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1 DISCIPLINA: Gestão em Marketing AULA 4: Composto mercadológico Ciclo de vida de produtos.

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1 1 DISCIPLINA: Gestão em Marketing AULA 4: Composto mercadológico Ciclo de vida de produtos

2 2 Qual a diferença entre MARKETING e VENDAS? Conceito de Vendas x Marketing

3 3 Marketing Mix: Administrando os 4Ps Conceito de Produto Conceito de Preço Conceito de Promoção Conceitos de Praça (canais de distribuição) Ciclo de vida do produto

4 4 Marketing Mix: Administrando os 4Ps Conceito de Produto: "Produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo" (KOTLER, 2000, p. 416) Tangíveis ou intangíveis Linhas de produtos

5 5 Marketing Mix: Administrando os 4Ps Conceito de Preço O preço de um produto é aquilo que a empresa espera receber em troca de um bem, um serviço ou uma ideia". (NICKELS E WOOD, 1999, p. 222)

6 6 Marketing Mix: Administrando os 4Ps Como definir o Preço O preço de um produto depende: -Do Objetivo da empresa: -Vender -Ter lucro -Combater a concorrência -Expor a marca/ bem -EXEMPLO: Nissan

7 7 Marketing Mix: Administrando os 4Ps Como definir o Preço O preço de um produto depende: Da Demanda: -Alta ou baixa -Compra única ou frequente -Elástica/ inelástica

8 8 Marketing Mix: Administrando os 4Ps Como definir o Preço O preço de um produto depende: Dos Custos: -Fixos -Variáveis

9 9 Marketing Mix: Administrando os 4Ps Conceito de Praça Compreende os pontos de venda e os canais de distribuição de um determinado produto ou serviço. Compreende também, em sentido amplo, a logística de abastecimento do mercado em que uma empresa atua.

10 10 Marketing Mix: Administrando os 4Ps Conceito de Promoção A promoção é a comunicação das informações entre quem vende algo e quem compra algo. - propaganda - publicidade - venda pessoal - promoção de vendas - relações públicas

11 PUBLICIDADE: Tornar público, mediante pagamento ou não. PROPAGANDA: PROPAGAção de produtos, serviços, marcas, ou ideias. É a publicidade voltada à venda, geralmente paga.

12 Quais podem ser os OBJETIVOS de uma propaganda? Informar Persuadir Lembrar Reforçar Posicionar

13 INFORMAR

14 PERSUADIR

15

16 LEMBRAR

17 REFORÇAR

18 POSICIONAR Pepsi

19 Prof. Érico Pagotto - 19 PROMOÇÃO

20 O que é promoção? Campanha de incentivo às vendas: Consumo Amostra - Brinde- Prêmios Cupom - Garantias- Displays Comércio Desconto- bonificação por exposição Troca de favores Para equipe de vendas Concursos para vendedores - bônus extra

21 Cuidado com promoções! » Viciam o consumidor » Tem efeito apenas no curto prazo » Podem queimar a marca PREFIRA: Trocar de praça Vender pela internet Investir em propaganda

22 Prof. Érico Pagotto - EVENTOS

23 Evento: Melhor oportunidade de criar uma EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA para o cliente.

24 VANTAGENS de um evento: »Cria identificação com um estilo de vida do cliente »Aumenta conscientização sobre o produto »Amplia a dimensão corporativa »Amarra compromissos »Entretém e recompensa clientes e colaboradores »Aumenta a divulgação (e as vendas!)

25 Prof. Érico Pagotto - RP (relações públicas)

26 Relações Públicas são......ações de comunicação da empresa com seus stakeholders. O que faz um RP: - Relações com a imprensa -Publicidade de um produto -Comunicação corporativa (interna e externa) -Lobby com políticos e autoridades -Aconselhamento aos dirigentes da empresa -PROMOVE E PROTEGE A EMPRESA

27 Assessoria de imprensa -Apoia lançamentos / reposicionamento de produtos -Captação do interesse de um determinado público -Influenciar grupos-alvos específicos -Apoio em situações de crise -Construção da imagem corporativa -Espaço na mídia

28 FERRAMENTAS de um RP corporativo: -Publicações -Eventos (próprios ou de terceiros) -Notícias: -Criação de pautas -Oportunidades de entrevistas -Apresentações em público -Prestação de serviços de utilidade pública -Identidade com a mídia: -Postura, discurso -Identidade visual

29 Responsabilidade Social »Normas legais e sociais »Propaganda enganosa »Código do consumidor »Preconceito Idade Gênero Bairrismo Etnia

30 30

31 Responsabilidade Social »Politicamente correto Hyundai

32 32 Marketing Mix: Administrando os 4Ps Ciclo de vida do produto

33 Ciclo de Vida do Produto Inovadores Adotantes imediatos Maioria inicial Retardatários Maioria posterior INTRODUÇÃO CRESCIMENTO MATURIDADE DECLÍNIO

34 Ciclo de Vida do Produto e os 4 P´s Inovadores Adotantes imediatos Maioria inicial Retardatários Maioria posterior INTRODUÇÃO CRESCIMENTO MATURIDADE DECLÍNIO PRODUTO: Básico ExtensãoDiversificaçãoMatar ou deixar morrer PREÇO: Alto PenetraçãoCompetitivoBaixo PRAÇA: Poucas AltaAltaSeletiva (só as lucrativas) PROMOÇÃO: Alta DiminuirMudar o focoPouca ou nenhuma

35 Ciclo de Vida do Produto: lucros

36 4 Ps de serviços PESSOAS: recrutamento, seleção, treinamento, CHA/CHAVE (conhecimentos, habilidades, atitudes, valores, emoção) PROCESSOS: visa gerar padrão de qualidade PROVA FÍSICA: tangibiliza o serviço PRODUTIVIDADE: são os indicadores

37 EXERCÍCIO: 4 Ps de Serviços Escolha um dos serviços abaixo. Escreva 4 parágrafos de sugestões para o dono do estabelecimento, sendo cada parágrafo voltado a um dos 4 Ps de serviços. Hotel Fábrica de software Agência de propaganda Clínica de acupuntura Banco Escritório de engenharia Shopping center Salão de cabeleireiro Advogado Bar ORIENTAÇÕES: Forme duplas Escolha o SERVIÇO Faça as recomendações TEMPO: 15 min


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