A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Manual mais pequeno do mundo sobre a nossa sobrevivência … profissional.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Manual mais pequeno do mundo sobre a nossa sobrevivência … profissional."— Transcrição da apresentação:

1

2 O Manual mais pequeno do mundo sobre a nossa sobrevivência … profissional.

3 Assunto: Como ganhar esta guerra social entre pais e alunos ressabiados (desconfiados, melindrados e magoados)?...

4 1. Não queiras salvar o Mundo. (O Mundo não tem salvação. Os humanos têm tratado tão mal a mãe natureza que ela vai agradecer quando os humanos derem cabo de si próprios).

5 2. Não entres na escola com a ideia peregrina de que a tua missão é salvar adolescentes. (Há muitos jovens que não têm salvação. Quando chegam à escola já estão perdidos.) Não te sintas culpado pela perdição dos outros. As culpas da perdição têm de ser distribuídas pelos estadistas/políticos e pelos pais. Os primeiros porque não sabem governar o país; apenas sabem governar-se. Os segundos porque colocam o amor próprio e os interesses pessoais à frente dos interesses dos filhos. E vai daí, passam a vida a fazer asneiras.

6 3. Se vires alguém com fome, compra-lhe uma sandes. Mas não tenhas a pretensão de querer resolver o problema da sua pobreza.

7 4. Não fales nas aulas sobre sexo e política. Concentra- te nas tuas matérias e lembra-te de que ensinar bem é a coisa que melhor podes fazer para ajudares os jovens a serem bem sucedidos.

8 5. Não queiras ser engraçado (a) nas aulas nem queiras passar por humorista. Lembra-te de que estás a falar para 25 alunos que têm telemóveis com câmara fotográfica e gravadores de áudio e vídeo.

9 6. Não queiras fazer-te passar por irmão mais velho, amigo, pai ou mãe dos alunos. Sê simplesmente professor: - um profissional com elevada competência técnica e científica que é pago para ensinar. Quando se ensina bem, está-se a educar. A educação é uma camada que se sobrepõe à instrução. A tua tarefa principal é instruir. A educação vem por acréscimo. É um bónus.

10 7. Não fales sobre a tua vida privada com os alunos. Lembra-te que não és pai nem mãe dos alunos. Tão pouco és irmão. Nem sequer és um amigo. Tu és um profissional.

11 8. Não queiras entrar na intimidade dos teus alunos. Ouve-os quando eles se dirigem a ti para falar sobre os seus problemas pessoais, mas ouve apenas. Não digas nada. Se for caso disso, encaminha-os para os Serviços de Psicologia e Orientação - Psicólogo escolar. Se for assunto que possa ser tratado pela escola, manda-os falar com o Director de Turma.

12 9. Guarda a ternura para os teus filhos. Não caias na tentação de consolar os jovens com carícias, ainda que inocentes. Sê cuidadoso (a). Há jovens que fazem uso da maldade pura.

13 10. Cuidado com as conversas com os pais. Trinca a língua antes de falar. Diz somente o que for realmente necessário. Limita-te à descrição dos factos. Poupa nos adjectivos. Não faças juízos de valor. Não tenhas nunca a pretensão de pensar que os pais dos alunos são teus amigos. E nunca tomes o partido dos pais contra os teus colegas. Lembra-te que os pais passam, mas os teus colegas vão estar ao teu lado durante pelo menos 40 anos.

14 Tem uma boa vida! TolKA&feature=channel ed

15 Colhido em Texto de Ramiro Marques Adaptado por Maria José Matos

16 Desenhos O Pequeno Príncipe De Antoine Saint Exupéri


Carregar ppt "O Manual mais pequeno do mundo sobre a nossa sobrevivência … profissional."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google