A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. Msc. Amábile Brugnaro Santos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. Msc. Amábile Brugnaro Santos"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Msc. Amábile Brugnaro Santos
Produtos e Serviços Profa. Msc. Amábile Brugnaro Santos

2 O que é um produto? Um produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo. Pode incluir bens físicos, serviços, experiências, eventos, pessoas, locais,organizações, idéias etc. O produto é elemento chave na oferta de mercado.

3 Serviço O serviço, por sua característica intangível, é produzido, entregue e consumido no mesmo instante, procurando agradar ao consumidor e agregar valor pela prestação do mesmo.

4 Diferença entre produtos e serviços
Fabricação Distribuição Entrega Consumo Fabricação Distribuição Entrega Consumo Simultâneos

5 Classificações do produto
DURABILIDADE E TANGIBILIDADE BENS DE CONSUMO NÃO DURÁVEIS, DURÁVEIS, SERVIÇOS BENS DE CONSUMO (B2C) DE CONVENIÊNCIA, DE COMPRA COMPARADA, DE ESPECIALIDADE, NÃO PROCURADOS BENS EMPRESARIAIS (B2B) MATERIAIS E PEÇAS, BENS DE CAPITAL, SUPRIMENTOS E SERVIÇOS

6 Cinco níveis de produto
Produto potencial Produto ampliado Produto esperado Produto básico Benefício central

7 Variáveis que compõem o produto
DESIGN MARCA EMBALAGEM ODOR, COR, SABOR FORMA, TAMANHO QUALIDADE SERVIÇO

8 Bens de consumo (B2C) Produtos de conveniência
Compra freqüente e imediata baixo preço muitos lugares para compra incluem: produtos de consumo geral produtos de compra por impulso produtos de emergência

9 Produtos de compra comparada Compra com menor freqüência
busca de informações sobre o produto poucos lugares para a compra comparáveis por: adequação e qualidade preço e estilo

10 Produtos de uso especial
Esforço adicional para compra características únicas identificação da marca poucos locais disponíveis para compra

11 Produtos não procurados
lançamentos e inovações produtos que os consumidores não têm conhecimento ou não pensaram a respeito requerem muita propaganda e esforço de venda pessoal

12 Ciclo de vida de produto Período de tempo
REJUVENESCIMENTO VENDAS FLUXO DE CAIXA MATURIDADE CRESCIMENTO DECLÍNIO ABANDONO INTRODUÇÃO CICLO DE MERCADO

13 Categorias do composto de serviços
Produtos tangíveis com serviços agregados Produtos apenas tangíveis Serviços principais com produtos agregados Serviços puros Híbridos

14 Determinantes da qualidade do serviço
Confiabilidade Responsabilidade Segurança Empatia Tangibilidade

15 Desafios em serviços INSEPARABILIDADE INTANGIBILIDADE SERVIÇOS
SÃO CONSUMIDOS NO MESMO MOMENTO EM QUE SÃO PRODUZIDOS INTANGIBILIDADE NÃO PODEM SER VISTOS, PROVADOS, SENTIDOS ANTES DA COMPRA SERVIÇOS VARIABILIDADE A QUALIDADE DEPENDE DE QUEM, COMO, ONDE E QUANDO EXECUTA PERECIBILIDADE NÃO PODEM SER ESTOCADOS PARA VENDA OU USO POSTERIOR

16 Superando os desafios em serviços
INTANGIBILIDADE Use a imaginação para tornar o serviço tangível INSEPARABILIDADE Melhore a produtividade dos provedores do serviço Serviços VARIABILIDADE Padronize a produção e o fornecimento do serviço PERECIBILIDADE Localize e atenda a demanda por serviços


Carregar ppt "Profa. Msc. Amábile Brugnaro Santos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google