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MBA em Gestão Estratégica de Negócios Disciplina: Gestão de Mercados e Estratégia de Marketing Prof.: Érico Pagotto.

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1 MBA em Gestão Estratégica de Negócios Disciplina: Gestão de Mercados e Estratégia de Marketing Prof.: Érico Pagotto

2 2 EMENTA: Conteúdo Programático: 1. Fundamentos do Marketing Histórico. Conceitos fundamentais. Conceito de Vendas vs Marketing. Os objetivos do Sistema de Marketing.

3 3 EMENTA: Conteúdo Programático: 2. Marketing Mix: Administrando os 4Ps Produto. Preço; Promoção. Praça (canais de distribuição) Ciclo de vida do produto.

4 4 EMENTA: Conteúdo Programático: 3. Análise de Mercados e Orientação Mercadológica Seleção de Mercado-Alvo. Análise de Oportunidades de Mercado. O Ambiente de Marketing: análise ambiental e análise setorial; Estratégias de segmentação de mercado; Estratégias de posicionamento.

5 5 EMENTA: Conteúdo Programático: 4. Planejamento Estratégico de Marketing Introdução ao planejamento estratégico de marketing. Diferenças entre plano estratégico, plano tático e operacional; Diferença entre planejamento de marketing e plano de marketing. Estrutura do plano de marketing; Gestão da inovação. Conceitos de inovação. Inovação para competitividade.

6 6 AULADATAPROFESSORTÓPICOS AULA 113/abr/12Érico Apresentação e Módulo 1: Fundamentos do Marketing AULA 214/abr/12ÉricoMódulo 2: Marketing Mix: Administrando os 4Ps AULA 320/abr/12Érico Módulo 3: Análise de Mercados e Orientação Mercadológica AULA 421/abr/12ÉricoMódulo 4. Planejamento Estratégico de Marketing AULA 527/abr/12Ana Carolina Marini Módulo 4: Gestão da inovação. Conceitos de inovação. Inovação para competitividade. AULA 628/abr/12Ana Carolina MariniSeminários Cronograma de aulas

7 7 BIBLIOGRAFIA DA DISCIPLINA: Bibliografia Básica: KOTLER, P. Administração de Marketing. 10ª ed. São Paulo: Pearson, CHURCHILL, G. A. e PETER, Jr. J. P. Marketing: criando valor para o cliente. São Paulo: Saraiva, McDONALD, M. Planos de Marketing: planejamento e gestão estratégica. Rio de Janeiro: Elsevier, Bibliografia Complementar: MARCHESINI, F. et. Al. Fundamentos de marketing. 7ª edição. Rio de Janeiro: Editora FGV, LAMB Jr., C. W.; HAIR J.; MCDANIEL, C., Princípios de Marketing. 1a Edição. São Paulo: Thomson Pioneira CERTO, S. C.; PETER, J. P., Administração Estratégica. 2a Edição. São Paulo: Pearson

8 Apresentação do Professor Experiência acadêmica: - graduação em Ecologia - pós-graduação em Administração - MBA em Marketing - Mestrado em Ciências Experiência profissional: - 19 anos de mercado - coordenador de projeto, executivo de contas e gerente de marketing Linhas de pesquisa na Anhanguera: - Desenvolvimento sustentável - Marketing ambiental - Planejamento estratégico

9 Apresentação do Professor Contatos: Skype: erico.pagotto - Fone: (12) Cel.: (12) Online: - Blog do Prof. Pagotto: - Outro blog: - - Facebook, orkut

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11 O que é MARKETING? Obter e manter clientes. Theodore Levitt Compreende toda a cadeia: da idéia do produto, passando pela obtenção das matérias-primas, industrialização, comercialização e pós-venda.

12 Do que trata o MARKETING? - Produtos - Serviços - Experiências - Eventos - Pessoas –Lugares –Marcas –Organizações –Informações –Ideias

13 Os 4 pilares do Marketing: »Necessidade »Mercado-alvo »Comunicação »Lucro

14 14 Histórico das Organizações Fase artesanal Transição para a Industrialização Crescimento industrial Gigantismo Industrial Fase Moderna Globalização Era da Informação Era da Agricultura

15 15 MÓDULO 1: 1. Fundamentos do Marketing Histórico a 1920: surgimento dos conceitos básicos 1930s: especialização e variedade 1940s: abordagem científica, novas demandas 1950s: métodos quantitativos 1960s: marketing gerencial, ambientalismo, internacionalização 1970s e 1980: marketing social, eficiência energética 1990s: informatização, certificações 2000s: marketing ambiental, marketing 3.0

16 16 MÓDULO 1: 1. Fundamentos do Marketing Conceitos fundamentais: Reengenharia Downsizing Benchmarking Outsourcing Parcerias com: Fornecedores Clientes

17 17 MÓDULO 1: 1. Fundamentos do Marketing Tendências no mercado atual: Fusões Achatamento do organograma Focalização em top clients Empowerment (iniciativa) Globalização

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19 19 MÓDULO 1: 1. Fundamentos do Marketing Conceitos fundamentais: Necessidade Desejo Demanda Troca Transações Mercado

20 20 MÓDULO 1: 1.Fundamentos do Marketing Conceito de Vendas x Marketing

21 21 MÓDULO 1: 1.Fundamentos do Marketing Os objetivos do Sistema de Marketing: maximizar o consumo, maximizar a satisfação do consumidor, maximizar a escolha e maximizar a qualidade de vida.

22 22

23 23 DEBATE Reuna-se em grupos de 2 a 4 pessoas e discuta: O que é fazer Marketing? Qual o papel do Marketing nos dias atuais? Apresente e discuta coletivamente.

24 Texto – Fonte Arial Normal – Máx.14pt / Mín.12pt – Preto – Centralizado


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