A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

. E.E.ZUMBI DOS PALMARES LUZIA BENTO SOARES TRABALHO (PEDRO DEMO 2000) Metodologia para quem quer aprender.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: ". E.E.ZUMBI DOS PALMARES LUZIA BENTO SOARES TRABALHO (PEDRO DEMO 2000) Metodologia para quem quer aprender."— Transcrição da apresentação:

1 . E.E.ZUMBI DOS PALMARES LUZIA BENTO SOARES TRABALHO (PEDRO DEMO 2000) Metodologia para quem quer aprender

2 A arte de Aprender e Estudar
SOBRE COMO O ALUNO APRENDE ( Pedro Demo 2000) O QUE É ESTUDAR ?

3  APRENDER É ESTUDAR. A Aprendizagem não e um trabalho de construção. A teoria mostra isso hoje com grande convicção: o ser vivo é máquina autopoiética , que funciona de dentro para fora, como sempre pensaram os educadores Não temos da realidade externa um xérox na cabeça, uma reprodução fotográfica, mas uma reconstrução, a mente humana não pode, a rigor, ser instruída, rebatendo o que se tem chamado, desde então, de instrucionismo (Maturana/Varela, 1994). A mente humana não só percebe significados, principalmente cria e recria significados.

4 O aluno tem papel ativo em aprender e estudar:
O mestre não reparte conhecimento entre os alunos, nem fica mais pobre de conhecimentos depois de cada aula, porque o aluno adquire por si mesmo o conhecimento sob ajuda externa do mestre. Quem causa os frutos é principalmente a árvore, embora o faça sob a ação do agricultor, quem sara é principalmente o organismo do enfermo, embora sob a ajuda do médico e dos medicamentos; quem aprende é principalmente o aluno, embora sob a ação do mestre. Deve haver na planta, no enfermo e no aluno um princípio intrínseco, ativo, operante, capaz de produzir os efeitos da frutificação, da cura , da aprendizagem. A ação do agricultor, do médico e do mestre tem caráter de causa eficiente auxiliar, coadjuvante apenas. Quem dá frutos ou não é a árvore; quem sara ou não é o próprio organismo; quem aprende ou não é o próprio aluno.

5 Segundo (Demo 2000), os alunos possuem o direito de estudar, quando lhes for possível. Por isso, este tipo de estudo precisa ser visto com enorme cuidado e devoção. Não faz sentido aludir ao cansaço para encurtar o estudo, já que esta gente sofrida precisa tanto mais de bom estudo. Em vez de serem submetidos a aulas infindáveis instrucionistas, seria muito mais inteligente usar o tempo para pesquisar e elaborar, Não sabem aprender e, por decorrência, não fazem o aluno aprender. Leitura é parte integrante desse negócio. Professor precisa ler todo dia, como “pão nosso de cada dia”. Não é viável motivar o gosto pela leitura no aluno, se o professor não lê. Como este acredita que se aprende escutando aula, tomando nota e fazendo prova, leitura é atividade ociosa. professor que não estuda, só pode dar aula! Não faz o aluno estudar, porque ele mesmo não sabe estudar.

6 Página do Prof. Moran: www.eca.usp.br/prof/moran/textosead.htm
→ PARA CONCLUIR: O Brasil precisa estudar! Em especial seus professores. Página do Prof. Moran: Texto do Ivonio de Barros: (Pedro Demo 2000)


Carregar ppt ". E.E.ZUMBI DOS PALMARES LUZIA BENTO SOARES TRABALHO (PEDRO DEMO 2000) Metodologia para quem quer aprender."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google