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Amala e Kamala encontradas em 1920, comportamento animal. Quais as diferenças entre o homem e o animal?

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2 Amala e Kamala encontradas em 1920, comportamento animal. Quais as diferenças entre o homem e o animal?

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4 Os animais são capacitados para Enfrentar certas dificuldades. asas Couro peludo Armadura protetora rapidez

5 O homem -ser cultural Pelo controle do fogo e habilidade de fazer roupas e casas, o homem pode viver desde os pólos da Terra até o Equador.

6 Ser mais rápido, voa mais alto Enxergar mais longe,derrubar qualquer animal

7 > A compensação do homem por seus pobres dotes corporais: cérebro grande e complexo que permite desenvolver sua cultura.

8 >A ação instintiva é regida por leis biológicas hereditárias >idênticas na espécie e invariável de individuo para indivíduo, dando a ilusão de perfeição.

9 São atos que não tem história, não se renovam, são os mesmo sempre. só na evolução das espécies, ou mutações genéticas. S ão cegos, - ignoram a finalidade da própria ação- (animais nos níveis mais baixos da escala zoológica).

10 >É consciente da finalidade. >Existe antes como pensamento e a execução resulta da escolha de meios necessários para atingir os fins propostos. se necessário, os planos são modificados,

11 Existem animais que parecem mais livres da dependência de instintos ou reflexos. Apresentam comportamento mais maleável e imprevisível.

12 Inteligência concreta >Já em animais, como chipanzés e gorilas, encontra-se atos inteligentes e capacidade de raciocínio.

13 >resposta inteligente, não instintiva, variável. >O animal não: inventa, aperfeiçoa ou conserva o instrumento para o uso posterior. >O gesto não tem seqüência, não adquire significado de experiência. Chipanzé puxa caixote para alcançar bananas penduradas no alto da jaula.

14 >O animal não produz sua existência, apenas conserva através de seus instintos. >Atos que visam sua defesa e a procura de alimentos.

15 Conclusão: a vida animal é uma repetição do padrão básico vivido pela sua espécie.

16 Os atos humanos, fazem parte de um legado social. Resulta de muitas gerações e é transmitido, através da linguagem.

17 O ser humano é capaz de romper com parte do passado, questionar o presente e criar o futuro.

18 O ser humano não nasce pronto pelas mãos da natureza.

19 Palavra usada para diferentes significados. Para historiadores designa o conjunto dos modos de vida criados e transmitidos de uma geração para outra.

20 Graças ao desenvolvimento de seu psiquismo o ser humano se tornou o ser biológico e cultural ao mesmo tempo.

21 No homem então ocorre uma síntese de : >caracterítsicas hereditárias e adquiridas, >aspectos individuais e sociais, >elementos de estado de natureza e de estado de cultura.

22 >O ser humano é ao mesmo tempo produto e transformador da natureza e cultura. >O homem é capaz de criar de modo extraordinário, e de destruir de maneira devastadora.

23 > De acumular saber imenso no entanto permanecer angustiado por dúvidas profundas.

24 Dentro da biosfera o homem construiu a antroposfera – parte do mundo que resulta do ajustamento da natureza às necessidades humanas.

25 > Levi-Strauss : A cultura é a linguagem, permite intercâmbio de experiências e aquisições culturais. > Karl Marx : A partir do trabalho ou produção de meios de vida, que todas as outras formas de manifestação humanas acontecem.

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27 Palavra usada para diferentes significados. Para historiadores designa o conjunto dos modos de vida criados e transmitidos de uma geração para outra.

28 > criação exclusiva dos humanos. >É adquirida, não é herdada. > Transmitida de geração em geração pela linguagem. > Múltipla e variável, no tempo e espaço.

29 As pessoas vivem sobre influência de diversas grupos sociais e cada um com uma cultura: Trabalho Família Religião

30 Se o trabalho é o momento inaugural, a linguagem não deixa de ser de grande importância para a cultura pois permite o intercambio das aquisições culturais. Natureza é o reino da repetição Cultura é a relação dos humanos com o tempo e espaço.

31 A cultura pode ser considera então um amplo conjunto de conceitos, símbolos, valores e atitudes que modelam a sociedade. É a resposta oferecida pelos grupos humanos ao desafio da existência. Os seres humanos variam em conseqüência das condições sociais, econômicas, políticas, históricas em que vivem. Eles são culturais e históricos.

32 1-O mundo que resulta do pensar e do agir humano não pode ser chamado natural, pois encontra-se transformado e ampliado por nós. A tarefa de produzir, construir e ampliar os valores materiais e espirituais é parte da tarefa do cultivo de toda sociedade. Ao trato, construção e elaboração dos valores materiais e espirituais de um povo podemos denominar de A) fabricação. B) cultura. C) educação. D) espiritualização.

33 2- O trabalho humano é uma ação transformadora da realidade, dirigida por finalidades conscientes. Ao reproduzir técnicas já usadas e ao inventar outras novas, a ação humana torna- se fonte de ideias e, portanto, experiência propriamente dita. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA. A) O animal não trabalha – mesmo quando cria resultados materiais com essa atividade –, pois sua ação não é deliberada, intencional. B) O animal trabalha – cria resultados materiais com essa atividade –, pois sua ação é deliberada, intencional.

34 C) O animal trabalha e produz sua existência – mesmo quando cria resultados materiais com essa atividade –, pois sua ação é deliberada, intencional. D) O animal trabalha e é consciente de suas ações – cria resultados materiais com essa atividade –, pois sua ação é deliberada, intencional.

35 01. Imagine-se em um centro urbano, observando pessoas que estão indo e vindo de diferentes lugares, cada uma movida por múltiplas razões. Pode-se, entre outros aspectos, identificar que cada pessoa é impulsionada a realizar características que a distinguem de outros animais. Cada uma dessas características pode afirmar o homem como I. ser histórico. II. ser religioso. III. ser que produz cultura. IV. ser de conhecimento. V. ser que se realiza pelo trabalho.

36 Estão CORRETAS a)I e II, apenas. B) III e IV, apenas. C) I, II, III, IV e V. D) II, III e V, apenas. E) I e V, apenas.

37 8-Em relação aos elementos que compõem a linguagem, marque a respostas falsa. a)Repertório é a relação de signos que vão compor a linguagem. b)Existem regras de combinação entre os signos, e nestas não podemos combinar símbolos com sentidos opostos. c) A regra do uso dos signos nos dita em que situação usar determinado signo. d) Para se ter domínio da linguagem é necessário apenas ter conhecimento do repertório da mesma.

38 11- A cultura pode ser considera então um amplo conjunto de conceitos, símbolos, valores e atitudes que modelam a sociedade.Em relação a cultura assinale a alternativa falsa. a) A cultura pode ser entendida como um a resposta oferecida pelos grupos humanos ao desafio da existência. b) Os seres humanos são culturais e históricos pois variam em conseqüência das condições sociais, econômicas, políticas, históricas em que vivem. c) A cultura não se modifica, independentemente de mudarem as normas e entendimentos. d) não é herdada, é adquirida sendo transmitida de geração em geração pela linguagem.


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