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DISCIPLINA: Gestão em Marketing

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Apresentação em tema: "DISCIPLINA: Gestão em Marketing"— Transcrição da apresentação:

1 DISCIPLINA: Gestão em Marketing
AULA 4: Composto mercadológico Ciclo de vida de produtos

2 Qual a diferença entre MARKETING e VENDAS?
Conceito de Vendas x Marketing

3 Ciclo de vida do produto
Marketing Mix: Administrando os 4Ps Conceito de Produto Conceito de Preço Conceito de Promoção Conceitos de Praça (canais de distribuição) Ciclo de vida do produto

4 Marketing Mix: Administrando os 4Ps Conceito de Produto:
"Produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo" (KOTLER, 2000, p. 416) Tangíveis ou intangíveis Linhas de produtos

5 Marketing Mix: Administrando os 4Ps Conceito de Preço
O preço de um produto é aquilo que a empresa espera receber em troca de um bem, um serviço ou uma ideia". (NICKELS E WOOD, 1999, p. 222)

6 Marketing Mix: Administrando os 4Ps Como definir o Preço
O preço de um produto depende: Do Objetivo da empresa: Vender Ter lucro Combater a concorrência Expor a marca/ bem EXEMPLO: Nissan

7 Marketing Mix: Administrando os 4Ps Como definir o Preço
O preço de um produto depende: Da Demanda: Alta ou baixa Compra única ou frequente Elástica/ inelástica

8 Marketing Mix: Administrando os 4Ps Como definir o Preço
O preço de um produto depende: Dos Custos: Fixos Variáveis

9 Marketing Mix: Administrando os 4Ps
Conceito de Praça Compreende os pontos de venda e os canais de distribuição de um determinado produto ou serviço. Compreende também, em sentido amplo, a logística de abastecimento do mercado em que uma empresa atua.

10 Marketing Mix: Administrando os 4Ps
Conceito de Promoção A promoção é a comunicação das informações entre quem vende algo e quem compra algo. - propaganda - publicidade - venda pessoal - promoção de vendas - relações públicas

11 PUBLICIDADE: Tornar público, mediante pagamento ou não. PROPAGANDA: PROPAGAção de produtos, serviços, marcas, ou ideias. É a publicidade voltada à venda, geralmente paga.

12 Quais podem ser os OBJETIVOS de uma propaganda?
Informar Persuadir Lembrar Reforçar Posicionar

13 INFORMAR

14 PERSUADIR

15 PERSUADIR

16 LEMBRAR

17 REFORÇAR

18 Pepsi POSICIONAR

19 PROMOÇÃO Prof. Érico Pagotto -

20 O que é promoção? Campanha de incentivo às vendas: Consumo
Amostra - Brinde - Prêmios Cupom - Garantias - Displays Comércio Desconto - bonificação por exposição Troca de favores Para equipe de vendas Concursos para vendedores - bônus extra

21 Cuidado com promoções! “Viciam” o consumidor
Tem efeito apenas no curto prazo Podem “queimar” a marca PREFIRA: Trocar de praça Vender pela internet Investir em propaganda

22 EVENTOS Prof. Érico Pagotto -

23 Evento: Melhor oportunidade de criar uma EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA para o cliente.

24 VANTAGENS de um evento:
Cria identificação com um estilo de vida do cliente Aumenta conscientização sobre o produto Amplia a dimensão corporativa Amarra compromissos Entretém e recompensa clientes e colaboradores Aumenta a divulgação (e as vendas!)

25 RP (relações públicas) Prof. Érico Pagotto -

26 Relações Públicas são... O que faz um RP:
...ações de comunicação da empresa com seus stakeholders. O que faz um RP: - Relações com a imprensa Publicidade de um produto Comunicação corporativa (interna e externa) Lobby com políticos e autoridades Aconselhamento aos dirigentes da empresa PROMOVE E PROTEGE A EMPRESA

27 Assessoria de imprensa
Apoia lançamentos / reposicionamento de produtos Captação do interesse de um determinado público Influenciar grupos-alvos específicos Apoio em situações de crise Construção da imagem corporativa Espaço na mídia

28 FERRAMENTAS de um RP corporativo:
Publicações Eventos (próprios ou de terceiros) Notícias: Criação de pautas Oportunidades de entrevistas Apresentações em público Prestação de serviços de utilidade pública Identidade com a mídia: Postura, discurso Identidade visual

29 Responsabilidade Social
Normas legais e sociais Propaganda enganosa Código do consumidor Preconceito Idade Gênero Bairrismo Etnia

30

31 Responsabilidade Social
Politicamente correto Hyundai

32 Marketing Mix: Administrando os 4Ps
Ciclo de vida do produto

33 Ciclo de Vida do Produto
MATURIDADE CRESCIMENTO INTRODUÇÃO DECLÍNIO Inovadores Adotantes imediatos Maioria inicial Maioria posterior Retardatários

34 Ciclo de Vida do Produto e os 4 P´s
MATURIDADE CRESCIMENTO INTRODUÇÃO DECLÍNIO Inovadores Adotantes imediatos Maioria inicial Maioria posterior Retardatários PRODUTO: Básico Extensão Diversificação Matar ou deixar morrer PREÇO: Alto Penetração Competitivo Baixo PRAÇA: Poucas Alta Alta Seletiva (só as lucrativas) PROMOÇÃO: Alta Diminuir Mudar o foco Pouca ou nenhuma

35 Ciclo de Vida do Produto: lucros

36 4 P’s de serviços PESSOAS: recrutamento, seleção, treinamento, CHA/CHAVE (conhecimentos, habilidades, atitudes, valores, emoção) PROCESSOS: visa gerar padrão de qualidade PROVA FÍSICA: tangibiliza o serviço PRODUTIVIDADE: são os indicadores

37 EXERCÍCIO: 4 P’s de Serviços
Escolha um dos serviços abaixo. Escreva 4 parágrafos de sugestões para o dono do estabelecimento, sendo cada parágrafo voltado a um dos 4 P’s de serviços. ORIENTAÇÕES: Forme duplas Escolha o SERVIÇO Faça as recomendações TEMPO: 15 min Hotel Fábrica de software Agência de propaganda Clínica de acupuntura Banco Escritório de engenharia Shopping center Salão de cabeleireiro Advogado Bar


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