A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Matéria 1. 4 – Conceito de ciência Prof. Silvestre Emery Neto

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Matéria 1. 4 – Conceito de ciência Prof. Silvestre Emery Neto"— Transcrição da apresentação:

1 Matéria 1. 4 – Conceito de ciência Prof. Silvestre Emery Neto
Matéria 1.4 – Conceito de ciência Prof. Silvestre Emery Neto Segundo Ander-Egg (apud LAKATOS, 2000, p. 22), “a ciência é um conjunto de conhecimentos racionais, certos ou prováveis, obtidos metodicamente, sistematizados e verificáveis, que fazem referência a objetos de uma mesma natureza”.

2 Para Morin (1999), a ciência não é uma operação de verificação de realidades triviais, ela é descoberta de um real escondido ou, como diz Espagnat, velado. Em contrapartida, é preciso citar que, no diálogo que a atividade científica estabelece com o mundo dos fenômenos, com o mundo real que se oculta, há um problema de sacrifício de ambas as partes. Para que haja uma aproximação e um diálogo entre a inteligência do homem e a realidade ou a natureza do mundo, são precisos sacrifícios enormes (...). (p.58)

3 Alguns conceitos de ciência obtidos nos dicionários:  conhecimento (tomar ciência);  conjunto de disciplinas da mesma ordem de conhecimentos;  saber adquirido através da leitura.

4 São características das ciências, em termos de: a) objetivo ou finalidade: distinguir características comuns, leis e princípios que regulam os eventos; b) função: ampliar e aperfeiçoar a relação do homem com a realidade através do conhecimento; c) objeto: material  tudo aquilo que se pretende conhecer ou verificar.


Carregar ppt "Matéria 1. 4 – Conceito de ciência Prof. Silvestre Emery Neto"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google