A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sofistas Sec. V a.c. O foco de suas atividades passa a ser o próprio homem e a sociedade. O termo sofista significa sábio, mas com o decorrer do tempo,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sofistas Sec. V a.c. O foco de suas atividades passa a ser o próprio homem e a sociedade. O termo sofista significa sábio, mas com o decorrer do tempo,"— Transcrição da apresentação:

1 Sofistas Sec. V a.c. O foco de suas atividades passa a ser o próprio homem e a sociedade. O termo sofista significa sábio, mas com o decorrer do tempo, ganhou o sentido de impostor, devido sobre tudo às seguintes críticas feitas por Sócrates e Platão: 1.Mercenários do saber 2.Capciosos praticantes de discursos vazios 3.Moralistas superficiais 4.Defensores de qualquer idéia, caso fosse vantajoso 5.O erro e a mentira valem tanto quanto a verdade Os sofistas eram professores que vendiam os seus ensinamentos de filosofia. Foram os primeiros a sistematizar o ensino, formando um currículo de estudo: gramática – retórica – dialética – aritmética – geometria – astronomia e música. Foram os idealistas da democracia: Surge com eles a figura do cidadão que tinha o direito de expressar em público sua opinião sobre o que era melhor para a cidade.

2 Sofistas 1.Protágoras de Abdera
”O homem é a medida de todas as coisas”. O logos sai da esfera divina para a esfera humana. Não há nenhuma verdade absoluta. O conceito de moral é convencional .

3 SÓCRATES – Final do Séc.V. a.C.
Seu método parte da ironia (pergunta) para a maiêutica (parto do conhecimento). Antes de querer conhecer a natureza ou persuadir os outros, primeiro e antes de tudo, conhece-te a ti mesmo. Sócrates defende princípios absolutos, verdades eternas, leis morais e imutáveis e iguais para todos.

4 SÓCRATES – Final do Séc.V. a.C.
A vida humana deve ser vivida em obediência, mesmo que isso exija grande sacrifício. O homem está destinado a alcançar sua plena realização somente depois da morte. Sei que nada sei – a consciência da própria ignorância é o começo da filosofia.

5 SÓCRATES – Final do Séc.V. a.C.
O pressuposto para atingir a verdade é a humildade e o método - o diálogo.

6 SÓCRATES – Final do Séc.V. a.C.
Para Sócrates ninguém é mau, pois tinha a convicção de que aquele que é mau o é porque não sabe. Sócrates tornara-se um perigo, pois fazia a juventude pensar. Foi condenado à morte sob acusação de corrupção da juventude. (O poder é mais forte quando ninguém pensa)

7 SÓCRATES – Final do Séc.V. a.C.
Cada Ato Influencia o Caráter “Cada ato da vida, por menos importante que seja, tem sua influência na formação do caráter. Um bom caráter é mais precioso que posses mundanas, e a obra de formá-lo é a mais nobre na qual se possam empenhar os homens.” White, Mente, Caráter e Personalidade, V.II, p.545.

8 SÓCRATES – Final do Séc.V. a.C.
A Mente é o Terreno, o Caráter o Fruto “Cada faculdade do homem é um operário a construir para o tempo e a eternidade. Dia a dia a estrutura vai subindo, embora o dono não se aperceba disso. É uma construção que tem de figurar ou como farol de advertência por causa de sua deformidade, ou como estrutura que Deus e os anjos admirarão, por sua harmonia com o Modelo Divino.” Idem, p. 545.

9 SÓCRATES – Final do Séc.V. a.C.
Caráter Nobre, Formado por Duras Batalhas com o Próprio Eu Cristo não nos deu garantia alguma de que é fácil alcançar perfeição de caráter. Não se herda caráter perfeito e nobre. Não o recebemos por acaso. O caráter nobre é ganho por esforço individual mediante os méritos e a graça de Cristo. Deus dá os talentos e as faculdades mentais; nós formamos o caráter, o qual, é formado por combates árduos e renhidos com o próprio eu. As tendências herdadas devem ser banidas por um conflito após outro. Devemos esquadrinhar-nos detidamente e não permitir que permaneça traço algum incorreto.” Idem, p.546.

10 Educadores de princípios
A maior necessidade do mundo é a de homens - homens que se não comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus. Educação, pág. 57. Professor Gondim

11 Educadores de princípios
Pipocas da vida


Carregar ppt "Sofistas Sec. V a.c. O foco de suas atividades passa a ser o próprio homem e a sociedade. O termo sofista significa sábio, mas com o decorrer do tempo,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google