A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REPRODUÇÃO ASSEXUADA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REPRODUÇÃO ASSEXUADA."— Transcrição da apresentação:

1 REPRODUÇÃO ASSEXUADA

2 A reprodução assexuada não contribui para a variabilidade genética das populações, porém, assegura o seu rápido crescimento e a colonização de ambientes favoráveis. Na natureza ocorrem vários tipos de reprodução assexuada, cada um dos quais é característico de determinados grupos de seres vivos.

3 Cissiparidade ou Bipartição ou Divisão Binária
Monera - Bactérias

4 Protistas - Paramécia

5

6 Paramécia – Ser unicelular
Planária – Ser pluricelular

7 Características da bipartição ou cissiparidade:
uma célula ou indivíduo divide-se em duas células-filhas de tamanho sensivelmente igual, com posterior crescimento até atingir o tamanho do progenitor; o progenitor perde a sua individualidade uma vez que origina dois indivíduos idênticos; ocorre essencialmente em seres unicelulares, mas também pode ocorrer em seres pluricelulares muito simples (planárias).

8 Fragmentação Planária Estrela-do-mar

9 Características da fragmentação:
o indivíduo parte-se em dois ou mais fragmentos, havendo posterior crescimento de cada um deles e consequente formação de novos indivíduos iguais ao progenitor; ocorre em organismos pouco diferenciados.

10 Gemulação ou Gemiparidade
Leveduras

11 Hidra de água-doce Anémona do mar

12 Esponjas

13 Características da Gemulação:
no progenitor forma-se um gomo ou gémula lateral que, desenvolvendo-se, origina um novo indivíduo idêntico ao anterior; o progenitor origina indivíduos de tamanho menor, geneticamente iguais, sem nunca perder a sua individualidade.

14 Partenogénese Zangão Dragão de Komodo

15 Características da Partenogénese:
Apesar de nunca ter tido contacto com um macho da sua espécie, Flora, uma fêmea de dragão de Komodo (o maior lagarto do mundo) que vive no Jardim Zoológico de Chester, Reino Unido, espera o nascimento de oito filhotes. Exames de DNA feitos em três crias que morreram comprovaram que estas foram produzidas por partenogénese, processo muito raro em vertebrados. A fêmea gera descendentes sem que os seus óvulos tenham sido fertilizados. Características da Partenogénese: o indivíduo desenvolve-se a partir de um óvulo não fecundado.

16 Multiplicação Vegetativa - natural
Tubérculos

17 Rizomas

18 Clorophitum Bryophyllum

19 Estolho

20 Multiplicação Vegetativa - artificial
Alporquia Mergulhia

21 Estaca

22 Enxertia Enxertia por garfo

23 Enxertia por encosto

24 Enxertia por borbulha

25 Características da Multiplicação Vegetativa:
é um processo exclusivo das plantas; certas estruturas pluricelulares fragmentam-se e separam-se da progenitora; a multiplicação vegetativa pode ser natural ou, artificial quando há a intervenção do Homem.

26 Esporulação

27 Características da Esporulação:
formam-se, por mitoses, células especiais – os esporos; os esporos por mitoses sucessivas originam novos indivíduos; os esporos são células que possuem uma camada protectora muita espessa que lhes confere grande resistência; a esporulação é um processo comum em fungos.

28 Bibliografia: Cristo, J. C. e outros (1994) – A Vida e a Terra – A Informática da Vida – Ciências da Terra e da Vida 11º ano- 1º vol., 1ª ed.,Editora Replicação, Lisboa Matias, O. E Martins, P.(2004) Biologia 11, 1º ed., Areal Editores, Porto Oliveira, E. e outros, (1997) – Da Célula ao Universo – Ciências da Terra e da Vida 11º ano, 1ª ed., Texto Editora, Lisboa Manuela Gomes Ano Lectivo 2008/2009


Carregar ppt "REPRODUÇÃO ASSEXUADA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google