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DISCIPLINA: Gestão em Marketing
AULA 4: Composto mercadológico Ciclo de vida de produtos
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Qual a diferença entre MARKETING e VENDAS?
Conceito de Vendas x Marketing
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Ciclo de vida do produto
Marketing Mix: Administrando os 4Ps Conceito de Produto Conceito de Preço Conceito de Promoção Conceitos de Praça (canais de distribuição) Ciclo de vida do produto
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Marketing Mix: Administrando os 4Ps Conceito de Produto:
"Produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo" (KOTLER, 2000, p. 416) Tangíveis ou intangíveis Linhas de produtos
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Marketing Mix: Administrando os 4Ps Conceito de Preço
O preço de um produto é aquilo que a empresa espera receber em troca de um bem, um serviço ou uma ideia". (NICKELS E WOOD, 1999, p. 222)
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Marketing Mix: Administrando os 4Ps Como definir o Preço
O preço de um produto depende: Do Objetivo da empresa: Vender Ter lucro Combater a concorrência Expor a marca/ bem EXEMPLO: Nissan
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Marketing Mix: Administrando os 4Ps Como definir o Preço
O preço de um produto depende: Da Demanda: Alta ou baixa Compra única ou frequente Elástica/ inelástica
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Marketing Mix: Administrando os 4Ps Como definir o Preço
O preço de um produto depende: Dos Custos: Fixos Variáveis
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Marketing Mix: Administrando os 4Ps
Conceito de Praça Compreende os pontos de venda e os canais de distribuição de um determinado produto ou serviço. Compreende também, em sentido amplo, a logística de abastecimento do mercado em que uma empresa atua.
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Marketing Mix: Administrando os 4Ps
Conceito de Promoção A promoção é a comunicação das informações entre quem vende algo e quem compra algo. - propaganda - publicidade - venda pessoal - promoção de vendas - relações públicas
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PUBLICIDADE: Tornar público, mediante pagamento ou não. PROPAGANDA: PROPAGAção de produtos, serviços, marcas, ou ideias. É a publicidade voltada à venda, geralmente paga.
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Quais podem ser os OBJETIVOS de uma propaganda?
Informar Persuadir Lembrar Reforçar Posicionar
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INFORMAR
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PERSUADIR
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PERSUADIR
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LEMBRAR
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REFORÇAR
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Pepsi POSICIONAR
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PROMOÇÃO Prof. Érico Pagotto -
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O que é promoção? Campanha de incentivo às vendas: Consumo
Amostra - Brinde - Prêmios Cupom - Garantias - Displays Comércio Desconto - bonificação por exposição Troca de favores Para equipe de vendas Concursos para vendedores - bônus extra
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Cuidado com promoções! “Viciam” o consumidor
Tem efeito apenas no curto prazo Podem “queimar” a marca PREFIRA: Trocar de praça Vender pela internet Investir em propaganda
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EVENTOS Prof. Érico Pagotto -
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Evento: Melhor oportunidade de criar uma EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA para o cliente.
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VANTAGENS de um evento:
Cria identificação com um estilo de vida do cliente Aumenta conscientização sobre o produto Amplia a dimensão corporativa Amarra compromissos Entretém e recompensa clientes e colaboradores Aumenta a divulgação (e as vendas!)
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RP (relações públicas) Prof. Érico Pagotto -
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Relações Públicas são... O que faz um RP:
...ações de comunicação da empresa com seus stakeholders. O que faz um RP: - Relações com a imprensa Publicidade de um produto Comunicação corporativa (interna e externa) Lobby com políticos e autoridades Aconselhamento aos dirigentes da empresa PROMOVE E PROTEGE A EMPRESA
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Assessoria de imprensa
Apoia lançamentos / reposicionamento de produtos Captação do interesse de um determinado público Influenciar grupos-alvos específicos Apoio em situações de crise Construção da imagem corporativa Espaço na mídia
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FERRAMENTAS de um RP corporativo:
Publicações Eventos (próprios ou de terceiros) Notícias: Criação de pautas Oportunidades de entrevistas Apresentações em público Prestação de serviços de utilidade pública Identidade com a mídia: Postura, discurso Identidade visual
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Responsabilidade Social
Normas legais e sociais Propaganda enganosa Código do consumidor Preconceito Idade Gênero Bairrismo Etnia
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Responsabilidade Social
Politicamente correto Hyundai
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Marketing Mix: Administrando os 4Ps
Ciclo de vida do produto
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Ciclo de Vida do Produto
MATURIDADE CRESCIMENTO INTRODUÇÃO DECLÍNIO Inovadores Adotantes imediatos Maioria inicial Maioria posterior Retardatários
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Ciclo de Vida do Produto e os 4 P´s
MATURIDADE CRESCIMENTO INTRODUÇÃO DECLÍNIO Inovadores Adotantes imediatos Maioria inicial Maioria posterior Retardatários PRODUTO: Básico Extensão Diversificação Matar ou deixar morrer PREÇO: Alto Penetração Competitivo Baixo PRAÇA: Poucas Alta Alta Seletiva (só as lucrativas) PROMOÇÃO: Alta Diminuir Mudar o foco Pouca ou nenhuma
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Ciclo de Vida do Produto: lucros
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4 P’s de serviços PESSOAS: recrutamento, seleção, treinamento, CHA/CHAVE (conhecimentos, habilidades, atitudes, valores, emoção) PROCESSOS: visa gerar padrão de qualidade PROVA FÍSICA: tangibiliza o serviço PRODUTIVIDADE: são os indicadores
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EXERCÍCIO: 4 P’s de Serviços
Escolha um dos serviços abaixo. Escreva 4 parágrafos de sugestões para o dono do estabelecimento, sendo cada parágrafo voltado a um dos 4 P’s de serviços. ORIENTAÇÕES: Forme duplas Escolha o SERVIÇO Faça as recomendações TEMPO: 15 min Hotel Fábrica de software Agência de propaganda Clínica de acupuntura Banco Escritório de engenharia Shopping center Salão de cabeleireiro Advogado Bar
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