A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Redação Publicitária I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Redação Publicitária I"— Transcrição da apresentação:

1 Redação Publicitária I
Parte 2- Redação Publicitária para rádio Professora Luciana Moura

2 televisão RÁDIO

3 Rádio As pessoas fazem muitas coisas enquanto estão ouvindo rádio.
A desatenção dos ouvintes é o maior inimigo do redator publicitário. E talvez também a sua principal arma.

4 Características do meio
Fonte de diversão, entretenimento, informação e cultura. Geralmente é veículo de ação social. Por muitos anos, o rádio foi o veículo de comunicação mais importante no Brasil.

5 Características do meio
A rádio é imbatível: na penetração; na velocidade da informação; na facilidade de produção; na intimidade com o consumidor. A rádio é um veículo interessante para liquidações, promoções e avisos urgentes aos ouvintes. Foi do rádio que surgiu o testemunhal ao vivo.

6 Características do meio
Para driblar a falta de atenção e de imagens, é necessário investir na imaginação do ouvinte. Muitos anunciantes simplesmente adaptam para o rádio, mensagens veiculadas em outras mídias. É difícil programar e é difícil controlar as mensagens veiculadas através do rádio.

7 Características do meio
Tipos de comerciais: spots e jingles. Spot: texto comercial; mensagem dialogada; mensagem dramatizada.

8 Loc 1: Hum, hoje vamos fazerem o bolo orquestra negra
Loc 1: Hum, hoje vamos fazerem o bolo orquestra negra. Pegue uma dúzia de novos, farrinha e formento. Batem as claras em breve e, depois, gema. Unte a fórma e deixe cozinhar em ranho maria. Um pouco de excrescência de baunilha e pronto. Gente, não engorda, são só 600 galerias... Loc 2: Você não percebe, mas pode estar falando inglês assim. Alumini, aqui você aprende inglês de verdade Loc 1: Para enfeitiçar, caspas de chocolate.

9 Características do meio
Jingle: Destaque ao nome do produto com o uso de poucas informações. Há comerciais que mesclam spots e jingles.

10 Pipoca na panela, começa a arrebentar. Pipoca com sal, que sede que dá!
Pipoca e guaraná, que programa legal, só eu e você e sem peruá. Que tal? Quero ver pipoca pular. Pipoca com guaraná. Quero ver pipoca pular. Pipoca com guaraná. Quero ver pipocar pular, pular. Soy loca por pipoca e guaraná”

11 Pego uma canção e vou cantando sorridente Duchas Corona
Apanho o sabonete Pego uma canção e vou cantando sorridente Duchas Corona Um banho de alegria Num mundo de água quente. Abro a torneira e de repente a gente sente É Duchas Corona dando banho em tanta gente

12 Texto publicitário para rádio
Estrutura da mensagem: Chamar a atenção Reforço da mensagem Resumo do que foi dito

13 Texto publicitário - Ritmo
Auxilia a dizer muito em pouco tempo. Mensagem repetitiva é positiva, desde que bem construída. 90 a 100 palavras em apenas 30 segundos. Criar pensando em espaços, timing, silêncios, tempos fortes, tempos fracos, etc... Usar o ritmo a favor do impacto e da ousadia criativa.

14 Dicas Lembre-se que o consumidor não estará com toda a atenção concentrada em suas palavras. Seja claro, simples, objetivo. Redija frases curtas, em ordem direta, sem rodeios. Evite excesso de adjetivos e tenha em mente que seu texto deve atravessar uma imensa barreira de ruídos entre o rádio e a mente do consumidor. Considere que o ouvinte é íntimo do programa e que provavelmente está ouvindo sozinho. As possibilidades de falar intimamente são ótimas e devem ser aproveitadas.

15 Na hora de produzir... Indique ao locutor como você espera que sejam as entonações. Lembre-se de conseguir autorização de todos os envolvidos na produção (maestro, arranjadores, intérpretes, produtores, etc).

