A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Concílio de Jâmnia. O Concílio de Jâmnia foi realizado por volta do ano 100 dC., sob a liderança do rabino Ochanan Ben Zakai. Foi um concílio anti-cristão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Concílio de Jâmnia. O Concílio de Jâmnia foi realizado por volta do ano 100 dC., sob a liderança do rabino Ochanan Ben Zakai. Foi um concílio anti-cristão."— Transcrição da apresentação:

1 O Concílio de Jâmnia

2

3 O Concílio de Jâmnia foi realizado por volta do ano 100 dC., sob a liderança do rabino Ochanan Ben Zakai. Foi um concílio anti-cristão que visava separar claramente a doutrina dos cristãos da doutrina judaica. Até essa época os judeus não haviam fechado o cânon hebraico das Escrituras, por isso estavam divididos. O historiador judeu dessa época, Flávio Josefo, relata em uma de suas obras três partidos distintos: os fariseus, os sauduceus e os essênios, são judeus pela raça, mas, além disso, estão unidos entre si por uma afeição mútua maior que a dos outros. Mas a motivação principal era combater o avanço do cristianismo que pregava doutrinas contrárias às dos judeus, como o juízo final e a imortalidade da alma. Basicamente foram duas decisões tomadas nesse concílio. Primeiro os judeus "excomungaram" os cristãos, proibindo-os inclusive de freqüentarem as sinagogas. A segunda decisão foi sobre a inspiração das Escrituras Antigas, usando critérios exclusivamente nacionalistas para estabelecer uma lista.

4 O Concílio de Jâmnia 1- O livro não poderia ter sido escrito fora do território de Israel. 2- O livro não poderia conter passagens ou textos em aramaico ou grego, mas apenas em hebraico. 3- O livro não poderia contradizer a Lei de Moisés (Pentateuco).

5 O Concílio de Jâmnia 1- O livro não poderia ter sido escrito fora do território de Israel. 2- O livro não poderia conter passagens ou textos em aramaico ou grego, mas apenas em hebraico. 3- O livro não poderia contradizer a Lei de Moisés (Pentateuco). Sobraram então 39 livros que foram considerados "inspirados" pelos rabinos da época. Essa lista diferenciava então da lista da Septuaginta, excluindo 7 livros chamados hoje de deuterocanônicos e mais 6 que foram incorporados em forma de apêndices. *Deuterocanônicos: Eclesiastico, Judite, Sabedorias, Baruc, Tobias, I Macabeus, II Macabeus. *Apêndices: III Macabeus, IV Macabeus, Suzana, Bel e o Dragão, Salmos de Salomão e Epístola de Jeremias.

6 O Concílio de Jâmnia 1- O livro não poderia ter sido escrito fora do território de Israel. 2- O livro não poderia conter passagens ou textos em aramaico ou grego, mas apenas em hebraico. 3- O livro não poderia contradizer a Lei de Moisés (Pentateuco). Sobraram então 39 livros que foram considerados "inspirados" pelos rabinos da época. Essa lista diferenciava então da lista da Septuaginta, excluindo 7 livros chamados hoje de deuterocanônicos e mais 6 que foram incorporados em forma de apêndices. *Deuterocanônicos: Eclesiastico, Judite, Sabedorias, Baruc, Tobias, I Macabeus, II Macabeus. *Apêndices: III Macabeus, IV Macabeus, Suzana, Bel e o Dragão, Salmos de Salomão e Epístola de Jeremias. O cânon judaico das Antigas Escrituras recebeu o nome de TANAK ou TNK.

7 O Concílio de Jâmnia Poderia o Espírito Santo inspirar um concílio anti-cristão ?


Carregar ppt "O Concílio de Jâmnia. O Concílio de Jâmnia foi realizado por volta do ano 100 dC., sob a liderança do rabino Ochanan Ben Zakai. Foi um concílio anti-cristão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google