A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

POSSE RESPONSÁVEL A posse responsável inicia-se antes de adquirir o animal. Deve-se ter em mente que o animal precisa de cuidados, como alimentação,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "POSSE RESPONSÁVEL A posse responsável inicia-se antes de adquirir o animal. Deve-se ter em mente que o animal precisa de cuidados, como alimentação,"— Transcrição da apresentação:

1

2 POSSE RESPONSÁVEL

3 A posse responsável inicia-se antes de adquirir o animal. Deve-se ter em mente que o animal precisa de cuidados, como alimentação, acompanhamento veterinário, espaço físico, tempo livre, e alguns desses cuidados custa DINHEIRO.

4 POSSE RESPONSÁVEL EDUCAÇÃO Desde pequeno o animal de estimação deve ser acostumado com toda a família, parentes, amigos e outros animais. Todos os animais devem possuir uma casinha quente, alimentação correta, água fresca e muito carinho. Nunca se deve bater em um animal.

5 POSSE RESPONSÁVEL EDUCAÇÃO PARA CÃES O tom de voz é um instrumento muito importante na educação dos cães. Quando ele fizer algo errado diga NÃO com um tom mais enérgico, e quando ele fizer algo certo incentive-o dando muito carinho e biscoitos para cães, por exemplo.

6 POSSE RESPONSÁVEL EDUCAÇÃO PARA GATOS Gatos vivem muito bem tanto em casas como em apartamentos. Os gatos não aceitam autoridade facilmente. É necessário manter janelas teladas para evitar quedas, pois eles são muito curiosos e exímios caçadores.

7 POSSE RESPONSÁVEL VACINAÇÃO CÃES:CÃES: 45 dias: vacina contra parvovirose e coronavirose 60 dias: V10 ou similar 90 dias: V10 ou similar + anti-rábica 120 dias: V10 ou similar + anti-rábica Após um ano de idade: uma vez por ano, V10 ou similar + anti-rábica GATOS:GATOS: 60 dias: Tríplice felina 90 dias: Tríplice felina + anti-rábica 120 dias: Tríplice felina + anti-rábica Após um ano de idade: uma vez por ano, tríplice felina + anti-rábica

8 POSSE RESPONSÁVEL VERMIFUGAÇÃO Além da vacinação a vermifugação é muito importante também pois trata-se de zoonose.

9 POSSE RESPONSÁVEL CASTRAÇÃO É uma cirurgia que impede definitivamente a procriação e a ocorrência do cio. Deve ser realizada por um médico veterinário e com anestesia geral, por isso o animal não sofre. Tanto machos como fêmeas devem fazer. Pode ser feita antes do primeiro cio.

10 POSSE RESPONSÁVEL VANTAGENS DA CASTRAÇÃO Para os machos: eles podem param de urinar por todos os cantos, diminui o odor da urina, param de fugir atrás de fêmeas no cio, podem param de brigar com outros animais, os gatos param de miar durante a noite e os cães de latir excessivamente. Para as fêmeas: não têm mais cio, diminui a possibilidade de câncer de mama e doenças do aparelho reprodutivo.

11 POSSE RESPONSÁVEL BANHOS Devem ser dados banhos com freqüência. Deve-se dar preferência para os horários mais quentes do dia, utilizar água morna, shampoo ou sabonetes próprios. É importante proteger os ouvidos da água. Após o banho, o animal deve ser seco ou deixado em um local seco e arejado.

12 POSSE RESPONSÁVEL DOMICIALIAÇÃO Mantenha seu animal de estimação dentro dos limites de sua casa ou quintal, mas NUNCA PRESO EM CORRENTE!!! Animais soltos podem ser atropelados, agredir pessoas, pegar doenças e até sofrer crueldades. PASSEIOS SÃO SEMPRE BEM- VINDOS!!! Animais de estimação adoram passear, eles devem estar acompanhados de seus proprietários e com coleira e guia. Animais agressivos também devem usar focinheira.

13 POSSE RESPONSÁVEL REGISTRO DO ANIMAL Todo animal de estimação deve ter um documento de identidade. O proprietário deve identificar seu animal junto à Prefeitura de Rio Claro no Centro de Controle de Zoonoses. O animal registrado ganha uma plaqueta com seu número de identificação, a qual deve ser usada permanentemente à coleira, pois se o animal se perder possibilitará seu retorno ao verdadeiro proprietário.

14

15 POSSE RESPONSÁVEL OUTROS CUIDADOS Pulgas e Carrapatos - Existem diversos produtos seguros para acabar com pulgas e carrapatos. A aplicação dever ser feita tanto nos animais como nos ambientes. Como recurso alternativo para filhotes pode-se utilizar vinagre branco como alternativa para o veneno.

16 POSSE RESPONSÁVEL DICAS ÚTEIS Os animais são protegidos pela Lei n de 12 fevereiro de 1988 no seu artigo 32– Praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. Pena – Detenção de três meses a um ano e multa. Se presenciar maus tratos ou crueldade com animais procure a polícia e faça um boletim de ocorrência na Delegacia, pois trata-se de CRIME.

17 POSSE RESPONSÁVEL DICAS ÚTEIS As fêmeas prenhes devem ser alimentadas com ração para filhotes até o desmame. Cuidado com animais desconhecidos, há sempre risco de agressão. Caso você, seu cão ou gato entrar em contato com morcegos comunique o Centro de Controle de Zoonoses, assim você receberá informações de como agir nesses casos.

18 POSSE RESPONSÁVEL ADOÇÃO A adoção de animais é um ato de amor. Visite nosso canil e gatil para a adoção de segunda a sexta-feira das 9h às 11h e das 14h às 16h. O Centro de Controle de Zoonoses aplica a vacina anti-rábica canina e felina de segunda à sexta-feira das 7h às 11h e das 13h às 17h.

19 POSSE RESPONSÁVEL

20 CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES IEC: Informação/Educação/Comunicação


Carregar ppt "POSSE RESPONSÁVEL A posse responsável inicia-se antes de adquirir o animal. Deve-se ter em mente que o animal precisa de cuidados, como alimentação,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google