A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Indexação - etapas Profa Luciane Vital Indexação de multimeios 2009-2.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Indexação - etapas Profa Luciane Vital Indexação de multimeios 2009-2."— Transcrição da apresentação:

1 Indexação - etapas Profa Luciane Vital Indexação de multimeios

2 Indexação – Norma ABNT NBR 1276/1992 – Métodos para análise de documentos – determinação de seus assuntos e seleção de termos de indexação Objetivo Objetivo Definições: documento, conceito, assunto, indexação, termo de indexação, termo preferido, termo não-preferido, índice de assuntos Definições: documento, conceito, assunto, indexação, termo de indexação, termo preferido, termo não-preferido, índice de assuntos Etapas Etapas Exaustividade, especificidade, quantidade de termos Exaustividade, especificidade, quantidade de termos Controle de qualidade Controle de qualidade

3 Objetivos Objetivos Orientar o usuário sobre o conteúdo intelectual e a localização do documento; Orientar o usuário sobre o conteúdo intelectual e a localização do documento; Ser o elo de ligação entre o usuário e a informação Ser o elo de ligação entre o usuário e a informação Auxiliar a recuperação entre o usuário e a informação Auxiliar a recuperação entre o usuário e a informação Níveis Níveis Genérico ou superficial: relaciona apenas os assuntos principais. Genérico ou superficial: relaciona apenas os assuntos principais. Profundo ou exaustivo: relaciona todos os assuntos do documento, incluindo assuntos principais e secundários. Profundo ou exaustivo: relaciona todos os assuntos do documento, incluindo assuntos principais e secundários.

4 Produtos Produtos Índices Índices Princípios Princípios Especificidade: assuntos devem ser identificados tão especificamente quanto possível Especificidade: assuntos devem ser identificados tão especificamente quanto possível Exaustividade: assuntos devem ser incluídos na sua totalidade em função das necessidades informacionais do usuário e do sistema de informação. Exaustividade: assuntos devem ser incluídos na sua totalidade em função das necessidades informacionais do usuário e do sistema de informação.

5 Coerência Coerência Extensão da concordância quanto aos termos a serem utilizados para indexar um mesmo documento Extensão da concordância quanto aos termos a serem utilizados para indexar um mesmo documento Tipos: interindexadores e intra- indexadores Tipos: interindexadores e intra- indexadores Fatores que influenciam na coerência Fatores que influenciam na coerência Quantidade de termos atribuídos Quantidade de termos atribuídos Uso de uma linguagem documentária Uso de uma linguagem documentária Características da linguagem documentária Características da linguagem documentária Características dos assuntos Características dos assuntos Conhecimento do assunto Conhecimento do assunto Documentação de consulta Documentação de consulta Características do documento Características do documento

6 Indexação – Etapas Pré-requisitos: capacidade do indexador de interpretar e sintetizar corretamente os assuntos tratados nos documentos; capacidade do indexador de interpretar e sintetizar corretamente os assuntos tratados nos documentos; conhecimento das necessidades informacionais dos usuários e da instituição; conhecimento das necessidades informacionais dos usuários e da instituição; Conhecimento da estrutura do documento e da função de cada parte. Conhecimento da estrutura do documento e da função de cada parte.

7 Indexação – Etapas As etapas funcionam tanto para entrada como para saída do SRI 1. Exame do documento, identificação do(s) assunto(s) e conceitos e expressão do(s) assunto(s) em palavras. Leitura interpretativa das principais partes do documento (título, subtítulo, resumo, sumário, introdução, prefácio, entre outros), visando assimilar e compreender seu conteúdo temático, extraindo do mesmo os aspectos mais importantes. Segmentação do texto (capítulo, parágrafo, frase) Segmentação do texto (capítulo, parágrafo, frase) Identificação do(s) assunto(s) e isolamento de conceitos (traços descritivos portadores de inf. significativa) Identificação do(s) assunto(s) e isolamento de conceitos (traços descritivos portadores de inf. significativa)

8 Indexação – Etapas 2. Seleção dos conceitos Tomada de decisão Tomada de decisão Relacionamento com os objetivos informacionais da instituição e do usuário Relacionamento com os objetivos informacionais da instituição e do usuário Priorização dos assuntos (principais e secundários) Priorização dos assuntos (principais e secundários) 3. Tradução para a linguagem de indexação Expressão dos assuntos por meio de descritores Especificidade: adotar o termo do tesauro que represente mais especificamente o conceito retirado do documento. Exaustividade : adotar todos os tópicos de interesse do usuário. Exaustividade : adotar todos os tópicos de interesse do usuário.

9 Indexação – Etapas 4. Organização de descritores (sintaxe do SRI) Campo Elementos de Dados 600 Nome pessoal como assunto ® 610 Nome de entidade como assunto ou legislação ® 650 Descritor como assunto ® 651 Descritor geográfico como assunto ®


Carregar ppt "Indexação - etapas Profa Luciane Vital Indexação de multimeios 2009-2."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google