A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ASTRONOMIA. O que é Astronomia? A Astronomia é a ciência que estuda o Universo, numa tentativa de perceber a sua estrutura e evolução. Graças à observação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ASTRONOMIA. O que é Astronomia? A Astronomia é a ciência que estuda o Universo, numa tentativa de perceber a sua estrutura e evolução. Graças à observação."— Transcrição da apresentação:

1 ASTRONOMIA

2 O que é Astronomia? A Astronomia é a ciência que estuda o Universo, numa tentativa de perceber a sua estrutura e evolução. Graças à observação dos céus, o homem pode se orientar durante as longas viagens e prever a melhor época para plantar e colher.

3 Os registros astronômicos mais antigos datam de aproximadamente 3000 a.C. e se devem aos chineses, babilônios, assírios e egípcios. Em outras partes do mundo, evidências de conhecimentos astronômicos muito antigos foram deixadas na forma de monumentos, como Stonehenge, na Inglaterra, que data de 3000 a 1500 a.C. Histórico

4 Stonehenge, Inglaterra

5 As imagens abaixo mostram um dos conceitos hindus do Universo e da Terra Terra

6 Babilônios: A Terra era um enorme plano que tinha uma forma circular. Ela repousava sobre uma câmara de água, um rio que a circunda totalmente. Em volta da Terra havia uma parede que sustentava uma cúpula onde todos os corpos celestes estavam localizados.

7 A deusa egípcia Nut (o firmamento) suportada pelo deus Shu e separada do seu amante (a Terra). Egípcios:o universo era uma ilha plana cortada por um rio, sobre a qual estava suspensa uma abóbada sustentada por quatro colunas.

8 Concepções do universo pelos gregos Cosmos de Aristóteles Atlas

9 Astronomia na Grécia Antiga Os filósofos gregos da antiguidade procuravam explicar tudo o que viam. Nem sempre estavam certos, mas deram importantes colaborações. Tales de Mileto ( a.C), foi quem primeiro previu um eclipse lunar. Pitágoras fez grandes estudos matemáticos e foi o primeiro a considerar que a Terra não era plana e sim esférica. Acreditava que os planetas giravam em torno do Sol, introduziu o termo cosmos.

10 Platão: a Terra ocupava o centro das esferas planetárias ( modelo geocêntrico). Aristarco de Samos ( a.C.) criou um modelo heliocêntrico (o Sol ocupa o centro do Universo), mas sua idéia foi considerada absurda. Hiparco de Nicéia ( a.C ) calculou a duração do ano terrestre com um erro de apenas 6,5 minutos, mas acreditava que a Terra era o centro do Universo (modelo geocêntrico). Precessão de equinócios

11 Modelo Geocêntrico Cláudio Ptolomeu ( A.D) Este modelo tinha a aprovação da Igreja Católica, pois de acordo com as escrituras, a Terra estava fixa no centro do Universo.

12 Modelo Heliocêntrico O sistema geocêntrico durou cerca de 13 séculos. No final do século XV e início do XVI, alguns astrônomos: Nicolau Copérnico, Giordano Bruno, Galileu Galilei e outros, baseados em dados e observações de astrônomos anteriores e das suas próprias observações iniciaram um movimento que originou o modelo heliocêntrico.

13 Nicolau Copérnico ( ): religioso polonês e ensinava astronomia na Itália. Estudava os antigos gregos e escreveu um livro chamado Des Rebolutionibus- A evolução dos Corpos Celestes, em No livro, declarava que a Terra realizava uma volta em torno do Sol, como qualquer outro planeta. Apesar de conter algumas imprecisões, a obra de Nicolau Copérnico ampliou imensamente os horizontes da humanidade.

14 Desenho original de Copérnico: o Sol no centro do universo.

15 Tycho Brahe ( ) nasceu em meio à polêmica entre as teorias geocêntrica de Ptolomeu e heliocêntrica de Copérnico. Em 1575, Tycho já era famoso em toda a Europa pelos seus estudos astronômicos. O rei Frederich II deu à Tycho uma ilha e a Dinamarca pagou pela construção do observatório mais preciso do mundo, Uraniborg. Não acreditava no modelo heliocêntrico.

16 Fillipo [Giordano] Bruno (1548 – 1600): monge dominicano e filósofo, astrônomo e matemático italiano. Defendeu um universo infinito, sem limites, com sóis ao redor dos quais giravam os planetas queimado vivo, acusado, dentre outras, de negar a divindade de Cristo e afirmar que a Terra gira em torno do Sol.

17 Galileu Galilei( ), Pisa, Itália. O surgimento do telescópio construiu telescópio com aumento de 30 vezes, permitiu que Galileu observasse crateras da lua, satélites em volta de Júpiter e também que o planeta Vênus apresentava fases como a Lua. Juntou muitas evidências em favor da teoria heliocêntrica. O primeiro a usar o telescópio para observação astronômica.

18 Advertência da Inquisição: proibição de difundir as ideias heliocêntricas o Papa permite que escreva sobre a teoria de Copérnico, como se fosse uma hipótese matemática Galileu foi julgado e condenado por heresia. Aos setenta anos, renega suas conclusões de que a Terra não é o centro do Universo e imóvel. A sentença ao exílio foi convertida a aprisionamento em sua residência, em Arcetri, onde permaneceu até sua morte.

19 Johannes Kepler( ), astrônomo alemão e matemático. Foi assistente de Tycho Brahe e herdou seus dados astronômicos. Obteve dados muito mais precisos sobre a órbita de Marte e outros planetas e concluiu que sua órbitas em torno do Sol não eram circulares, mas sim elípticas. Três Leis Acreditava no modelo heliocêntrico.

20 Isaac Newton – Inglês, Século XVII enunciou a lei da gravitação universal Explica o movimento dos corpos celestes


Carregar ppt "ASTRONOMIA. O que é Astronomia? A Astronomia é a ciência que estuda o Universo, numa tentativa de perceber a sua estrutura e evolução. Graças à observação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google