A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC (100H) – DECORRÊNCIAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DO MATO GROSSO. Vicente Willians do Nascimento Nunes Orientador: Alberto da Costa Tornaghi Outubro/2011

2 Motivação Experiência nas escolas;
Entender como as TIC e, de forma mais específica, as Tecnologias Digitais modificam práticas educacionais; Vislumbrar novas propostas pedagógicas (contextualização, interação, rede etc.); O papel do professor (pesquisador, orientador, motivador etc.); A ação do aluno (expressão, pesquisa, produção etc.).

3 Objetivos GERAL Investigar a prática pedagógica de professores/gestores que participaram do curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h), para verificar a ocorrência (ou não) de mudanças em suas estratégias e metodologias, e os efeitos destas na aprendizagem, em particular, buscando o desenvolvimento de práticas de autoria. ESPECÍFICOS 1-Investigar como o uso das TIC contribuiu para o desenvolvimento de processos de autoria como prática pedagógica na escola, 2-Verificar como a participação de docentes no curso implicou em práticas de autoria pelos alunos, identificando as situações criadas para tal; 3-Analisar quais inovações pedagógicas, apoiadas pela utilização das TIC, surgem em decorrência da participação no curso TIC (100 horas).

4 Referencial teórico CIBERCULTURA E EDUCAÇÃO Rede socio-técnica Autoria
Autonomia A construção do conhecimento Aprendizagem por projetos

5 A inclusão das TIC nas escolas
Subversiva - Ação ou efeito de subverter; prática de atos subversivos; revolta, insubordinação contra a autoridade, as instituições, as leis e os princípios estabelecidos. Submissão - Obediência voluntária; sujeição: submissão perfeita. Humildade, humilhação, passividade, subserviência: falou com toda a submissão que o caracteriza.

6 Perfil do professor na Cibercultura
Constrói conhecimentos sistematicamente (TIC, área de atuação e práticas pedagógicas) Desenvolve inovações pedagógicas em sua prática e as troca com seus pares Estabelece relações entre esses conhecimentos a sua prática educacional Busca e compartilha metodologias e estratégias de ensino apoiadas pelas TIC

7 Proinfo integrado Fornecimento de equipamentos (computadores conectados em rede, impressoras, scanners, acesso à Internet com banda larga); Disponibilização de conteúdos digitais, espaço para interação e publicação de produtos desenvolvidos pelos professores; Programas de formação para os professores e demais pessoas envolvidas em atividades educacionais nas escolas (gestores, orientadores e técnicos).

8 Curso:Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h):
Visa oferecer subsídios teórico-metodológicos práticos para que os professores e gestores escolares possam: Compreender o potencial pedagógico de recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para o ensino e para a aprendizagem;  Planejar estratégias de ensino,  integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações para a aprendizagem, que levem os alunos à construção de conhecimento, ao trabalho colaborativo e ao desenvolvimento da criatividade.

9 Curso TIC (100h) no estado de Mato Grosso:
Em março/2011 Número de matrículas no país: Número de matrículas no Mato Grosso: Em julho/2011 Número de matrículas no país: Número de matrículas no Mato Grosso:

10 Metodologia de pesquisa
ETNOGRAFIA DIGITAL Pesquisa sobre inscrições/produções de escolas do MT PESQUISA PARTICIPATIVA - Questionário/Entrevista

11 Resultados da pesquisa
O uso dos blogs Foram pesquisados 129 blogs de escolas do estado Deste total 67 escolas tinham blogs Somente 18% dos blogs estavam atualizados (tinham postagem nos últimos 6 meses); Somente 28% tinham comentários em suas postagens; Blogs bem elaborados e com bastante recursos (vortex, slideshare, estatísticas etc.) Blogs (canal de divulgação x espaço de interação, troca e compartilhamento);

12 Resultados da pesquisa
A partir das respostas dos questionários: A maioria dos professores se apropriaram das TIC no seu cotidiano; Não desenvolveram o hábito de publicar e compartilhar suas atividades educacionais; Limitação cultural (estratégias análogas as do curso, reprodução, centrado no professor etc.);

13 Respostas dos professores:
Reposta do professor B: Trabalho na Educação Infantil e sempre que trabalho projetos com os alunos coloco aulas diferentes como levá-los para assistir vídeo no computador, também tiro foto de tudo que se é trabalhado em sala monto slides no Power point, e passo pelo datashow para que os mesmos lembrem os processos que eles mesmos criam e fazem parte. Reposta do professor D: Como professor utilizo a internet para desenvolver atividades com aos alunos e mais recentemente publiquei um vídeo no blog para que os alunos comentem (em fase de teste). Disponibilizo textos através do blog. Reposta do professor E: OFERECEMOS APOIO AOS ALUNOS QUE POSSUEM DIFICULDADES NO USO DOS COMPUTADORES. ESSES ALUNOS RECEBEM ATENDIMENTO ESPECIAL EM DIAS DESTINADOS AO ATENDIMENTO À COMUNIDADE.

14 Conclusões O que foi verificado:
O uso das TIC pouco contribuiu para o desenvolvimento de processos de autoria na prática pedagógica da escola (principalmente de alunos ); O uso dos recursos digitais necessários para a autoria foi apropriado por professores, entretanto, não verificamos o mesmo com os alunos; A escola como um todo participa da rede com diversas inscrições (realizadas por professores) direcionadas a comunidade; As TIC servem, basicamente, para estabelecer a rede-escola (professores e demais funcionários); A rede-escola produz e troca inscrições de forma que não seria possível sem a presença das TIC em seu cotidiano; Embora alguns professores tenham se apropriado das TIC em sua prática educacional e as utilizem com certa frequência junto aos seus alunos, os resultados verificados na pesquisa nos levam a crer que esses professores ainda não são capazes de propor inovações pedagógicas.

15 Sugestões de trabalhos futuros ou desdobramentos
Quais as ações necessárias para que professores possam ser capazes de desenvolver inovações pedagógicas com o uso das TIC?


Carregar ppt "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google