / VENDA As compras de Pedras, Metais e Jóias (Pinos Mágicos) devem ser concretizadas (entrega do produto / pagamento) até o fim de cada Jogada. Só serão aceitas compras/vendas concluídas na própria Jogada. As compras/vendas serão sempre feitas em lotes de acordo com o que for negociado entre as partes. NÃO HÁ CONSIGNAÇÃO! 12 Prof. Luiz Cesar Barçante, DSc.

14 NEGOCIAÇÕES DE COMPRA / VENDA Os custos de aquisição de matéria-prima consignada pelo Governo para as MINAS são: MINA que tiver o maior faturamento com vendas: paga 30% das vendas como custos de aquisição de matéria-prima;MINA que tiver o maior faturamento com vendas: paga 30% das vendas como custos de aquisição de matéria-prima; MINA que tiver o faturamento intermediário com vendas: paga 35% das vendas como custos de aquisição de matéria-prima;MINA que tiver o faturamento intermediário com vendas: paga 35% das vendas como custos de aquisição de matéria-prima; MINA que tiver o menor faturamento com vendas: paga 40% das vendas como custos de aquisição de matéria-prima;MINA que tiver o menor faturamento com vendas: paga 40% das vendas como custos de aquisição de matéria-prima; 13Prof. Luiz Cesar Barçante, DSc.

15 NEGOCIAÇÕES DE COMPRA / VENDA As Notas Fiscais de compra e venda serão sempre preenchidas pelo vendedor. JOGAI - Nota Fiscal Minas-Ourives Mina:Jogada:Ourives: MINAOURIVES ESPECIFICAÇÃOQUANTIDADES VALOR (R$) TOTAL 14Prof. Luiz Cesar Barçante, DSc.

16 JOGAI - Nota Fiscal Ourives-Joalherias Ourives:Jogada:Joalheria: QUANTIDADESVALORESPECIFICAÇÃO Pedras & Metais JÓIASR$ TOTAL: OURIVESJOALHERIA 15Prof. Luiz Cesar Barçante, DSc.

17 ESTOQUES E PRÊMIOS Estoques O objetivo é trabalhar JIT. O objetivo é trabalhar JIT. MN e JO são livres de Estoques. Caso ocorra estoque em OU, será cobrada taxa de 10% do valor das Pedras e Metais Estocados. Prêmios Poderão ocorrer Prêmios durante o Jogo, a fim de estimularem o mercado. 16Prof. Luiz Cesar Barçante, DSc.

18 AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS Ao final da cada Jogada os resultados são apresentados – subjetivos e objetivos (maior pontuação pontos). Todos os alunos estabelecerão suas estratégias, metas e objetivos segundo o Questionário de Avaliação que considera aspectos subjetivos e objetivos da atuação das empresas. Diferenças entre planejado x resultado: o que fazer? 17 Prof. Luiz Cesar Barçante, DSc.

19 AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS Ao final de cada Jogada cada empresa recebe um DR - Demonstrativo de Resultados de todas as empresas e as Avaliações do Comitê, dos Fornecedores e dos Clientes, a fim de que todos possam se analisar e analisar os seus concorrentes/parceiros. Outras informações sobre o desempenho das empresas no Jogo serão fornecidas (relatórios, gráficos etc). 18Prof. Luiz Cesar Barçante, DSc.

20 FEEDBACK O objetivo principal é o de possibilitar uma maior visão sistêmica e de negócios, facilitando, também, a integração definitiva do grupo. Ao final de cada Jogada, os participantes serão estimulados a participarem de um processo de full feedback com relação ao seu desempenho. 19Prof. Luiz Cesar Barçante, DSc.

21 IMPORTANTE O desempenho num Jogo de Negócio não mostra se você é um bom ou mau profissional, devido às condições de contorno do Jogo. O que vale é a sua participação, o seu aprendizado, a sua integração e saber ouvir. 20Prof. Luiz Cesar Barçante, DSc.

22 21Prof. Luiz Cesar Barçante, DSc.

23 Desenvolver a capacidade de análise crítica através dos resultados obtidos durante o jogo. OBJETIVOS BÁSICOS DO JOGAI Criar um mercado em ambiente simulado; Criar em ambiente simulado um processo produtivo; Fornecer informações para o exercício de tomada de decisões; Analisar os principais aspectos sócios-culturais presentes nas relações internas e externas das empresas; Analisar os efeitos de um ambiente competitivo em relação às situações de confronto inerentes ao negócio; 22 Prof. Luiz Cesar Barçante, DSc.

24 Determinação de estratégias globais de mercado para a Determinação de estratégias globais de mercado para a empresa; Gerenciamento dos processos produtivos; Gerenciamento da logística da produção e estoque de empresa; Gerenciamento dos processos produtivos; Gerenciamento da logística da produção e estoque de matéria-prima; Apuração de custos e formação de preços; Gerenciamento de Recursos Humanos; Desenvolvimento das habilidades relativas à área matéria-prima; Apuração de custos e formação de preços; Gerenciamento de Recursos Humanos; Desenvolvimento das habilidades relativas à área comercial; Negociação de contratos de fornecimento de produtos comercial; Negociação de contratos de fornecimento de produtos acabados e de compra de matéria prima; Contabilidade básica. acabados e de compra de matéria prima; Contabilidade básica. OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO JOGAI 23Prof. Luiz Cesar Barçante, DSc.

25 RISCOS X BENEFÍCIOS INERENTES Benefícios 2. Adaptação às mudanças 1.Estímulo à criatividade 4. Desenvolvimento de novas habilidades 6. Intercâmbio de experiências 5. Exercício da comunicação 3. Sistematização da coleta de informações 7. Vivência de novos papéis 8. Visão empresarial 9. Tomada de decisão em ambiente de risco 10. Proteção contra prejuízos reais 11. Diversão instrutiva 24 Prof. Luiz Cesar Barçante, DSc.

26 RISCOS X BENEFÍCIOS INERENTES Riscos 1.Bom jogador não é bom administrador 2.Aquela teria sido a única saída 3.Internalização de conceitos errados 4.Grande panacéia do ensino 25Prof. Luiz Cesar Barçante, DSc.


Carregar ppt "JOGAI Business Game da Administração Industrial Prof. Luiz Cesar Barçante, DSc. 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google