A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Jeremias 1,17-19 Salmo 70 Marcos 6,17-29

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Jeremias 1,17-19 Salmo 70 Marcos 6,17-29"— Transcrição da apresentação:

1 Jeremias 1,17-19 Salmo 70 Marcos 6,17-29
BeM-VINDOS À 21ª SEMANA COMUM! (Martírio de São João Batista) Jeremias 1,17-19 Salmo 70 Marcos 6,17-29

2 respondo: “Eis-me aqui!”
CANTO de ENTRADA: Senhor, se Tu me chamas, eu quero te ouvir; Se queres que eu te siga, respondo: “Eis-me aqui!” 1- Profetas te ouviram e seguiram tua voz;/ Andaram mundo afora e pregaram sem temor./ Seus passos Tu firmastes, sustentando seu vigor./ Profeta, tu me chamas: Vê, Senhor, aqui estou!

3 Senhor, se Tu me chamas, eu quero te ouvir; Se queres que eu te siga, respondo: “Eis-me aqui!” 2- Nos passos do teu Filho toda a Igreja também vai,/ seguindo o teu chamado de ser santo(a) qual Jesus./ Apóstolos e mártires se deram sem medir;/ Apóstolo me chamas: Vê, Senhor, estou aqui!

4 ACOLHIDA: (Boas-Vindas) e do Espírito Santo! Amém!
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo! Amém! PRESIDENTE: A graça de Nosso Senhor, Jesus Cristo,... esteja convosco. TODOS: Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo!

5 ATO PENITENCIAL: 1- Senhor, tende piedade
de nós! Pois pecamos contra vós! Mas confiamos em vossa misericórdia, nos arrependemos e nos entregamos ao vosso infinito amor! (Bis) 2- Cristo, tende piedade de nós! Pois pecamos contra vós! 3- Senhor, tende piedade de nós! Pois pecamos contra vós!

6 PRESIDENTE: Deus, Todo-Poderoso, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: Amém!

7 ORAÇÃO DO DIA: TODOS: Amém!
PRESIDENTE: Ó Deus, quisestes que São João Batista fosse o precursor do nascimento e da morte do vosso Filho; como ele tombou na luta pela justiça e pela verdade, fazei-nos também lutar corajosamente para testemunhar a vossa palavra. Por Nosso Senhor, Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: Amém!

8 l i t u r g i a D a P a l a v r a Jeremias 1,17-19 Salmo 70
Marcos 6,17-29

9 Leitura do Livro do Profeta Jeremias.
1ª LEITURA: (Jeremias 1,17-19) Leitura do Livro do Profeta Jeremias. Naqueles dias, a Palavra do Senhor foi-me dirigida: “Vamos, põe a roupa e o cinto, levanta-te e comunica-lhes tudo que eu te mandar dizer. Não tenhas medo, senão, eu te farei tremer na presença deles.

10 Com efeito, eu te transformarei hoje numa cidade fortificada, numa coluna de ferro, num muro de bronze contra todo o mundo, frente aos reis de Judá e seus príncipes, aos sacerdotes e ao povo da terra;

11 Eles farão guerra contra ti, mas não prevalecerão, porque eu estou contigo para defender-te”, diz o Senhor. Palavra do Senhor. TODOS: Graças a Deus!

12 Minha boca anunciará vossa justiça! (Bis)
salmo responsorial: (70) Minha boca anunciará vossa justiça! (Bis)

13 Minha boca anunciará vossa justiça!
salmo responsorial: (70) 1- Eu procuro meu refúgio em vós, Senhor: que eu não seja envergonhado para sempre! Porque sois justo, defendei-me e libertai-me! Escutai a minha voz, vinde salvar-me! Minha boca anunciará vossa justiça!

14 Minha boca anunciará vossa justiça!
salmo responsorial: (70) 2- Sede uma rocha protetora para mim, um abrigo bem seguro que me salve! Porque sois a minha força e meu amparo, o meu refúgio, proteção e segurança! Li­bertai-me, ó meu Deus, das mãos do ímpio. Minha boca anunciará vossa justiça!

