A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação Física Prof. Esp. Dr. Cláudio Costa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação Física Prof. Esp. Dr. Cláudio Costa"— Transcrição da apresentação:

1 Educação Física Prof. Esp. Dr. Cláudio Costa
ANATOMIA HUMANA Educação Física Prof. Esp. Dr. Cláudio Costa

2 ANATOMIA HUMANA · EMENTA
Introdução ao estudo da anatomia humana; Sistemas: esquelético, articular, muscular, nervoso (parte periférica), circulatório, linfático, sensorial e tegumentar.          OBJETIVOS Proprocionar estudos anátomo – fisiológicos favorecendo sob esses aspectos a análises e compreensão do movimento humano.

3 História da Anatomia O conhecimento anatômico do corpo humano data de quinhentos anos antes de Cristo no sul da Itália com Alcméon de Crotona, que realizou dissecações em animais. Aristóteles mencionou as ilustrações anatômicas quando se referiu aos paradigmata, que provavelmente eram figuras baseadas na dissecação animal. No século III A.C. Muitas descobertas lá realizadas podem ser atribuídas a Herófilo e Erasístrato, os primeiros que realizaram dissecações humanas de modo sistemático.

4 História da Anatomia Parece que o estudo da anatomia humana recomeçou mais por razões práticas que intelectuais O Fasciculus medicinae era uma coleção de textos de autores contemporâneos destinada aos médicos práticos, que alcançou muitas edições. (1491) A Anatomia e os artistas Renascentistas

5 Joelho humano

6 Introdução à Anatomia A anatomia é o estudo da forma e da constituição do corpo. A palavra Anatomia é derivada do grego anatome (ana = através de; tome = corte). Dissecação deriva do latim (dis = separar; secare = cortar) e é equivalente etimologicamente a anatomia. Anatomia pode ser subdividida em três grandes grupos: Anatomia macroscópica, Anatomia microscópica e Anatomia do desenvolvimento.

7 Introdução à Anatomia A Anatomia Macroscópica é o estudo das estruturas observáveis a olho nu Anatomia Microscópica é aquela relacionada com as estruturas corporais invisíveis a olho nu - lupas, microscópios ópticos e eletrônicos. A Anatomia do desenvolvimento estuda o desenvolvimento do indivíduo a partir do ovo fertilizado até a forma adulta

8 Introdução à Anatomia Normal e variação anatômica
Normal, para o anatomista, é o estatisticamente mais comum, ou seja, o que é encontrado na maioria dos casos. Variação anatômica é qualquer fuga do padrão sem prejuízo da função. Quando ocorre prejuízo funcional trata-se de uma anomalia e não de uma variação. Se a anomalia for acentuada que deforme o corpo, em geral, incompatível com a vida é dita monstruosidade.

9 Introdução à Anatomia NOMENCLATURA ANATÔMICA
Ao conjunto de termos empregados para designar e descrever o organismo ou suas partes dá-se o nome de Nomenclatura Anatômica. 1955, em Paris, foi aprovada oficialmente a Nomenclatura Anatômica, conhecida sob a sigla de P.N.A. (Paris Nomina Anatomica). A língua oficialmente adotada é o latim (por ser “língua morta”), porém cada país pode traduzi-la para seu próprio vernáculo.

10 Introdução à Anatomia POSIÇÃO ANATÔMICA
Para evitar o uso de termos diferentes nas descrições anatômicas posição ereta (em pé, posição ortostática ou bípede), com a face voltada para a frente, o olhar dirigido para o horizonte, membros superiores estendidos, aplicados ao tronco e com as palmas voltadas para frente, membros inferiores unidos, com as pontas dos pés dirigidas para frente.

11 Educação Física Prof. Cláudio Costa
ANATOMIA HUMANA Educação Física Prof. Cláudio Costa


Carregar ppt "Educação Física Prof. Esp. Dr. Cláudio Costa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google