16 Conselhos de especialistas
“Mais do que fixação num jingle, o que interessa prioritariamente é ter uma boa história com uma boa música, o que se chama letra musicada.” Duda Mendonça

17 Conselhos de especialistas
“O rádio é o filme, onde você cria o texto e o ouvinte, a imagem.” Tales Bahu

18 Conselhos de especialistas
“Tenho sempre o cuidado de desenvolver uma situação em que o ouvinte possa visualizar o que está ocorrendo. Se ele não visualizar, não entenderá e, portanto, a peça não funcionará.” Alexis Leiria

19 Conselhos de especialistas
“E também utilizar os recursos disponíveis... Efeitos musicais... Tudo que está na programação de rádio.” Francisco Ferrão

20 As características mais importantes para um SPOT do ponto de vista “técnico”, são:
TIMING cuidado com a correria de vozes, remendos de última hora no texto para não “comprimir” a informação em 30 segundos. Procure cronometrar seu SPOT depois de criado. INTERPRETAÇÃO Autenticidade, cuidado com vozes caricatas, o mais importante no rádio é a CREDIBILIDADE que ele estabelece com o ouvinte. Como conseqüência, está em jogo a credibilidade do cliente e da agência. Mesmo que seu SPOT conte uma história ou esteja ambientado em um tempo ou lugar fictício, é preciso que este tempo ou lugar seja produzido de forma a fazer o público “comprar a idéia”, tal qual a gente “acredita” em um filme no momento em que passa a ver uma história contada na tela. AMBIENTES Nenhum lugar do mundo é igual a um estúdio de rádio (ou seja, se você quer pessoas conversando na rua, lembre de usar efeitos de carros, buzinas, etc…) PLANOS destacar o que é mais importante na situação. (se é o efeito, se é a locução, etc…) EXEMPLO Confira um roteiro de SPOT e veja que tudo que criamos que não seja texto para ser lido pelos locutores, chamamos de “técnica” (ruídos, trilhas, efeitos, trechos de música, barulhinhos, sons). Baixe e ouça o spot. MAIS CONTEÚDO Aproveita para ouvir o PodCast do Propaganda e Marketing com o Presidente do júri de rádio no FIAP (Festival Ibero-americano de Publicidade), o CCO da JWT, Mario D´Andrea, sobre criação publicitária e SPOTs/Jingles…

21 Cliente: Coca-Cola Produto: Coca-Mania Promoção Peça: Spot 30" Agência: McCann Ericson
As primeiras locuções (que falam das manias) deverão ser mixadas de forma que as vozes(masculina e feminina) se intercalem para dizer as frases, dando um ritmo de "videoclip", dinâmico, para o áudio. Loc.Fem. (jovem) / Masc. (jovem): Tem gente que tem mania de escutar música bem alta. Téc.: Entra trilha estilo rock bem alta, com solo de guitarra de preferência. Loc.Fem. (jovem) / Masc. (jovem): De gritar com o irmão mais novo. Loc. Masc.2 (adolescente, irritadiço): Devolve aí minhas tampinhas, ô cara! Loc.Fem. (jovem) / Masc. (jovem): De jogar videogame Téc.: Efeito de sons de videogame típicos. Segue apenas a locução feminina: Téc.: Em BG, trilha rock instrumental. Loc. Fem.(no mesmo pique empolgado do início): E toda mania tem Coca-Cola! Por isso atenção Coke-maníaco: pra ter a garrafa mais famosa do mundo, é só juntar 10 pontos nas tampinhas dos produtos da linha Coca-Cola, mais três Reais e trocar nos locais credenciados. E ainda tem milhares de tampinhas premiadas pra você ganhar um super chaveiro. É a promoção... Loc. Masc.(continua frase): Coke-Mania! Pra quem tem mania de Coca-Cola.

22 ECERCÍCIO - Programa ÍDOLOS, agora na RECORD!
Objetivo: institucional, divulgação do programa em rádios AM e FM populares (reforçar a expressão “Agora na RECORD”. - Promoção SPA dos Sonhos O Boticário Objetivo: divulgar a promoção em FMs de perfil jovem, classe A/B.


Carregar ppt "Redação Publicitária I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google