A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 10: RSS. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 10: RSS. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 10: RSS. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Curso de Informática – UNATI: Tecnologias de Informação e Comunicação: com enfoque aos ambientes colaborativos Horário: 14:30 às 16: Agosto. 2011

2 Contexto Com a web 2.0 os usuários que até então eram meros espectadores do conhecimento produzido, tornam-se autores e contribuem com a disseminação das informações geradas por outros usuários, o que faz da web atual dinâmica e muito mais aberta; O usuário se vê rodeado de informações que se multiplicam a cada segundo advindas de recursos e ferramentas da web colaborativa como as wikis, blogs, redes sociais...

3 Enquanto a produção de conhecimento aumenta de maneira significativa, a vida moderna transforma o tempo em um bem precioso que faz a busca de assuntos preferidos na web incompatível ao ritmo imposto pela sociedade atual; Surgem deste fato ferramentas como o RSS (Realy Simple Syndication).

4 Surgimento do RSS Antes do RSS haviam outros agregadores de conteúdo que não alcançaram a popularidade desejada devido a sua complexidade; Vários projetos e versões do futuro RSS foram abandonadas até que em 2000 o grupo UserLand assume o projeto e em 2002 torna-o uma ferramenta simplificada para a distribuição de conteúdos.

5 O RSS inovou a maneira de disseminar as informações, se antes o usuário buscava o que queria, hoje, o caminho é inverso, as noticias buscam seus leitores.

6 O que é RSS. RSS: Abreviação de Really Simple Syndication. É uma linguagem que permite que um weblog disponibilize parte ou a totalidade do seu conteúdo para que possa ser integrado em outros sites, ou lido com software especializado.

7 O Realy Simple Syndication (Sindicação Realmente Simples) possibilita que o usuário capture de maneira automática as atualizações do sites e conteúdos de sua preferência por meio de uma sindicação,que segundo Almeida (2008, p. 37, 38) é uma atividade que coleta e replica conteúdos em ambientes digitais propiciando sua troca.

8 O símbolo Universal O símbolo mais conhecido atualmente do RSS foi uma modificação adotada na versão 1.5 do navegador Mozilla Firefox; A substituição do antigo ícone ( ) se tornou tão popular que hoje é adotado universalmente para representar a ferramenta.

9 Como utilizar o RSS. Para a utilização do RSS o usuário precisa de um programa que lê as notícias em um formato XML, onde os documentos e dados são organizados em forma de links de forma hierárquica. Esses links que são chamados de feeds resumem o conteúdo original do site.

10 Acesso O usuário para acessar os feeds precisa de um leitor ou agregador de RSS; Existem várias opções de acesso, entre elas encontram-se softwares que dependendo do sistema operacional utilizado necessitam de instalação e serviços online que podem ser acessados em qualquer computador com acesso a internet.

11 Como receber as Atualizações Para receber os conteúdos de site ou blogs de sua preferência o leitor deve inscrevê-las em seus agregadores, para isso é necessário clicar no ícone RSS exibido na página, que disponibilizará o link dos feeds desejados.

12 Prática Abra o Internet Explorer e digite o seguinte endereço abaixo na barra de ferramentas e tecle ENTER.

13

14

15

16 Visualizando os Feeds Cadastrados Com o IE aberto, na barra de ferramentas, clique em Exibir/Barras do Explorer/Feeds.

17 Visualizando os Feeds(cont)

18 Visualizando as Notícias

19 Google Reader Um serviço da google que possibilita receber as atualizações dos seus sites preferidos.

20 Você é cadastrado? Para que você possa usufruir do Leitor de Feeds, é preciso possuir cadastro, porém isso vale para qualquer outro serviço da Google. Se você já tem, uma conta google como o Orkut por exemplo você pode utiliza-la, mas se não tiver, é muito fácil e rápido se cadastrar. Para se cadastrar, abra a página do Google Reader e clique em Criar uma conta Google.

21 Assim que entrar no serviço, é possível observar que há um grande espaço em branco no centro da tela e algumas opções localizadas do lado esquerdo e, é com elas que você vai começar a dar os primeiros passos. A lógica de um leitor de Feeds é simples, pois tudo o que você precisa fazer é cadastrar um site – desde que ele ofereça este serviço – e começar a receber suas atualizações em um só lugar.

22

23 Para inserir um site no seu leitor, em primeiro lugar, clique no botão Adicionar inscrição. Uma pequena barra de busca será exibida e, nela, é possível digitar a URL da página que você deseja se inscrever ou digitar algum conteúdo do seu interesse, por exemplo, informática.

24 Logo após digitar uma palavra-chave ou colar a URL, uma lista com todos os resultados da busca serão exibidos no centro da tela. Para se inscrever no serviço de RSS de algum site, clique em Inscrever-se. E pronto! Aquela página já está sintonizada com o seu Google Reader, ou seja, toda a vez que ela receber uma atualização você será informado sobre o novo conteúdo.

25 Sem dúvida, os Feeds RSS ajudam – e muito – a vida de qualquer internauta, pois o tempo gasto na verificação de novos conteúdos em cada site que nos interessa, de fato, consome muito tempo. Com um leitor de RSS você não precisa mais se preocupar em acessar todos os dias as páginas que você mais gosta atrás de novidades, pois com este tipo de serviço, as novidades vêm até você. Aproveite que a Google disponibiliza um ótimo leitor de Feeds RSS totalmente gratuito e não perca mais nenhuma novidade dos seus sites preferidos.

26 Atividade Agora que aprendemos a usar o RSS, entre no site do Internautis e o insira no seu leitor de feeds.

27 Referencias ALMEIDA, R. L. de Disseminação de conteúdos na Web tecnologia RSS como proposta para a comunicação cientifica Dissertação (Mestrado em Ciencia da Informação) – Departamento da Informação e documentação, Universidade de Brasilia. Disponível em: Acesso em : 15 agosto 2011 VIRGULA,Como usar o Google Reader :, Acesso em 15 de agosto VIRGULA, Leitores de RSS e Noticias. Disponível em. Acesso em 28 novembro 2010.


Carregar ppt "Aula 10: RSS. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google