A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL CLÓVIS NOGUEIRA ALVES MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO I Curso: Técnico em Edificações Prof.:Gerlúcio Moura 24/05/2012 SERRA TALHADA – PE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL CLÓVIS NOGUEIRA ALVES MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO I Curso: Técnico em Edificações Prof.:Gerlúcio Moura 24/05/2012 SERRA TALHADA – PE."— Transcrição da apresentação:

1 ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL CLÓVIS NOGUEIRA ALVES MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO I Curso: Técnico em Edificações Prof.:Gerlúcio Moura 24/05/2012 SERRA TALHADA – PE

2 Agregado Graúdo O estudo dos agregados na fabricação do concreto e das argamassas é de grande importância, uma vez que é o material menos homogêneo utilizado, constitui de 70 a 80% do volume do concreto e representam cerca de 20% do custo do concreto estrutural.

3 Agregado Graúdo Os agregados são aplicados principalmente na fabricação de concretos e argamassas, e quando em conjunto com um aglomerante, constituído por uma pasta de cimento portland e água, formam uma rocha artificial, vastamente utilizado na construção civil como, por exemplo, em lajes, vigas, pilares e sapatas.

4 Agregado Graúdo Os agregados são classificados de acordo com as dimensões do grão. Conforme a NBR-7211, quando ao menos 95% de sua massa é retida na peneira de malha 4,8mm e passa na peneira 152mm, o agregado é classificado como graúdo.

5 Agregado Graúdo Brita 0 - 2,4 a 9,5 Brita 1 - 4,8 a 19,0 Brita 2 - 9,5 a 25,0 Brita 3 - 19,0 a 50,0 Brita 4 - 32,0 a 76,0 Obs: para efeito de dosagem pode-se utilizar d max =25mm para uma mistura de brita1+brita2

6 Agregado Graúdo

7 Classificação do agregado graúdo quanto à dimensão De acordo com a dimensão da peça a ser concretada e a densidade da armadura da seção transversal, determina-se o diâmetro máximo do agregado graúdo a ser utilizado. Aconselha-se a utilizar a maior dimensão possível do agregado.

8 Agregado Graúdo Menor que1/4 das distâncias entre as faces das formas; Menor que1/3 da espessura, para lajes; Menor que 1,2 x (espaçamento vertical entre as armaduras); Menor que 0,8 x (espaçamento horizontal entre as armaduras); Menor que 1/4 do diâmetro da tubulação (para concreto bombeado).

9 Agregado Graúdo O conhecimento da composição granulométrica do agregado, tanto graúdo quanto miúdo, é de fundamental importância para o estabelecimento da dosagem dos concretos e argamassas, influindo na quantidade de água a ser adicionada ao concreto, que se relaciona com a resistência e a trabalhabilidade do concreto, se constituindo em fator responsável pela obtenção de um concreto econômico.

10 Agregado Graúdo A granulometria ótima é a que, para a mesma resistência (mesmo fator água/cimento) e mesma consistência, corresponde ao menor consumo de cimento (concreto mais econômico). O agregado graúdo não tem inchamento, pois a água não é capaz de separar os grãos.

11 ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL CLÓVIS NOGUEIRA ALVES CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO I PROF:GERLÚCIO MOURA B. DE SOUSA E-MAIL: gerluciomoura@hotmail.com


Carregar ppt "ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL CLÓVIS NOGUEIRA ALVES MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO I Curso: Técnico em Edificações Prof.:Gerlúcio Moura 24/05/2012 SERRA TALHADA – PE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google