15 Minha boca anunciará vossa justiça!
salmo responsorial: (70) 3- Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança, em vós confio desde a minha juventude! Sois meu apoio desde antes que eu nascesse. Desde o seio maternal, o meu amparo. Minha boca anunciará vossa justiça!

16 Minha boca anunciará vossa justiça!
salmo responsorial: (70) 4- Minha boca anunciará todos os dias vossa justiça e vossas graças incontáveis. Vós me ensi­nastes desde a minha juventude, e até hoje canto as vossas maravilhas. Minha boca anunciará vossa justiça!

17 salmo responsorial: (70) Senhor, vós me sondais e conheceis! (Bis)

18 ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO:
(MaRCOS 6,17-29) Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia! Felizes os que são perseguidos por causa da justiça do Senhor, porque o reino dos céus há de ser deles!

19 EVANGELHO: (Marcos 6,17-29) PADRE: O Senhor esteja convosco. TODOS: Ele está no meio de nós! PADRE: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos. TODOS: Glória a vós, Senhor! Naquele tempo, Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe, com quem se tinha casado.

20 João dizia a Herodes: “Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão”. Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava.

21 Finalmente, chegou o dia oportuno
Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galileia. A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados.

22 Então o rei disse à moça: “Pede-me o que quiseres e eu to darei”
Então o rei disse à moça: “Pede-me o que quiseres e eu to darei”. E lhe jurou dizendo: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”. Ela saiu e perguntou à mãe: “O que vou pedir?”

23 A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”
A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. E, voltando depressa para junto do rei, pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”. O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar.

24 Ele tinha feito o juramento diante dos convidados
Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João. O soldado saiu, degolou-o na prisão, trouxe a cabeça num prato e a deu à moça.

25 TODOS: Glória a vós, Senhor!
Ela a entregou à sua mãe. Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram. Palavra da Salvação. TODOS: Glória a vós, Senhor!

26

27 Senhor, escutai nossa prece!
ORAÇÃO DA ASSEMBLEIA: Senhor, escutai nossa prece!

28 Senhor, escutai nossa prece!
1- Pela Igreja peregrina, para que Deus continue lhe enviando profetas corajosos, rezemos: Senhor, escutai nossa prece! 2- Pelos povos do mundo, para que, rejeitando a violência e a mentira, se abram a Cristo, rezemos:

29 Senhor, atendei nossa prece!
3- Pelos perseguidos por causa da verdade, para que tenham a força que animou João Batista, rezemos: Senhor, atendei nossa prece! 4- Pelos mártires da América Latina, para que sejam sementes de novos e fiéis cristãos, rezemos:

30 Senhor, atendei nossa prece!
5- Pelos que sofrem violência, para que vivam a vitória da justiça, rezemos: Senhor, atendei nossa prece!

31 LITURGIA EUCARÍSTICA

32 PREPARAÇÃO DAS OFERENDAS:
1- A ti meu Deus, elevo o meu coração, elevo as minhas mãos, meu olhar, minha voz. A ti meu Deus, eu quero oferecer, meus passos e meu viver, meus caminhos, meu sofrer. A tua ternura, Senhor, vem me abraçar./ E a tua bondade infinita, me perdoar;/ Vou ser o teu seguidor e te dar o meu coração./ Eu quero sentir o calor de tuas mãos.

33 2- A ti meu Deus, que és bom e que tens amor, ao pobre e ao sofredor, vou servir e esperar. Em ti, Senhor, humildes se alegrarão, cantando a nova canção de esperança e de paz. A tua ternura, Senhor, vem me abraçar./ E a tua bondade infinita, me perdoar;/ Vou ser o teu seguidor e te dar o meu coração./ Eu quero sentir o calor de tuas mãos.

34 PADRE: Orai, irmãos e irmãs, para que este nosso sacrifício seja aceito por Deus Pai Todo-Poderoso. TODOS: Receba o Senhor, por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a Santa Igreja!

