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Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos

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Apresentação em tema: "Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos"— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
Disciplina: Tecnologias de Gestão Prof.: Érico Pagotto

2 PEA: Plano de Ensino e Aprendizagem – 1º. Bim.
09/08 - Início das aulas - Apresentação do professor, da disciplina e do PEA. 16/08 - Desafios para o gestor contemporâneo 23/08 - Gestão Contemporânea da Qualidade. 30/08 - Terceirização 06/09 – Reengenharia e Empowerment 13/09 - Gestão e Organizacão Horizontal 20/09 - Avaliações 1º bimestre 24/09 a 29/09 - Avaliações 1º bimestre 04/10 - Vista de prova. 11/10 - Capital Intelectual e a Gestão do Conhecimento

3 PEA: Plano de Ensino e Aprendizagem – 2º. Bim.
15/10 – Feriado 18/10 - Sistema de Informações Gerenciais (SIG) e Balanced Scorecard (BSC) 25/10 - Seis Sigma. 01/11 - Novas demandas para o Gestor Contemporâneo 05/11 a 09/11 - Semana Científica 15/11 - Feriado 22/11 - Estudo de caso 03/12 a 08/12 - Provas Oficiais 17/12 a 22/12 - Provas Substitutivas

4 Seis Sigma - Conceito Processo estatístico de medição e controle de defeitos Serve para promover mudanças Serve também para melhoria contínua de processos É uma prática de gestão que visa aumento do lucro “Três defeitos para cada milhão de peças”

5 Níveis de Sigma Nível Sigma No. de defeitos 2 300 mil 3 66 mil 4
6 mil (maioria) 5 233 6 3,4

6 Surgimento e histórico
Começou em 1986 com a MOTOROLA fazendo benchmarking “Programa de Qualidade 6σ”, baseado em Juran e Deming => qualidade no longo prazo

7 Estrutura do Seis Sigma
PARTICIPANTES: Campeões: definem rumos e apoiam os projetos Master black belts: atuam em tempo integral como mentores Black belts: líderes de equipes já treinados Green belts: participam das equipes e recebem treinamentos Yellow belts: operacionais para dar suporte

8 As fases do método DMAMC
DMAMC: para melhoria de produtos ou processos existentes Definir: metas e objetivos Medir: coleta de dados Analisar: identificar causas Melhorar: melhorar Controlar: incorporar na rotina

9 Ferramentas estatísticas
Mapeamento de processos Controle estatístico do processo e gráficos de controle Gráfico de Pareto Diagrama de Ishikawa Análise de regressão e correlação

10 Ferramentas estatísticas
Diagrama Por que/Para que Usado no Ishikawa Gráfico de dispersão Histograma Gráfico de linha Outras ferramentas estatísticas: Anova, benchmarking, brainstorming, teste qui-quadrado, etc.

11 Benefícios do Seis Sigma
Gera o sucesso que se mantém no tempo Determina uma meta de desempenho comum Intensifica o valor para o cliente Acelera a taxa de melhoria Promove a aprendizagem Executa mudanças estratégicas

12 Implementação do Seis Sigma
A implantação é simples, porém não é fácil Começar top-down Comunicação integrada entre todos os stakeholders Treinar as pessoas Usar indicadores para medir as melhorias Profundo conhecimento técnico dos processos Estrutura de equipes em “cinturões”

13 Modismos e limitações Nascimento Adolescência Maturidade Declínio
Consultores, pacotes e grifes Burocratização, cristalização Iniciador, carismático, Livro seminal Custos superam benefícios, surgem substitutos Nascimento Adolescência Maturidade Declínio

14 Tendências no Brasil Consolidação como estratégia empresarial
Aumento em pequenas e médias empresas Cursos à distância Softwares específicos Integração com outros programas de qualidade já existentes

15 DÚVIDAS?

16 Para casa: Ler capítulos 11 e 12 do livro-texto referentes à esta aula.


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