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REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 1 Tópicos Avançados de Marketing AULA 3: Gestão de Negócios AULA 3: Gestão de Negócios.

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1 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 1 Tópicos Avançados de Marketing AULA 3: Gestão de Negócios AULA 3: Gestão de Negócios

2 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 2 Revisão da Aula 2 AULA 1: Evolução e organização do depto. de marketing. AULA 2: A importância da ação administrativa e os administradores de negócios AULA 3: Retrospectiva do pensamento administrativo e a administração no futuro. Planejamento, Organização, Execução e Controle. A Gestão do Negócio. CRM AULA 4: Comportamento, liderança e poder nas organizações. Reuniões Executivas. Comunicação. MKT pessoal. AULA 5: Avaliação P 1 AULA 1: Evolução e organização do depto. de marketing. AULA 2: A importância da ação administrativa e os administradores de negócios AULA 3: Retrospectiva do pensamento administrativo e a administração no futuro. Planejamento, Organização, Execução e Controle. A Gestão do Negócio. CRM AULA 4: Comportamento, liderança e poder nas organizações. Reuniões Executivas. Comunicação. MKT pessoal. AULA 5: Avaliação P 1 REVISÃO

3 EMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 3 Revisão da Aula 2 AULA 2: A importância da ação administrativa e os administradores de negócios –Tempo x velocidade –Velhos e novos conceitos –Desafios de hoje: Foco no futuro do mercado Comunicação Liderança Prazos Treinamento REVISÃO

4 EMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 4 Revisão da Aula 2 1.Tamanho x Velocidade REVISÃO Fundada:1998 Marca: U$ 100 bi (1) X Fundada:1888 Marca: U$ 67 bi (4)

5 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 5 Revisão da Aula 2 2. Velhos e novos conceitos REVISÃO Mulher em 1957 X Mulher em 2009

6 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 6 Revisão da Aula 2 3. Desafios: 3.1. Foco no mercado futuro REVISÃO [Microsoft Surface]

7 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 7 Revisão da Aula 2 3. Desafios: 3.2. Comunicação REVISÃO

8 EMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 8 Revisão da Aula 2 3. Desafios: 3.3. Liderança - experiência: saber fazer - pró-atividade: ter iniciativa - velocidade: fazer primeiro REVISÃO

9 EMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 9 Revisão da Aula 2 3. Desafios: 3.4. Prazos - Venda - Projeto - Pagamento REVISÃO 3.5. Treinamento - Formação - Recrutamento - on job

10 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 10 Comunicação Treinamento Moderna ou conservadora? Valores dos funcionários Discussão dos exercícios 1. Aprendendo com os líderes: o que as melhores empresas tem em comum? REVISÃO Faixa etária Remuneração

11 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 11 -Treinamento operacional- Crachá, uniforme -Formação (currículo)- Apresentação (jamais aparência) REVISÃO Discussão dos exercícios 2. Os 4 Ps de Serviços -Recepção - Método de atender o cliente -Pagamento - Método de registrar o padrão de consumo 2. PROCESSOS 1.PESSOAS

12 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 12 REVISÃO Discussão dos exercícios 2. Os 4 Ps de Serviços -No. De clientes/ funcionárioBEM ESPECÍFICOS! -Faturamento 4. PRODUTIVIDADE -Folders - Cenografia adequada ao público-alvo -Site - Tudo que for relacionado aos 5 sentidos 3. PROVA FÍSICA

13 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 13 Aula 3 AULA 1: Evolução e organização do depto. de marketing. AULA 2: A importância da ação administrativa e os administradores de negócios AULA 3: Retrospectiva do pensamento administrativo e a administração no futuro. Planejamento, Organização, Execução e Controle. A Gestão do Negócio. CRM AULA 4: Comportamento, liderança e poder nas organizações. Reuniões Executivas. Comunicação. MKT pessoal. AULA 5: Avaliação P 1 AULA 1: Evolução e organização do depto. de marketing. AULA 2: A importância da ação administrativa e os administradores de negócios AULA 3: Retrospectiva do pensamento administrativo e a administração no futuro. Planejamento, Organização, Execução e Controle. A Gestão do Negócio. CRM AULA 4: Comportamento, liderança e poder nas organizações. Reuniões Executivas. Comunicação. MKT pessoal. AULA 5: Avaliação P 1 EMENTA

14 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 14 Liderança: SER líder ou TER liderança? HOJE -Autoritária -Democrática -Liberal -Situacional -Coordenar -Dirigir -Apoiar -LIDERAR

15 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 15 Teoria da Administração Científica - Taylor & Ford (1903) Foco na execução de tarefas Racionalização do trabalho operacional HOJE

16 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 16 Teoria da Burocracia - Max Weber (1909) Foco na estrutura Racionalidade organizacional, organização formal HOJE

17 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 17 Teoria Clássica da Administração - Henry FAIOL (1916) Estabeleceu os princípios gerais da Administração HOJE

18 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 18 Teoria das Relações Humanas - Elton Mayo & Victor Vroom (1932) Organização informal Motivação, comunicação Dinâmica de grupos HOJE

