A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SAÚDE AMBIENTAL Integração dos conceitos ecológicos com a saúde pública VESTIBULAR UEM 2012 Professor Thaise Roth.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SAÚDE AMBIENTAL Integração dos conceitos ecológicos com a saúde pública VESTIBULAR UEM 2012 Professor Thaise Roth."— Transcrição da apresentação:

1 SAÚDE AMBIENTAL Integração dos conceitos ecológicos com a saúde pública VESTIBULAR UEM 2012 Professor Thaise Roth

2 O que é saúde ambiental? Parte do princípio de que a saúde do homem depende da qualidade do ambiente; Segundo o Plano Nacional de Saúde: 1º compreende os aspectos da saúde humana que são determinados por fatores físicos, químicos, biológicos, sociais e psicológicos envolvidos com o ambiente.

3 O que é saúde ambiental? 2º avaliação, a correção, a redução e a prevenção dos fatores no ambiente que, potencialmente, podem afetar de forma adversa a saúde das gerações presentes e futuras.

4 Problemas ambientais Aquecimento global; Alterações climáticas (chuvas ácidas, camada de ozônio, degelo etc; Desastres urbanos (inundações, desmoronamento, contaminações, epidemias);

5 Tríade básica da vida

6 Estudos da OMS (2006) 24% das mortes no mundo são prematuras causadas por exposição a risco ambientais EVITÁVEIS 94% Doenças diarreicas 42% Infecções respiratórias 42% Malária

7 Impactos ambientais na Saúde Falta de água e esgoto (1 morte infantil a cada 19 segundos); Saneamento inadequado (1500 crianças mortas a cada ano); Poluição do ar e envenenamento (1000 crianças por ano) Combustíveis, tintas, solventes, cosméticos, água e alimentos (ÁREAS INDUSTRIAIS)

8 Impactos ambientais na Saúde Ondas de calor (70 mil mortes EUROPA); Melanoma (200 mil novos casos – 65 mil mortes); Cegueira por catarata (5% do total); Infecção hospitalar Câncer;

9 Dimensões da Saúde ambiental Antropocêntrico Limites de exposição humana segura frente aos riscos ambientais SAÚDE HUMANA Ministério da Saúde Ecocêntrico Limites de proteção para os ecossitemas SAÚDE DO MEIO AMBIENTE Ministério do Meio Ambiente

10 Decisões equivocadas!!?? (contraditórias) Tipos de resíduos, onde e como depositá-los? Contaminação dos solos; Obsolescência programada; (gera lucro no sistema capitalista, irá acabar???); Órgãos assistencialistas (somente);

11 Onde a ecologia entra? ANÁLISE DO QUADRO SANITÁRIO DAS POPULAÇÕES E DOS ECOSSITEMAS Análises das mudanças: AMBIENTAIS DEMOGRÁFICAS COMPORTAMENTO HUMANO TECNOLÓGICAS USO DA TERRA (AGROECOLOGIA) RÁPIDA MOBILIDADE DAS POPULAÇÕES

12 O que acontece no nosso dia dia? Para refletir! Economia de energia e água; (desperdício) Consumo de produtos de empresas que não CONTAMINAM e valorizam seus funcionários (certificação ISO); 1/3 do lixo produzido é composto por embalagens; Produção de entulhos das construções (metade do lixo da cidade); Violência!

13 Sugestões viáveis (até agora) Visão: Econômico X Social X Ambiental; EIA/RIMA; Sustentabilidade; (video) 3 r´s;

14 Econômico X Social X Ambiental; Tudo começou: Homem separado da natureza! Ela existia para servir ao crescimento ECONÔMICO! Vieram muitos avanços! Lógica: extrair, produzir, vender, consumir e DESCARTAR! Os recursos não iriam acabar! LIVRE para consumir o que é quando quiser! O crescimento ECONÔMICO não vem associado ao bem estar SOCIAL e ao equilíbrio AMBIENTAL!

