A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina no Clube.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina no Clube."— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina no Clube

2 1. Princípios de Disciplina
“A disciplina é o resultado de uma grande confiança e um dedicado respeito.” A palavra disciplina vem do latim e significa “a instrução que o aluno recebe” ou “o que a criança aprende”.

3 2. Propósito da Disciplina
Ensinar a criança o governo de si mesma. Desenvolver atitudes responsáveis e de respeito mútuo. Levar a criança a ver e reconhecer uma falta.

4 A) Três Níveis da Disciplina
3. Disciplina Efetiva A) Três Níveis da Disciplina 1. Instrução Fornecer diretrizes e dizer à criança como fazer algo corretamente.

5 Orientá-la. Trabalhar com a criança a como fazer algo corretamente.
2. Treinamento Orientá-la. Trabalhar com a criança a como fazer algo corretamente.

6 3. Correção Aplicar medidas apropriadas quando a criança desobedece, depois de ela ter compreendido e ser capaz de desempenhar.

7 B) Diferença entre Castigo e Disciplina
Ferir alguém em retribuição ou revidar uma ofensa. Castigamos para satisfazer a ira, ou requisitos do sistema da sociedade. Castigo É feita por causa da criança, para ajudá-la a melhorar ou aprender uma lição. Disciplina

8 Emoção Resultante na Criança
CASTIGO DISCIPLINA Infligir uma pena por causa de uma ofensa Treinar para correção e maturidade Propósito Erros anteriores Atos corretos no futuro Foco Hostilidade e frustração por parte de quem aplica Amor e preocupação por parte de quem aplica Atitude Emoção Resultante na Criança Medo e culpa Segurança Dr. Bruce Narramore

9 “Estou castigando-lhe porque você fez uma coisa errada.”
Exemplo “Estou castigando-lhe porque você fez uma coisa errada.” “Estou disciplinando-o para que você se lembre de não fazer isso outra vez.”

10 C) Consistência na Disciplina
“Devemos aplicar a mesma disciplina a cada situação, diretamente após a desobediência da criança. Não importa quanto tempo demos à regra, nem mesmo quantas vezes ela já foi obedecida. Cada vez que quebrar a regra ou desobedecer à ordem, a criança deve receber a mesma justa correção. Veremos então resultados e nosso amor não se transformará em ira.” Khaty C. Miller

11 Ordem Pedido D) Ordem ou Pedido?
É uma instrução que deve ser obedecida. Ordem Dá à criança opção de fazer ou não algo... Pedido Ex.: Se quero que “A” me obedeça, não deve dizer: Está pronto para arrumar...?” ou “Você quer arrumar o ...?”

12 Quando ele responde “NÃO”, não está desobedecendo, e sim respondendo sinceramente a minha pergunta.
“Ao dar uma ordem, podemos falar com “cortesia” – “por favor, arrume o ...”.

13 E) Desobediência Intencional X Irresponsabilidade infantil
Quando uma criança desobedece intencionalmente, com consciência de estar fazendo algo errado.

14 A diferença entre um e outro reside na intenção da criança.
Irresponsabilidade Infantil Quando a criança faz algo errado, mas por causa de sua imaturidade. Foi um erro ou acidente. A diferença entre um e outro reside na intenção da criança.

15 Exemplo Jogar comida no chão (intencional)
Derrubar um copo de leite (irresponsabilidade) Não importa a situação, é fundamental conservar a calma e disciplinar a criança consistentemente

16 4. Passos na Disciplina Individual
do Clube e da Liderança No processo disciplinar alguns aspectos precisam ser considerados segundo o quadro apresentado por Nander:

17 1. Crianças exuberantes (automotivadores)
5% 2. Crianças esforçadas (tem consciência do seu dever) 15% 3. Crianças dependentes (fáceis de serem levadas e inúteis quando abandonadas) 60% 4. Crianças inconstantes (não possuem interesse duradouro e desanimam com facilidade) 10% 5. Crianças problemas (Casos às vezes dramáticos de encaminhamento a especialista ou até exclusão) 5%

18 A) Indisciplina gerada pelo Líder
Causas Falta de preparo, planejamento, dosagem de matéria, reunião desinteressante Falta de pontualidade Incoerência de atitudes Falta de motivação

19 Causas (continuação) Falta de domínio do grupo Expulsar da reunião uma criança Promessas não cumpridas Incoerência nas exigências Personalidade individual Falta de ética.

20 B) Indisciplina gerada pela Criança
Causas Problemas financeiros Desnutrição Falta de base Disposição da criança na sala ou unidades

21 Causas (continuação) Problemas de saúde (visão, audição, etc.) Problemas emocionais Falta de interesse.

22 C) Indisciplina gerada pelo Clube
Causas Falta de material e ambiente adequado Clubes numerosos Falta de seleção no início do ano Falta de planejamento Falta de atividades Ausência de reuniões regulares.

23 Disciplina no Clube Final da Apresentação


Carregar ppt "Disciplina no Clube."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google