A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto Visual Conceitos básicos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto Visual Conceitos básicos."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto Visual Conceitos básicos

2 Comunicação e linguagem
Comunicação é um sistema lingüístico que utiliza códigos cognitivos, baseados em experiências herdadas ou vivenciadas, para emitir ou receber informações. A comunicação é uma ferramenta de sobrevivência aperfeiçoada pela evolução, utilizada pelos humanos para interagir com seus semelhantes e se organizarem como sociedade. Comunicar é tornar uma idéia comum.

3 Elementos básicos da comunicação
Emissor: alguém transmite uma idéia, se comunica; Receptor: indivíduo ou grupo a quem a mensagem é destinada (público alvo); Canal: meio pelo qual a mensagem é enviada; Código ou linguagem: elementos cognitivos em que o emissor ambienta a mensagem para o receptor interpretar; Contexto: situação ou momento a que a mensagem se refere.

4 Compreensão e transmissão de idéias
A interpretação de uma informação é baseada no repertório cultura, formação educacional, comportamento social e experiências vividas pelo receptor. Por causa disso, é comum que cada indivíduo tenha uma determinada leitura dependendo de sua bagagem de vida.

5 Gosto é gosto

6 O que é um Projeto Visual
Planejamento dos aspectos visuais de peças para a comunicação de mensagens, transmitindo: Conforto Segurança Credibilidade Satisfação É focado no perfil de um público alvo e deve seguir um tema. É um guia que explicará como a peça será antes de iniciar seu desenvolvimento.

7 Níveis de abstração Como a maior parte da comunicação envolve experiências e conceitos, o receptor interpretará da forma como seu cérebro relaciona a idéia com a forma: Objeto: coisas materiais e tangíveis, que possam ser vistas ou tocadas. Experiências: situações vividas, memórias. Duas pessoas tem experiência comum ao mesmo objeto, mas podem ter diferentes sentimentos sobre ele. Conceitos: idéias, pensamentos, crenças, valores e representações do mundo. Normalmente confundido com a própria realidade.

8 Design gráfico O desgin precisa ser funcional e não apenas belo. Os elementos são estratégicos, propositais. Cuidado: Excesso de informação atrapalha a leitura. Complexidade gratuita não impressiona o público alvo.

9 Funções do Projeto Visual
Conduzir a leitura (narrativa); Facilitar a compreensão do conteúdo; Transmitir uma informação de forma clara; Facilitar a localização do assunto; Familiarizar a comunicação; Deve dar persuasão a mensagem.

10 A utilização de um tema ajuda a ambientar as informações.
Faz com que o público se identifique com a peça. Agregando mais persuasão na mensagem. Dá mais personalidade e estilo para o projeto visual.

11 Criando uma personalidade para o tema
Encontra-se o grupo emocional associado a comunicação; Identifica-se sua imagem arquetípica do público; Define o estilo e o espírito da peça; Criação da forma e pensamento; Produzir painel de personalidade; Relacionar a peça com o consumidor.

12 KuroKawa Kenta (KuwaKenta)
Exemplo de projetos 'Fruit' Book Valerie S. (humanskin) Advertising Brochure Adrian (Thurgood) Portfolio - II KuroKawa Kenta (KuwaKenta)

13 Referência bibliográfica
As informações contidas nessa apresentação foram elaboradas com base na minha experiência profissional que, em algum momento, podem contradizer o que é explicado na teoria. Existem algumas informações que são encontradas na Wikipédia. Porém, como seu conteúdo pode ser alterado por qualquer pessoa, sua credibilidade é questionável. Só utilize informações da Wikipédia se você já conhece o assunto e concorda com as definições. Experimente Design Estrategicamente! ADEGRAF O design gráfico como elemento de linguagem editorial Márcia Okida

14 Gestalt Arquétipos Semiótica Saul Bass Minimalismo Quarto poder
Para pesquisa Gestalt Arquétipos Semiótica Saul Bass Minimalismo Quarto poder


Carregar ppt "Projeto Visual Conceitos básicos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google