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Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos Disciplina: Tecnologias de Gestão Prof.: Érico Pagotto.

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Apresentação em tema: "Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos Disciplina: Tecnologias de Gestão Prof.: Érico Pagotto."— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos Disciplina: Tecnologias de Gestão Prof.: Érico Pagotto

2 PEA: Plano de Ensino e Aprendizagem – 1º. Bim. 09/08 - Início das aulas - Apresentação do professor, da disciplina e do PEA. 16/08 - Desafios para o gestor contemporâneo 23/08 - Gestão Contemporânea da Qualidade. 30/08 - Terceirização 06/09 – Reengenharia e Empowerment 13/09 - Gestão e Organizacão Horizontal 20/09 - Avaliações 1º bimestre 24/09 a 29/09 - Avaliações 1º bimestre 04/10 - Vista de prova. 11/10 - Capital Intelectual e a Gestão do Conhecimento

3 PEA: Plano de Ensino e Aprendizagem – 2º. Bim. 15/10 – Feriado 18/10 - Sistema de Informações Gerenciais (SIG) e Balanced Scorecard (BSC) 25/10 - Seis Sigma. 01/11 - Novas demandas para o Gestor Contemporâneo 05/11 a 09/11 - Semana Científica 15/11 - Feriado 22/11 - Estudo de caso 03/12 a 08/12 - Provas Oficiais 17/12 a 22/12 - Provas Substitutivas

4 4 Seis Sigma - Conceito Processo estatístico de medição e controle de defeitos Serve para promover mudanças Serve também para melhoria contínua de processos É uma prática de gestão que visa aumento do lucro -Três defeitos para cada milhão de peças

5 5 Níveis de Sigma Nível SigmaNo. de defeitos 2300 mil 366 mil 46 mil (maioria) ,4

6 6 Surgimento e histórico Começou em 1986 com a MOTOROLA fazendo benchmarking Programa de Qualidade 6σ, baseado em Juran e Deming => qualidade no longo prazo

7 7 Estrutura do Seis Sigma PARTICIPANTES: -Campeões: definem rumos e apoiam os projetos -Master black belts: atuam em tempo integral como mentores -Black belts: líderes de equipes já treinados -Green belts: participam das equipes e recebem treinamentos -Yellow belts: operacionais para dar suporte

8 8 As fases do método DMAMC DMAMC: para melhoria de produtos ou processos existentes -Definir: metas e objetivos -Medir: coleta de dados -Analisar: identificar causas -Melhorar: melhorar -Controlar: incorporar na rotina

9 9 Ferramentas estatísticas Mapeamento de processos Controle estatístico do processo e gráficos de controle Gráfico de Pareto Diagrama de Ishikawa Análise de regressão e correlação

10 10 Ferramentas estatísticas Diagrama Por que/Para que -Usado no Ishikawa Gráfico de dispersão Histograma Gráfico de linha Outras ferramentas estatísticas: Anova, benchmarking, brainstorming, teste qui-quadrado, etc.

11 11 Benefícios do Seis Sigma Gera o sucesso que se mantém no tempo Determina uma meta de desempenho comum Intensifica o valor para o cliente Acelera a taxa de melhoria Promove a aprendizagem Executa mudanças estratégicas

12 12 Implementação do Seis Sigma A implantação é simples, porém não é fácil 1.Começar top-down 2.Comunicação integrada entre todos os stakeholders 3.Treinar as pessoas 4.Usar indicadores para medir as melhorias 5.Profundo conhecimento técnico dos processos 6.Estrutura de equipes em cinturões

13 13 Modismos e limitações Nascimento AdolescênciaMaturidadeDeclínio Iniciador, carismático, Livro seminal Consultores, pacotes e grifes Burocratização, cristalização Custos superam benefícios, surgem substitutos

14 14 Tendências no Brasil Consolidação como estratégia empresarial Aumento em pequenas e médias empresas Cursos à distância Softwares específicos Integração com outros programas de qualidade já existentes

15 15 DÚVIDAS?

16 Para casa: 1.Ler capítulos 11 e 12 do livro-texto referentes à esta aula.


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