15 Econômico X Social X Ambiental; O mundo pode ser visto de várias maneiras! Visão DA SUSTENTABILIDADE! (ciclos naturais) Harmonia da sociedade e a natureza em cada atitude! Satisfazer-se sem comprometer a capacidade das próximas gerações em fazer o mesmo! Ganha com a oportunidade de trabalho digna Reinventar as açõesVive de forma sustentável Reduz os impactos ambientais da obra Bom para comunidade da região Passa a ser ouvida Construtora reduz seus custos de obra Evita desperdícioEntulhos

16 O que é possível? Mudança de consumo e descarte; Questionar o trabalho das empresas e sua preocupação com a sua produção ANTES E DEPOIS; Cuidado com as condições de trabalho daqueles que lhes prestam serviços; Sustentabilidade: valor para o meio ambiente e sociedade, mas também RENTÁVEL!

17 EIA/RIMA EIA (Estudos de impacto ambiental) diagnóstico detalhado das condições ambientais da área de influência do projeto antes de sua implantação. Deve considerar o solo, o subsolo, o ar, as águas, o clima, as formas de vida, os ecossistemas naturais e o meio sócio-econômico; A análise das consequências de sua implantação e de sua não implantação. Os impactos positivos e negativos, as medidas amenizadoras desses impactos e suas formas de acompanhamento e monitoramento.

18 EIA/RIMA PDF RIMA (Relatório de Impacto sobre o Ambiente) deverá conter as conclusões do estudo, demonstrando em linguagem acessível à toda a comunidade todas as vantagens e desvantagens, ambientais, sociais e econômicas; Deve-se valer de quadros, tabelas, audiovisuais e simulações que facilitem a sua compreensão. Como norma, ficarão à disposição das pessoas interessadas, na Biblioteca Pública da região.

19 É a lei! De acordo com a Resolução Conama de 1986: impacto ambiental é qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente afetam: I. a saúde, a segurança e o bem-estar da população; II. as atividades sociais e econômicas; III. a biota; IV. as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; V. a qualidade dos recursos ambientais.

20 3r´s – Reduzir, reutilizar e reciclar 3 Rs da sustentabilidade, são ações práticas que visam estabelecer uma relação mais harmônica entre consumidor e Meio Ambiente; Adotando estas práticas, é possível: 1. diminuir o custo de vida (reduzir gastos, economizar) 2. favorecer o desenvolvimento sustentável (desenvolvimento econômico com respeito e proteção ao meio ambiente).

21 Saneamento do ambiente Sistema de abastecimento de água potável; Sistema de esgotos de água residuais, urbanas e industriais; Eliminam de excretas (suburbanas e rurais); Remoção de resíduos sólidos (recolha e transformação); Medidas de prevenção e controle da poluição das águas superficiais, atmosférica e acústica;

22 Saneamento do ambiente Medidas de prevenção, combate e controle de roedores, insetos e plantas nocivas; Salubridade dos locais de concentração de pessoas (clubes, escolas, hospitais, industrias etc)

23 Como trabalham os agentes de saúde ambiental? Conhecimento e detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana. Cria medidas de promoção da saúde ambiental e prevenir e controlar os fatores de riscos à saúde.

24 Como trabalham os agentes de saúde ambiental? Cuida especialmente de vetores, reservatórios e hospedeiros, água para consumo humano, ar, solo, contaminantes ambientais e substâncias químicas, desastres naturais, acidentes com produtos perigosos, fatores físicos e ambiente de trabalho.

25 Tenham todos uma ótima prova! "Como não podemos mudar a realidade, deixe-nos mudar os olhos com os quais a vemos." -- Nikos Kazantzakis Não se esqueçam da água e do açúcar para a cachola!


Carregar ppt "SAÚDE AMBIENTAL Integração dos conceitos ecológicos com a saúde pública VESTIBULAR UEM 2012 Professor Thaise Roth."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google