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Redação Publicitária I Parte 2- Redação Publicitária para rádio Professora Luciana Moura.

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1 Redação Publicitária I Parte 2- Redação Publicitária para rádio Professora Luciana Moura

2 televisão RÁDIO

3 Rádio As pessoas fazem muitas coisas enquanto estão ouvindo rádio. A desatenção dos ouvintes é o maior inimigo do redator publicitário. E talvez também a sua principal arma.

4 Características do meio Fonte de diversão, entretenimento, informação e cultura. Geralmente é veículo de ação social. Por muitos anos, o rádio foi o veículo de comunicação mais importante no Brasil.

5 Características do meio A rádio é imbatível: na penetração; na velocidade da informação; na facilidade de produção; na intimidade com o consumidor. A rádio é um veículo interessante para liquidações, promoções e avisos urgentes aos ouvintes. Foi do rádio que surgiu o testemunhal ao vivo.

6 Características do meio Para driblar a falta de atenção e de imagens, é necessário investir na imaginação do ouvinte. Muitos anunciantes simplesmente adaptam para o rádio, mensagens veiculadas em outras mídias. É difícil programar e é difícil controlar as mensagens veiculadas através do rádio.

7 Características do meio Tipos de comerciais: spots e jingles. Spot: texto comercial; mensagem dialogada; mensagem dramatizada.

8 Loc 1: Hum, hoje vamos fazerem o bolo orquestra negra. Pegue uma dúzia de novos, farrinha e formento. Batem as claras em breve e, depois, gema. Unte a fórma e deixe cozinhar em ranho maria. Um pouco de excrescência de baunilha e pronto. Gente, não engorda, são só 600 galerias... Loc 2: Você não percebe, mas pode estar falando inglês assim. Alumini, aqui você aprende inglês de verdade Loc 1: Para enfeitiçar, caspas de chocolate.

9 Características do meio Jingle: Destaque ao nome do produto com o uso de poucas informações. Há comerciais que mesclam spots e jingles.

10 Pipoca na panela, começa a arrebentar. Pipoca com sal, que sede que dá! Pipoca e guaraná, que programa legal, só eu e você e sem peruá. Que tal? Quero ver pipoca pular. Pipoca com guaraná. Quero ver pipoca pular. Pipoca com guaraná. Quero ver pipocar pular, pular. Soy loca por pipoca e guaraná

11 Apanho o sabonete Pego uma canção e vou cantando sorridente Duchas Corona Um banho de alegria Num mundo de água quente. Apanho o sabonete Abro a torneira e de repente a gente sente Duchas Corona Um banho de alegria Num mundo de água quente. Apanho o sabonete É Duchas Corona dando banho em tanta gente Duchas Corona Um banho de alegria Num mundo de água quente.

12 Texto publicitário para rádio Estrutura da mensagem: Chamar a atenção Reforço da mensagem Resumo do que foi dito

13 Texto publicitário - Ritmo Auxilia a dizer muito em pouco tempo. Mensagem repetitiva é positiva, desde que bem construída. 90 a 100 palavras em apenas 30 segundos. Criar pensando em espaços, timing, silêncios, tempos fortes, tempos fracos, etc... Usar o ritmo a favor do impacto e da ousadia criativa.

14 Dicas Lembre-se que o consumidor não estará com toda a atenção concentrada em suas palavras. Seja claro, simples, objetivo. Redija frases curtas, em ordem direta, sem rodeios. Evite excesso de adjetivos e tenha em mente que seu texto deve atravessar uma imensa barreira de ruídos entre o rádio e a mente do consumidor. Considere que o ouvinte é íntimo do programa e que provavelmente está ouvindo sozinho. As possibilidades de falar intimamente são ótimas e devem ser aproveitadas.

15 Na hora de produzir... Indique ao locutor como você espera que sejam as entonações. Lembre-se de conseguir autorização de todos os envolvidos na produção (maestro, arranjadores, intérpretes, produtores, etc).

