A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora – Ana Maria 6° anos 2011

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora – Ana Maria 6° anos 2011"— Transcrição da apresentação:

1 Professora – Ana Maria 6° anos 2011
Origem dos seres vivos Professora – Ana Maria 6° anos 2011

2 Formação da crosta terrestre
A Terra formou-se há cerca de 4,6 bilhões de anos. Formada por um magma quente, muito brilhante, bombardeada frequentemente por meteoritos e cometas. Não tinha atmosfera. Sua superfície refletia parte da radiação solar. Do impacto dos meteoritos e cometas ocorreu a libertação de energia aumentando o aquecimento.

3 Formação da crosta terrestre

4 Formação da crosta terrestre
Nesse momento, os elementos químicos mais densos afundaram, sendo que hoje fazem parte da composição do núcleo e do manto enquanto os menos densos formam a crosta.

5 Atmosfera primitiva Se formou durante os primeiros 500 milhões de anos de vida do planeta. Neste período tinha uma intensa ação vulcânica. Os gases que foram expelidos do interior da Terra, formaram uma atmosfera densa.

6 Atmosfera primitiva À Terra foi esfriando.
A atmosfera primitiva começou a ficar com muito vapor de água. Começou a chover, formando os mares e os oceanos. A chuva carregou parte de Dióxido de Carbono. Na atmosfera, ficou o Azoto, vestígios de Dióxido de Carbono, vapor de água, Metano e Amoníaco. Através da radiação solar, as moléculas de Metano e de Amoníaco foram em grande parte destruídas, originando o hidrogênio. O hidrogênio foi para o espaço.

7 Atmosfera primitiva

8

9 Formação dos oceanos primitivos
As erupções vulcânicas liberaram gases para o surgimento da atmosfera, do efeito estufa e a produção de vapor de água. O vapor de água se condensava e voltava à superfície na forma de chuva. Diminuição da temperatura da superfície da Terra. Acumulo de água nos pontos mais baixos da superfície do planeta. Com a erosão das rochas, ocorreu o arraste de sais para os oceanos, tornando-os salgados.

10 A Terra em sua forma primitiva, no tempo da criação da hidrosfera, atmosfera e crosta terrestre.
Sopa primitiva, formada por compostos orgânicos simples em solução nos oceanos.

11 Aparecimento do oxigênio (O2)
As radiações ultravioletas causaram a quebra de moléculas de água, com formação de Hidrogênio e Oxigênio: 2H2O         à             2H2 + O2 O Hidrogênio foi para o espaço. O Oxigênio, foi fixado, formando os dióxidos e só mais tarde, começou a ser libertado para a atmosfera ( 2100 milhões ). Através da fotossíntese, o oxigênio começou a se dissipar para a atmosfera. Atmosfera passou a ter oxigênio na sua composição, que quando atingiu uma concentração elevada, formou a camada de ozônio (O3). Acredita-se que os primeiros organismos a realizarem o processo de fotossíntese tenham sido as cianobactérias (algas azuis).

12 Ozônio A camada do ozônio tem a função de filtrar a radiação solar e proteger a superfície terrestre. Após o seu aparecimento, os organismos aquáticos puderam sair da água e povoar o ambiente terrestre. A camada de ozônio e o dióxido de carbono são responsáveis pelo efeito estufa.

13 Bilhões de anos atrás 4,5 3,5 2,5 1,5 0,5 Fontes energéticas
bombardeamento por U.V. elevado, calor da Terra elevado, relâmpagos intensos bombardeamento por U.V. elevado, calor da Terra menor, relâmpagos médios bombardeamento por U.V. elevado, calor da Terra baixo, relâmpagos fracos bombardeamento por U.V. fraco, calor da Terra baixo, relâmpagos fracos Gases na atmosfera hidrogênio, metano, amoníaco, água, dióxido de carbono hidrogênio, amoníaco, água hidrogênio, amoníaco, água, ozônio, oxigênio, dióxido de carbono água, oxigênio, usou, azoto, dióxido de carbono Moléculas no oceano moléculas orgânicas simples sintetizadas abioticamente, metano e hidrocarbonetos, amônia, ácidos e alcoóis moléculas orgânicas complexas sintetizadas abioticamente, nucleotídeos, aminoácidos, açúcares  moléculas orgânicas complexas usadas pelos protobiontes, início da síntese biótica de proteínas, gorduras e açúcares em células moléculas orgânicas complexas obtidas apenas por síntese biótica Tipo de formas de Vida era de evolução química, protobiontes procariontes surgimento dos eucariontes organismos multicelulares

14 "A Origem da Vida" é uma das grandes questões científicas da Humanidade.

15 Origem da vida Estima-se que os primeiros seres vivos surgiram provavelmente há cerca de 3,5 bilhões de anos. Os fósseis mais antigos que conhecemos datam de 3,5 bilhões de anos.