35 ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS:
PRESIDENTE: Ó Deus, pela oferenda que vos apresentamos, dai-nos aquela retidão dos vossos caminhos que São João Batista, voz que clama no deserto, ensinou e confirmou com seu sangue. Por Cristo, Nosso Senhor. TODOS: Amém!

36 ORAÇÃO EUCARÍSTICA (II)
Pref.: Missão do Precursor) PADRE: O Senhor esteja convosco! TODOS: Ele está no meio de nós! PADRE: Corações ao alto! TODOS: O nosso coração está em Deus! PADRE: Demos graças ao Senhor, nosso Deus! TODOS: É nosso dever e nossa Salvação! PADRE: Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e Salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai Santo, Deus eterno e Todo-Poderoso.

37 PADRE: Precursor de vosso Filho e Senhor Nosso, consagrado como o maior entre os nascidos de mulher. Ainda no seio materno ele exultou com a chegada do Salvador da humanidade e seu nascimento trouxe grande alegria. Foi o único dos profetas que mostrou o Cordeiro redentor. Batizou o próprio autor do batismo, nas águas assim santificadas, e, derramando seu sangue, mereceu dar o perfeito testemunho de Cristo. Por essa razão, unidos aos anjos e a todos os santos, nós vos aclamamos, jubilosos, cantando (dizendo) a uma só voz:

38 S A N T O: Hosana! Hosana! Hosana nas alturas! (2x)
Santo! Santo! Santo! Senhor Deus do universo, o Céu e a terra cantam, proclamam a vossa glória! Hosana! Hosana! Hosana nas alturas! (2x) Bendito o que vem, em nome do Senhor! (2x)

39 TODOS: Santificai nossa oferenda,
ORAÇÃO EUCARÍSTICA : ( II ) PADRE: Na verdade, ó Pai, vós sois Santo e fonte de toda santidade. Santificai, pois, estas oferendas, derramando sobre elas o vosso Espírito, a fim de que se tornem para nós o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso. TODOS: Santificai nossa oferenda, ó Senhor!

40

41 PADRE: Eis o Mistério da fé!
ANAMNESE: PADRE: Eis o Mistério da fé! TODOS: Todas as vezes que comemos deste Pão e bebemos deste Cálice, anunciamos, Senhor, a vossa Morte, enquanto esperamos a vossa vinda!

42 TODOS: Recebei, ó Senhor,
ORAÇÃO EUCARÍSTICA : ( II ) PADRE: Celebrando, pois, a memória da Morte e Ressurreição do vosso Filho, nós vos oferecemos, ó Pai, o Pão da vida e o Cálice da Salvação; e vos agradecemos porque nos tornastes dignos de estar aqui em vossa presença e vos servir. TODOS: Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!

43 ORAÇÃO EUCARÍSTICA: ( II ) PADRE: E nós vos suplicamos que, participando do Corpo e do Sangue de Cristo, sejamos reunidos pelo Espírito Santo num só corpo. TODOS: Fazei de nós um só corpo e um só Espírito!

44 TODOS: Lembrai-vos, ó Pai,
ORAÇÃO EUCARÍSTICA : ( II ) PADRE: Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja que se faz presente pelo mundo inteiro: que ela cresça na caridade, com o Papa, N..., com o nosso Bispo, N... e todos os ministros do vosso povo.  TODOS: Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!

45 TODOS: Lembrai-vos, ó Pai,
ORAÇÃO EUCARÍSTICA : ( II ) PADRE: Lembrai-vos também dos nossos irmãos e irmãs que morreram na esperança da ressurreição e de todos os que partiram desta vida: acolhei-os junto a vós, na luz da vossa face.  TODOS: Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos!

46 TODOS: Concedei-nos o convívio dos eleitos!
ORAÇÃO EUCARÍSTICA : ( II ) PADRE: Enfim, nós vos pedimos, tende piedade de todos nós e dai-nos participar da vida eterna, com a Virgem Maria, Mãe de Deus, com os Santos Apóstolos e todos os que neste mundo vos serviram, a fim de vos louvarmos e glorificarmos, por Jesus Cristo, vosso Filho. TODOS: Concedei-nos o convívio dos eleitos!