16 Conselhos de especialistas Mais do que fixação num jingle, o que interessa prioritariamente é ter uma boa história com uma boa música, o que se chama letra musicada. Duda Mendonça

17 Conselhos de especialistas O rádio é o filme, onde você cria o texto e o ouvinte, a imagem. Tales Bahu

18 Conselhos de especialistas Tenho sempre o cuidado de desenvolver uma situação em que o ouvinte possa visualizar o que está ocorrendo. Se ele não visualizar, não entenderá e, portanto, a peça não funcionará. Alexis Leiria

19 Conselhos de especialistas E também utilizar os recursos disponíveis... Efeitos musicais... Tudo que está na programação de rádio. Francisco Ferrão

20 As características mais importantes para um SPOT do ponto de vista técnico, são: TIMING cuidado com a correria de vozes, remendos de última hora no texto para não comprimir a informação em 30 segundos. Procure cronometrar seu SPOT depois de criado. INTERPRETAÇÃO Autenticidade, cuidado com vozes caricatas, o mais importante no rádio é a CREDIBILIDADE que ele estabelece com o ouvinte. Como conseqüência, está em jogo a credibilidade do cliente e da agência. Mesmo que seu SPOT conte uma história ou esteja ambientado em um tempo ou lugar fictício, é preciso que este tempo ou lugar seja produzido de forma a fazer o público comprar a idéia, tal qual a gente acredita em um filme no momento em que passa a ver uma história contada na tela. AMBIENTES Nenhum lugar do mundo é igual a um estúdio de rádio (ou seja, se você quer pessoas conversando na rua, lembre de usar efeitos de carros, buzinas, etc…) PLANOS destacar o que é mais importante na situação. (se é o efeito, se é a locução, etc…) EXEMPLO Confira um roteiro de SPOT e veja que tudo que criamos que não seja texto para ser lido pelos locutores, chamamos de técnica (ruídos, trilhas, efeitos, trechos de música, barulhinhos, sons). Baixe e ouça o spot.SPOT Baixe e ouça o spot MAIS CONTEÚDO Aproveita para ouvir o PodCast do Propaganda e Marketing com o Presidente do júri de rádio no FIAP (Festival Ibero-americano de Publicidade), o CCO da JWT, Mario D´Andrea, sobre criação publicitária e SPOTs/Jingles…PodCastPropaganda e Marketing

21 Cliente: Coca-Cola Produto: Coca-Mania Promoção Peça: Spot 30" Agência: McCann Ericson As primeiras locuções (que falam das manias) deverão ser mixadas de forma que as vozes(masculina e feminina) se intercalem para dizer as frases, dando um ritmo de "videoclip", dinâmico, para o áudio. Loc.Fem. (jovem) / Masc. (jovem): Tem gente que tem mania de escutar música bem alta. Téc.: Entra trilha estilo rock bem alta, com solo de guitarra de preferência. Loc.Fem. (jovem) / Masc. (jovem): De gritar com o irmão mais novo. Loc. Masc.2 (adolescente, irritadiço): Devolve aí minhas tampinhas, ô cara! Loc.Fem. (jovem) / Masc. (jovem): De jogar videogame Téc.: Efeito de sons de videogame típicos. Segue apenas a locução feminina: Téc.: Em BG, trilha rock instrumental. Loc. Fem.(no mesmo pique empolgado do início): E toda mania tem Coca-Cola! Por isso atenção Coke-maníaco: pra ter a garrafa mais famosa do mundo, é só juntar 10 pontos nas tampinhas dos produtos da linha Coca-Cola, mais três Reais e trocar nos locais credenciados. E ainda tem milhares de tampinhas premiadas pra você ganhar um super chaveiro. É a promoção... Loc. Masc.(continua frase): Coke-Mania! Pra quem tem mania de Coca-Cola.

22 ECERCÍCIO - Programa ÍDOLOS, agora na RECORD!ÍDOLOS Objetivo: institucional, divulgação do programa em rádios AM e FM populares (reforçar a expressão Agora na RECORD. - Promoção SPA dos Sonhos O Boticário Objetivo: divulgar a promoção em FMs de perfil jovem, classe A/B.


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