A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Omnis cellula e cellula, isto é, toda a célula provém de outra célula. (Rudolf Virchow, 1821-1902) Teoria Celular: A célula é unidade estrutural e funcional.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Omnis cellula e cellula, isto é, toda a célula provém de outra célula. (Rudolf Virchow, 1821-1902) Teoria Celular: A célula é unidade estrutural e funcional."— Transcrição da apresentação:

1 omnis cellula e cellula, isto é, toda a célula provém de outra célula. (Rudolf Virchow, ) Teoria Celular: A célula é unidade estrutural e funcional de todos os seres vivos. (Schawnn & Schleiden, ) Todas as células provêm de uma célula pré-existente. (R. Virchow, 1855) A célula é a unidade de reprodução, de desenvolvimento e de hereditariedade dos seres vivos. (Haeckel, 1866)

2 Cromatina – material genético distendido Ao microscópio electrónico, o material genético apresenta-se como um fio de contas com cerca de 10nm de diâmetro

3 Cromossoma – material genético condensado Centrómero Cromatídeos

4 Da Cromatina ao Cromossoma Curiosidades: Cada cromossoma mede, em média, nm de comprimento e nm de diâmetro, a molécula de DNA que o constitui tem 8 cm de comprimento. Metro (m) – 1m Milímetro (mm) m Micrómetro (um) – m Nanómetro (nm) m Angstrom (A) – m Picómetro (pm) – m Imaginava que o núcleo de cada uma das nossas células tem, bem empacotados cerca de 2 metros de DNA? Nucleossoma Histona

5 Cromossomas homólogos Cariótipo humano (homem XY)

6 Mitose A Mitose assemelha-se a um bailado microscópico de cromossomas (ver)

7 O que é? É um processo dinâmico e contínuo que medeia entre a formação de uma célula e a sua divisão em duas células-filhas. Ciclo Celular

8 Como se caracterizam as fases do ciclo celular? 1.Organize um mapa de conceitos que explicite as fases e as subfases do ciclo celular. 2. Em que subfase da interfase ocorre a duplicação do DNA? 3. Quais são as principais diferenças que se podem observar entre a fase G 1 e a fase G 2 ? 4. Como se pode distinguir a anafase da metafase? 5. Em que período da fase mitótica se individualizam as células-filhas?

9 1. 2. Fase S. 3. Na fase G1 cada cromossoma é constituído por um cromatídeo ao passo que na fase G 2 cada cromossoma é constituído por dois cromatídeos. Nesta fase os centríolos encontram-se duplicados havendo por isso dois pares enquanto que na fase G1 só há um par. 4. Na metafase os cromossomas encontram-se alinhados no plano equatorial da célula ao passo que na anafase deu-se a cisão dos centrómeros e cada cromatídeo de cada cromossoma encontra-se em ascensão polar, isto é, dirige-se para os pólos da célula. 5. Citocinese.

10 Cronologia de acontecimentos num ciclo celular

11 Mitose - PROFASE Identifique os acontecimentos que estão a ocorrer durante a profase

12 Mitose - PROFASE É a etapa mais longa da mitose, os filamentos de cromatina condensam-se, tornando-se cada vez mais curtos e densos. Cada cromossoma é constituído por dois cromatídeos unidos pelo centrómero. Os dois pares de centríolos começam a afastar-se em sentidos opostos, formando-se entre eles, o fuso acromático ou mitótico, constituído por um sistema de microtúbulos proteicos. No final da profase, a membrana nuclear desintegra-se, o nucléolo desaparece e os cromatídeos ligam-se ao fuso acromático.

13 Mitose - METAFASE Identifique os acontecimentos que estão a ocorrer durante a metafase

14 Mitose - METAFASE Os cromossomas atingem o seu máximo encurtamento. Os centríolos encontram-se nos pólos da célula. Os cromossomas, unidos ao fuso acromático, deslocam-se para o centro da célula formando uma placa equatorial (plano equidistante entre os dois pólos). Os cromossomas dispõem-se com os centrómeros no plano equatorial voltados para o centro desse plano e com os cromatídeos voltados para fora.

15 Mitose - ANAFASE Identifique os acontecimentos que estão a ocorrer durante a anafase

16 Mitose - ANAFASE Dá-se a clivagem de cada um dos centrómeros, separando-se os cromatídeos de cada cromossoma, originando cromossomas apenas com um cromatídeo. Os microtúbulos ligados aos cromossomas encurtam-se e estes começam a afastar-se, migrando para pólos opostos: ascensão polar dos cromossomas-filhos. No final da anafase, cada pólo da célula contém um conjunto de cromossomas iguais (cada um constituído por um cromatídeo).

17 Mitose - TELOFASE Identifique os acontecimentos que estão a ocorrer durante a telofase

18 Mitose - TELOFASE Dissolve-se o fuso acromático. A membrana nuclear reorganiza-se à volta dos cromossomas de cada pólo, individualizando os núcleos. Os nucléolos reaparecem. Os cromossomas descondensam-se e alongam-se até se tornarem num emaranhado de cromatina com aspecto semelhante ao da interfase. A célula fica constituída por dois núcleos idênticos entre si e ao núcleo que os originou a nível da constituição cromossómica e, como tal, da constituição genética, assegurando-se a manutenção das características hereditárias ao longo das gerações.

19 Mitose

20 Variação da quantidade de DNA no decurso do ciclo celular

21 COMPARAÇÃO ENTRE CITOCINESE ANIMAL E VEGETAL Mitose e Citocinese Animal Mitose e Citocinese Vegetal

22 COMPARAÇÃO ENTRE CITOCINESE ANIMAL E VEGETAL A - citocinese em células animais; B - citocinese em células vegetais

23 COMPARAÇÃO ENTRE CITOCINESE ANIMAL E VEGETAL Fase mitótica em células animaisFase mitótica em células vegetais Os centríolos estão presentes Os centríolos estão ausentes nas plantas superiores A citocinese ocorre por estrangulamento do citoplasma. No plano equatorial forma-se um anel contráctil de filamentos proteicos que contraem e puxam a membrana para dentro, causando um sulco de clivagem que vai estrangulando o citoplasma, até se separarem as duas células-filhas A citocinese não pode ocorrer por estrangulamento do citoplasma, havendo formação de um septo de separação de natureza celulósica. Vesículas com origem no complexo de Golgi alinham-se na região equatorial, unindo-se e formando uma estrutura que é a membrana citoplasmática de cada célula-filha (fragmoplasto). O conteúdo das vesículas origina a lamela mediana entre as células- filhas. A deposição de fibrilas de celulose constitui as paredes celulares que começam a formar-se do centro para a periferia Ocorre na generalidade dos tecidos animais Ocorre apenas em zonas específicas de crescimento – os meristemas

24 Significado biológico da Mitose Multiplicação celular, que está na base dos fenómenos de crescimento e desenvolvimento dos seres pluricelulares; Renovação tecidular em seres pluricelulares; Na generalidade das plantas e em muitos animais ocorre a regeneração celular de porções afectadas ou amputadas; Está na base da reprodução assexuada; Está na base de diversos processos de clonagem.


Carregar ppt "Omnis cellula e cellula, isto é, toda a célula provém de outra célula. (Rudolf Virchow, 1821-1902) Teoria Celular: A célula é unidade estrutural e funcional."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google