47 ORAÇÃO EUCARÍSTICA: (II)
PADRE: (Oração do Sacerdote): Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós, Deus Pai Todo-Poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre. TODOS: Amém!

48 P A I – N O S S O: Pai Nosso, que estais no Céu, santificado seja o vosso nome! Venha a nós o vosso Reino; Seja feita a vossa vontade, assim na terra, como no Céu; O pão nosso, de cada dia, nos dai hoje; Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

49 TODOS: Vosso é o Reino, o Poder e a Glória para sempre!
EMBOLISMO: (Após o Pai-Nosso) PADRE: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda de Cristo Salvador. TODOS: Vosso é o Reino, o Poder e a Glória para sempre!

50 ORAÇÃO DA PAZ: Senhor, Jesus Cristo, dissestes aos vossos apóstolos: “Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz”. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo. Amém!

51 PRESIDENTE: A paz do Senhor esteja sempre convosco!
TODOS: O Amor de Cristo nos uniu!

52 canto de paz: 1- Aperte a minha mão, irmão, quero te dar a paz, do meu Senhor! Me dê um abraço forte, bem mais forte do que forte, num gesto de amor! A paz do Senhor, quero te dar, meu irmão, com toda a alegria que existe no meu coração! (2x)

53 - Cordeiro de Deus, que tirais
- Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! - Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz!

54 Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
PRESIDENTE: Felizes os convidados para a Ceia do Senhor! Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. TODOS: Senhor, eu não sou digno(a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo(a)!

55 CANTO DE COMUNHÃO: Eis, meu povo, o banquete/ que preparei para ti!/ Sofredor, pecador, também,/ todo pobre é bem-vindo aqui! 1- Quis preparar um banquete festivo,/ mandei convidar multidões! Muitos amigos deixaram de vir/ e fecharam os seus corações.

56 Eis, meu povo, o banquete/ que preparei para ti
Eis, meu povo, o banquete/ que preparei para ti!/ Sofredor, pecador, também,/ todo pobre é bem-vindo aqui! 2- Mandei os servos por ruas e praças: “Fazei todo o povo entrar! Cego e coxo, o pobre, o infeliz, venham todos comigo cear!”

57 “Como seria belo se cada um(a) de vós pudesse, ao fim do dia,
dizer: Hoje, guiado(a) por Deus realizei um gesto de amor por um colega, pelos meus pais, por um idoso. Como seria belo!” (Papa Francisco)

58 ORAÇÃO APÓS A COMUNHÃO:
PADRE: Ó Deus, ao celebrarmos o nascimento de João Batista para a glória, concedei que veneremos no sacramento recebido a realidade que ele simboliza e nos alegremos cada vez mais por seus frutos em nossa vida. Por Cristo, Nosso Senhor. TODOS: AMÉM!

59 A V I S O S:

60

61 CANTO FINAL: Bom é louvar o Senhor, nosso Deus! Cantar Salmos ao nome do Altíssimo! Com alegria, aclamar seu amor,/ sua glória, bondade e poder! 1- Como tuas obras me alegram, Senhor,/ os teus prodígios suscitam louvor!/ Tua presença eu contemplo no Céu./ Olho a terra, também nela estás.

62 Bom é louvar o Senhor, nosso Deus! Cantar Salmos ao nome do Altíssimo!
Com alegria, aclamar seu amor,/ sua glória, bondade e poder! 2- Tu engrandeces o homem mortal:/ Da natureza ele é rei e Senhor./ De honra o coroaste, de glória e poder,/ pouco menos que aos anjos do Céu. 3- Narram os céus o que fez tuas mãos,/ todo o universo o teu nome bendiz!/ A criação é um canto de amor,/ e esse canto é também meu louvor!

63


Carregar ppt "Jeremias 1,17-19 Salmo 70 Marcos 6,17-29"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google