A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Instituto de Gestalt-terapia da Bahia Formação em Gestalt-terapia Retirado de: Metodologia de Pesquisa de Maria Christina Zentgraf Referências Bibliográficas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Instituto de Gestalt-terapia da Bahia Formação em Gestalt-terapia Retirado de: Metodologia de Pesquisa de Maria Christina Zentgraf Referências Bibliográficas."— Transcrição da apresentação:

1 Instituto de Gestalt-terapia da Bahia Formação em Gestalt-terapia Retirado de: Metodologia de Pesquisa de Maria Christina Zentgraf Referências Bibliográficas Giovana Reis Mesquita

2 NBR 6023:2002 <www. abntdigital.com.br As referências devem estar alinhadas junto à margem esquerda, em espaço simples e separadas umas das outras por espaço duplo. Títulos: podem ser destacados por negrito, itálico ou grifo mas uma vez escolhida uma dessas formas, deve ser seguida em toda a lista.

3 No caso de obra sem autoria em que o título inicia a referência, ele virá em maiúsculas não se usando, assim, negrito, itálico ou grifo. Livros, folhetos e trabalhos acadêmicos: são elementos essenciais o autor ou autores, título, edição, local, editora e data de publicação

4 Parte de uma obra com autores ou títulos próprios: são elementos essenciais o autor ou autores e título da parte, seguida da expressão latina “In”, da referência completa da obra e da paginação da parte destacada. GOMES, Romeu. A análise de dados em pesquisa qualitativa. In: MINAYO, Maria C.S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21.ed. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 67-80.

5 revista ou boletim: os elementos essenciais’são autor ou autores, título da matéria, título da publicação (em destaque), numeração correspondente ao volume, fascículo, paginação da matéria e data. BORUCHOVITCH, E.; MERCURI, E. A importância do sublinhar como estratégia de estudo de textos. Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, v. 28, n. 144, 37-40, jan./ fev./mar. 1999.

6 matéria de jornal: são elementos essenciais da referência, além do autor ou autores e título da matéria, o título do jornal (em destaque), local, paginação correspondente e data da publicação. ZALUAR, Alba; PEREIRA, Luiz F.; MONTEIRO, Rodrigo. Pesquisa e liberdade de pensamento. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 9, 7 ago. 2000.

7 Legislação: são essenciais jurisdição, título, numeração, data e dados da publicação. Veja a seguir a referência de uma resolução do Conselho Nacional de Educação. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 2, de 19 de fevereiro de 2002. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 4 mar. 2002. Seção 1, p.9.

8 documentos eletrônicos (disquetes, CD- ROM, internet etc.): além dos elementos já indicados anteriormente, acrescentar as informações relacionadas à descrição física do meio. Nas obras consultadas online, o endereço eletrônico deve vir entre os sinais, precedido da expressão “Disponível em”, bem como a data de acesso ao documento. GODOY, Norton. O neo-iluminista. O famoso cientista Edward O. Wilson prega em livro a polêmica união de todas as ciências. ISTO É. São Paulo, 21 out. 1998. Disponível em:. Acesso em: 25 mar. 1999.

9 autor pessoal: CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

10 até três autores: CERVO, Amadeo L.; BERVIAN, Pedro A. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

11 mais de três autores: indica-se o primeiro e a expressão et al. LUCKESI, Cipriano C. et al. Fazer universidade: uma proposta metodológica. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

12 um dos autores é responsável pelo conjunto: MINAYO, Maria Cecília de S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

13 obra traduzida: BEAUD, Michel. Arte da tese: como redigir uma tese de mestrado ou de doutorado, uma monografia ou qualquer outro trabalho universitário. Tradução de Glória de Carvalho Lins. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

14 autor entidade: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002 a.

15 Em relação ao título e subtítulo: devem ser transcritos separados por dois pontos, destacando-se apenas a primeira parte: GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 1999.

16 Em relação à edição: a edição deve vir logo após o título e subtítulo: BEAUD, Michel. Arte da tese: como redigir uma tese de mestrado ou de doutorado, uma monografia ou qualquer outro trabalho universitário. Tradução de Glória de Carvalho Lins. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

17 Em relação ao local: deve-se transcrever o nome da cidade: CERVO, Amadeo L.; BERVIAN, Pedro A. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

18 quando se tratar de homônimos, acrescenta-se o nome do estado ou do país, conforme o caso. No caso de não aparecer na obra o nome da cidade, deve-se usar a expressão sine loco entre colchetes: [S.l.].

19 Em relação à editora: indica-se o nome da editora, abreviando-se os prenomes e eliminando-se palavras que designam a natureza jurídica e comercial, sempre que possível. DEMO, Pedro. Introdução à metodologia da ciência. 2.ed. 14. tir. São Paulo: Atlas, 1987.

20 no caso de a editora não estar identificada, utilize a expressão sine nomine abreviada [s.n.]. Em algumas ocasiões, a editora é a pessoa ou instituição responsável pela autoria, já tendo sido mencionada na referência. Nesse caso, não se deve indicar a editora.

21 Em relação à data: É transcrita em algarismos arábicos. Quando no documento não aparece a data, mas se conhece a data provável, coloca-se a data provável entre colchetes; Nas publicações periódicas os meses são indicados de forma abreviada (três primeiras letras), com exceção do mês de maio, que se escreve por extenso.

22 BORUCHOVITCH, E.; MERCURI, E. A importância do sublinhar como estratégia de estudo de textos. Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, v. 28, n. 144, 37-40, jan./ fev./mar. 1999.

23 Em relação a notas: informa a NBR: 6023: (2002a, p.19 ) que, “sempre que necessário à identificação da obra, devem ser incluídas notas com informações complementares, ao final da referência, sem destaque tipográfico” ARAUJO, U. M. Máscaras inteiriças Tukúna: possibilidades de estudo de artefatos de museu para o conhecimento do universo indígena. 1985. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais)- Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, São Paulo, 1986.

24 Repetição de autores: um traço (seis espaços).


Carregar ppt "Instituto de Gestalt-terapia da Bahia Formação em Gestalt-terapia Retirado de: Metodologia de Pesquisa de Maria Christina Zentgraf Referências Bibliográficas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google