A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Atual Papel do RH nas Organizações

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Atual Papel do RH nas Organizações"— Transcrição da apresentação:

1 O Atual Papel do RH nas Organizações

2 O Atual e Sistêmico RH Hoje, no interior de uma organização o RH desempenha muitos papeis. Porém, sua função básica consiste em promover uma maior cooperação entre as pessoas que fazem parte das organizações e ali se encontram em busca de alcançar os seus objetivos individuais e institucionais. O Rh funciona como uma ponte entre colaboradores e empresas na busca por estes objetivos. Podemos também citar algumas sub-funções do RH como o de treinar, desenvolver, motivar, promover ou manter os colaboradores nas organizações. Somadas a todas as modernas funções do RH está a tarefa de descobrir novos talentos no interior de suas próprias organizações.

3 O Atual e Sistêmico RH O RH precisa funcionar de uma forma sistêmica, ou seja, a organização precisa ser visualizada na sua totalidade, não é época de ficar esperando que os colaboradores cheguem até o RH, ao contrário, o RH deve buscar estar próximo daqueles que compõem a organização. Somente assim, será possível perceber onde estão os novos talentos que irão agregar vantagem à sua empresa. Importante observar que um RH que faz a opção por trabalhar de forma sistêmica deve estar preparado para acompanhar as constantes e necessárias mudanças. São as atualizações que decorrem de um ambiente dinâmico e competitivo.

4 O Atual e Sistêmico RH Até bem pouco tempo atrás, era bastante comum encontrarmos o RH desempenhando funções meramente burocráticas como o acompanhamento de admissão e demissão de funcionários ou o fechamento da folha de pagamento. Hoje, esse quadro já se reverteu e, independente do tamanho da empresa o RH possui um relevante papel da tarefa da gestão de pessoas. Existe toda uma preocupação em tornar o clima das organizações o mais propício possível ao surgimento destes novos talentos tão buscados pelas organizações.

5 O Termo RH RH é um termo que vem sofrendo alterações. Melhor falarmos em gerenciamento de pessoas, desenvolvimento de talentos ou gestão de pessoal. A justificativa para a mudança na nomenclatura seria o fato de que o termo recurso dar uma idéia de objeto, ou algo pouco pessoal. Quando falamos em recursos nos referimos a algo do qual podemos nos utilizar para o alcance de nossos objetivos.

6 As Novas Funções do RH: Objetivos Empresariais X Objetivos Pessoais
Gerenciar pessoas é considerá-las parceiras das organizações, onde esta parceria consiste em uma ajuda mútua entre colaboradores e empresa em busca de seus objetivos. Uma das modernas funções do RH está exatamente em mediar esta busca. Ora, ambos precisam ganhar. De um lado está o colaborar que oferece à empresa todo seu potencial e experiência, em contra-partida este colaborador precisa sentir a empresa como uma meio possível para o alcance de seus objetivos individuais, sejam eles profissionais ou pessoais.

7 As Novas Funções do RH: Objetivos Empresariais X Objetivos Pessoais
Por outro lado estão as empresas que investem forte em equipamentos, material de escritório, computadores e desenvolvimento de pessoal (capacitação, treinamento, cursos) e que esperam de retorno um comprometimento e empenho por parte de seus colaboradores no alcance de seus objetivos organizacionais.

8 As Novas Funções do RH: Objetivos Empresariais X Objetivos Pessoais

9 As Novas Funções do RH Idalberto Chiavento em seu livro Gestão de pessoas, nos diz: “Verificou-se que, se a organização quer alcançar os seus objetivos da melhor maneira possível, ela precisa saber canalizar os esforços das pessoas para que também estas atinjam os seus objetivos individuais e que ambas as partes saiam ganhando. Modernamente, a solução do tipo ganhar-ganhar no jogo de interesses envolvidos é perfeita. Trata-se de uma solução que requer negociação, participação e sinergia de esforços”.

10 As Novas Funções do RH Porém, muitas vezes existe um desencontro destes objetivos, gerando assim um difícil conflito organizacional, que na maioria das vezes somente a intervenção precisa do RH poderá dissolvê-lo. A seguir, o quadro mostra um comparativo de alguns objetivos empresariais e pessoais.

11 Competitividade Organizacional
Hoje, o mercado não comporta mais empresas que estão ali apenas como figurantes. A tônica do momento consiste em ser competitiva, em ser considerada como referência. É o que chamamos de competitividade. Porém, a competitividade de uma organização depende diretamente da atuação daqueles que trabalham no desenvolvimento de suas atividades: os colaboradores. Para isso, estes colaboradores necessitam estar motivados para a realização positiva de suas tarefas e assim, contribuírem para esta competitividade. É atribuída ao RH a difícil e delicada tarefa de tornar os colaboradores constantemente motivados. Não precisamos explicitar que muitas vezes os fatores de motivação estão além das possibilidades do RH.

12 Competitividade Organizacional
Fatores motivadores como melhoria salarial ou redução de jornada de trabalho dependerão de decisões de departamentos administrativos ou financeiros. NESTE CASO O QUE FAZER PARA MOTIVAR? Não há receita pronta que se possa aplicar a qualquer organização, pois toda organização sempre terá sua identidade única, porém é preciso conscientizar aos colaboradores que o alcance que qualquer tipo de melhoria começa pelo aumento da competitividade da organização.

13 Competitividade Organizacional
Quanto mais competitiva a organização melhor será seu desempenho, maiores serão as possibilidades da mesma investir seus lucros no seu principal parceiro, o seu colaborador.


Carregar ppt "O Atual Papel do RH nas Organizações"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google