A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ Vicente Willians do Nascimento Nunes Orientador: Alberto da Costa Tornaghi Outubro/2011 TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ Vicente Willians do Nascimento Nunes Orientador: Alberto da Costa Tornaghi Outubro/2011 TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ Vicente Willians do Nascimento Nunes Orientador: Alberto da Costa Tornaghi Outubro/2011 TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC (100H) – DECORRÊNCIAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DO MATO GROSSO.

2 -Experiência nas escolas; -Entender como as TIC e, de forma mais específica, as Tecnologias Digitais modificam práticas educacionais; -Vislumbrar novas propostas pedagógicas (contextualização, interação, rede etc.); -O papel do professor (pesquisador, orientador, motivador etc.); -A ação do aluno (expressão, pesquisa, produção etc.). Motivação

3 GERAL Investigar a prática pedagógica de professores/gestores que participaram do curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h), para verificar a ocorrência (ou não) de mudanças em suas estratégias e metodologias, e os efeitos destas na aprendizagem, em particular, buscando o desenvolvimento de práticas de autoria. ESPECÍFICOS 1-Investigar como o uso das TIC contribuiu para o desenvolvimento de processos de autoria como prática pedagógica na escola, 2-Verificar como a participação de docentes no curso implicou em práticas de autoria pelos alunos, identificando as situações criadas para tal; 3-Analisar quais inovações pedagógicas, apoiadas pela utilização das TIC, surgem em decorrência da participação no curso TIC (100 horas). Objetivos

4 Rede socio-técnica Autoria Autonomia A construção do conhecimento Aprendizagem por projetos Referencial teórico CIBERCULTURA E EDUCAÇÃO

5 Subversiva - Ação ou efeito de subverter; prática de atos subversivos; revolta, insubordinação contra a autoridade, as instituições, as leis e os princípios estabelecidos. Submissão - Obediência voluntária; sujeição: submissão perfeita. Humildade, humilhação, passividade, subserviência: falou com toda a submissão que o caracteriza. A inclusão das TIC nas escolas

6 Perfil do professor na Cibercultura Constrói conhecimentos sistematicamente (TIC, área de atuação e práticas pedagógicas) Desenvolve inovações pedagógicas em sua prática e as troca com seus pares Estabelece relações entre esses conhecimentos a sua prática educacional Busca e compartilha metodologias e estratégias de ensino apoiadas pelas TIC

7 Fornecimento de equipamentos (computadores conectados em rede, impressoras, scanners, acesso à Internet com banda larga); Disponibilização de conteúdos digitais, espaço para interação e publicação de produtos desenvolvidos pelos professores; Programas de formação para os professores e demais pessoas envolvidas em atividades educacionais nas escolas (gestores, orientadores e técnicos). Proinfo integrado

8 Visa oferecer subsídios teórico-metodológicos práticos para que os professores e gestores escolares possam: Compreender o potencial pedagógico de recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para o ensino e para a aprendizagem; Planejar estratégias de ensino, integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações para a aprendizagem, que levem os alunos à construção de conhecimento, ao trabalho colaborativo e ao desenvolvimento da criatividade. Curso:Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h):

9 Em março/2011 Número de matrículas no país: Número de matrículas no Mato Grosso: Em julho/2011 Número de matrículas no país: Número de matrículas no Mato Grosso: Curso TIC (100h) no estado de Mato Grosso:

10 ETNOGRAFIA DIGITAL -Pesquisa sobre inscrições/produções de escolas do MT PESQUISA PARTICIPATIVA - Questionário/Entrevista Metodologia de pesquisa

11 -O uso dos blogs -Foram pesquisados 129 blogs de escolas do estado -Deste total 67 escolas tinham blogs -Somente 18% dos blogs estavam atualizados (tinham postagem nos últimos 6 meses); -Somente 28% tinham comentários em suas postagens; -Blogs bem elaborados e com bastante recursos (vortex, slideshare, estatísticas etc.) -Blogs (canal de divulgação x espaço de interação, troca e compartilhamento); Resultados da pesquisa

12 -A partir das respostas dos questionários: -A maioria dos professores se apropriaram das TIC no seu cotidiano; -Não desenvolveram o hábito de publicar e compartilhar suas atividades educacionais; -Limitação cultural (estratégias análogas as do curso, reprodução, centrado no professor etc.); Resultados da pesquisa

13 Reposta do professor B: Trabalho na Educação Infantil e sempre que trabalho projetos com os alunos coloco aulas diferentes como levá-los para assistir vídeo no computador, também tiro foto de tudo que se é trabalhado em sala monto slides no Power point, e passo pelo datashow para que os mesmos lembrem os processos que eles mesmos criam e fazem parte. Reposta do professor D: Como professor utilizo a internet para desenvolver atividades com aos alunos e mais recentemente publiquei um vídeo no blog para que os alunos comentem (em fase de teste). Reposta do professor D: Disponibilizo textos através do blog. Reposta do professor E: OFERECEMOS APOIO AOS ALUNOS QUE POSSUEM DIFICULDADES NO USO DOS COMPUTADORES. ESSES ALUNOS RECEBEM ATENDIMENTO ESPECIAL EM DIAS DESTINADOS AO ATENDIMENTO À COMUNIDADE. Respostas dos professores:

14 O que foi verificado: O uso das TIC pouco contribuiu para o desenvolvimento de processos de autoria na prática pedagógica da escola (principalmente de alunos ); O uso dos recursos digitais necessários para a autoria foi apropriado por professores, entretanto, não verificamos o mesmo com os alunos; A escola como um todo participa da rede com diversas inscrições (realizadas por professores) direcionadas a comunidade; As TIC servem, basicamente, para estabelecer a rede-escola (professores e demais funcionários); A rede-escola produz e troca inscrições de forma que não seria possível sem a presença das TIC em seu cotidiano; Embora alguns professores tenham se apropriado das TIC em sua prática educacional e as utilizem com certa frequência junto aos seus alunos, os resultados verificados na pesquisa nos levam a crer que esses professores ainda não são capazes de propor inovações pedagógicas. Conclusões

15 Quais as ações necessárias para que professores possam ser capazes de desenvolver inovações pedagógicas com o uso das TIC? Sugestões de trabalhos futuros ou desdobramentos


Carregar ppt "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ Vicente Willians do Nascimento Nunes Orientador: Alberto da Costa Tornaghi Outubro/2011 TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google