16 Origem da vida Há pelo menos três hipóteses para explicar a origem da vida, que são: Panspermia (Origem extraterrestre) Criacionismo (origem procriação divina). Origem da vida (teoria científica).

17 Panspermia (origem extraterrestre)
Através de poeiras espaciais e meteoritos que caíram em nosso planeta trazendo certos tipos de microrganismos.

18 Panspermia (Origem extraterrestre)

19 Criacionismo É a ideia mais antiga. É uma teoria religiosa.
Todos os seres vivos foram criados por uma divindade (Deus) Permanecem com a mesma forma com que forma criados. Eles não mudam ao longo do tempo (fixismo).

20 Abiogênese Teoria de origem da vida baseada na geração espontânea.
Foi formulada por Aristóteles. Foi a teoria de preferência científica por mais de anos. O ser vivo originava – se de uma matéria bruta ( água, lama, palha e madeira). Tornou-se uma ideia chave para o Criacionismo.

21 Experimento de Redi (1626-1698)
Colocou pedaços de carne no interior de frascos, deixando alguns abertos e fechando outros com uma tela. Observou que o material em decomposição atraía moscas, que entravam e saíam ativamente dos frascos abertos. Depois de algum tempo, notou o surgimento de inúmeros "vermes“. Observou os vermes se transformarem em casulos, e de cada um deles saiu uma mosca. Demonstrando com isso que as larvas presentes na carne em putrefação se desenvolvem a partir de ovos de moscas e não pela transformação da carne. Nos frascos fechados, porém, onde as moscas não tinham acesso à carne em decomposição, esses "vermes" não apareciam .

22 Experimento de Redi

23 Biogênese Louis Pasteur adaptou a experiência de Spallanzani.
Colocou caldo de carne em um balão de vidro com um longo gargalo, submetendo-o a um aquecimento prolongado seguido de um lento resfriamento (pasteurização). O caldo ficou completamente esterilizado. A seguir retorceu os gargalo do balão de vidro e deixou com forma de "s" criando o balão "pescoço de cisne". Pasteur não tampou o frasco permitindo o contato com o ar.. O líquido permaneceu estéril. Derrubou a teoria da Abiogênese. Prevaleceu a teoria da Biogênese A vida se origina somente de outra vida preexistente.

24 Os experimentos de Pasteur

25 Hipótese de Oparin e Haldane
A atmosfera primitiva . Descarga elétrica e radiação UV. Formação das moléculas orgânicas. Mares primitivos. As chuvas arrastavam as moléculas orgânicas para os mares. Coacervados. Coacervados: o conjunto de moléculas orgânicas reunidas em grupos envoltos por moléculas de água. Não eram seres vivos, mas uma primitiva organização de moléculas orgânicas, que podiam trocar substâncias com o meio externo, possibilitando ocorrer muitas reações químicas em seu interior.

26 Formação dos coacervados

27 Formação dos coacervados

28 Formação dos coacervados

29 coacervados

30 Coacervados

31 Dos coacervados às células
Os coacervados puderam se transformar em seres unicelulares. Os primeiros seres vivos da Terra eram unicelulares, heterotróficos e alimentavam-se de substâncias existentes nos oceanos. Com o aumento dos seres primitivos os alimentos existentes tornaram-se insuficientes. Depois de milhões de anos, alguns seres tornaram-se capazes de produzir clorofila e fazer fotossíntese (surgiram os primeiros seres autotróficos,). Foi a partir desses dois tipos de seres que se desenvolveu a vida na Terra.

32 O experimento de Miller
Década de 1950, Stanley Miller, simulando condições da atmosfera primitiva, conseguiu demonstrar a formação de compostos orgânicos.

33 Experimento de Miller

34 Coacervados e célula primitiva

35 Procarionte

36 Células procariontes e eucariontes

37 Células procariontes e eucariontes

38

39 Cronologia do desenvolvimento de seres vivos
Com o aparecimento destes seres, começou a produzir-se o oxigénio, O2. 3.800 M.a. – Vestígios de vida com heterotróficos anaeróbios. 3.000 M.a. – Bactérias autotróficas fotossintéticas 2.800 M.a. – Cianobactérias 2.000 M.a. – Acumulação de oxigénio atmosférico 1.800 M.a. – Bactérias heterotróficas / autotróficas aeróbias (utilizam oxigénio) 1.450 M.a. – Eucariontes sem clorofila 1.400 M.a. – Eucariontes com clorofila 670 M.a. – Pluricelulares eucariontes de corpo mole 550 M.a. – Pluricelulares eucariontes com concha 350 M.a. – Saída das águas destes animais para viverem na terra


Carregar ppt "Professora – Ana Maria 6° anos 2011"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google