19 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 19 Teoria Estruturalista - Marx, Weber, Levi-Strauss (1947) Organização formal e informal Abordagem múltipla Analises intra e interorganizacional HOJE

20 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 20 Teoria dos Sistemas - Von Bertalanffy (1951) Baseada no ambiente Auto-regulação Sistemas abertos HOJE

21 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 21 Teoria Neoclássica da Administração - Peter Drucker (1954) Análise intraorganizacional e ambiental Sistema aberto HOJE

22 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 22 Teoria Comportamental - Maslow (1957) A base eram as pessoas Estilos de Administração pessoais Integração dos objetivos organizacionais com os individuais HOJE

23 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 23 Teoria da Contingência - Chandler Jr. (1972) Baseada no ambiente e nas tecnologias disponíveis Análise ambiental (imperativo) Abordagem de sistemas abertos HOJE

24 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 24 Novas abordagens - David Ricardo, Adam Smith (1990) Baseada na competitividade Como administrar o caos e a complexidade Aprendizagem organizacional Capital intelectual HOJE

25 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 25 Planejamento: Estabelecer metas e os processos para atingi-la. HOJE

26 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 26 Planejamento: Macro-etapas do processo de planejamento HOJE Plano de ação Discu ssão Dados & fatos Meta DiretoriaMKTEquipe Gerente comercial Ótimo pra cair na prova!

27 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 27 Planejamento: Exemplo: META: aumentar as vendas de eletrodomésticos em 50% no ano de 2010 na filial de São José dos Campos. O QUE: + 50% vendas QUANDO: em 2010 ONDE: filial de SJC QUEM: gerente comercial HOJE

28 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 28 Planejamento: HOJE Plano de ação Discu ssão Dados & fatos Meta + 50% 1 ano Em SJC Pesquisa: Perda de share por preço Chineses entraram com preços melhores Rever processo de produção Baratear logística Focar em top clients

29 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 29 Execução: Documentar decisões HOJE AçõesResponsávelPrazoLocalProcedimento Rever processo Gerente de Produção 3 mesesFábrica Caçapava Discutir com equipe de operações e qualidade os procedimentos que podem ser adotados, bem como as novas tecnologias existentes no mercado Baratear logística Gerente de transportes 1 semana Fábrica e CDs Rever preços com fornecedores Focar em top clients Gerente comercial 1 mêsEscritórios regionais Selecionar base instalada a partir das característica dos últimos pedidos

30 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 30 Organização e monitoramento: HOJE Plano de ação Plano de ação deu certo? Colete mais dados, reveja o processo e replaneje NÃO Crie o processo e padronize SIM Crie o indicador e monitore

31 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 31 CRM: Customer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com o Cliente São softwares para registrar os contatos com o cliente e gerar relatórios detalhados para marketing e vendas. HOJE

32 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 32 CRM: Customer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com o Cliente São softwares para registrar os contatos com o cliente e gerar relatórios detalhados para marketing e vendas. HOJE

33 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 33 CRM: CRM BI EP ERP SCM Back Office: sistemas internos Front Office: cliente x empresa HOJE

34 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 34 CRM: CRM Front Office: cliente x empresa Serve para: -Obter novos clientes -Aumentar vendas: cross selling, up selling -Criar fidelidade: ouvir o cliente -Reconquistar clientes HOJE

35 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 35 CRM: Exemplo - Siebel HOJE

36 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 36 ERP: Sistema Integrado de Gestão Enterprise Resource Planning ERP HOJE Serve para: -Controle total de fluxo de contas na empresa -Controla recursos, prazos e alocação de pessoas e equipamentos -É O MAIS IMPORTANTE DE TODOS

37 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 37

38 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 38 SCM: Supply Chain Management SCM HOJE Serve para: -Gerenciar o Just In Time -Relacionamento entre fornecedores -TENDENCIA: VMI – Vendor Management Inventory

39 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 39 EP: e-Procurement EP HOJE Serve para: -Compra -Pesquisa e seleção de fornecedores -Acompanhamento e entrega de bens

40 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 40 BI: Business Intelligence HOJE Serve para: -Cruzar dados -Análises estatística -Observar padrões

41 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 41 BI: Business Intelligence HOJE EXEMPLO 1 - Que relação existe entre: -Cerveja e fralda? -Banana e cereais? -Repelente e instrumentos de pesca? -Lanternas: em ferramentas e em fantasias? - outros...?

42 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 42 BI: Business Intelligence HOJE EXEMPLO 2 - Balada: - # de clientes x # de seguranças - # clientes x quantidade de bebidas - faixa etária x consumo - tipo de música x brigas - música x consumação - dia da semana x perfil do público

43 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 43 Conclusão: 1.Novas teorias da administração consideram valores individuais, de mercado e sua interrelação 2.Sistematização do planejamento, operação e aferição é fundamental 3.Existe uma ampla gama de softwares para apoiar o administrador – cabe a ele a melhor escolha de acordo com seus objetivos CONCLUSÃO

44 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 44 Concorrência

45 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 45 EXERCÍCIO 1. Desenhe o processo do seu case. 2. Proponha uma tabela com pelo menos cinco ações. 3. Aponte quais serão os indicadores do seu processo e como e quando serão medidos.


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