A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIVERSIDADE CULTURAL O POVO CHINÊS Trabalho realizado por: Carolina Almeida, nº7 Eunice Santos, nº13 Inês Arnaud, nº15 Marina Geraldes, nº23.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIVERSIDADE CULTURAL O POVO CHINÊS Trabalho realizado por: Carolina Almeida, nº7 Eunice Santos, nº13 Inês Arnaud, nº15 Marina Geraldes, nº23."— Transcrição da apresentação:

1 DIVERSIDADE CULTURAL O POVO CHINÊS Trabalho realizado por: Carolina Almeida, nº7 Eunice Santos, nº13 Inês Arnaud, nº15 Marina Geraldes, nº23

2 Diversidade Cultural – o Povo Chinês História Política Religião Festas Trajes Arte Idioma A Mulher Gastronomia Curiosidades

3 O Povo Chinês - História A China aparece desde cedo na história das civilizações humanas a organizar-se enquanto nação Demonstrou um avanço notável em áreas como a arte e a ciência ultrapassando o resto do mundo Foi no séc. XIX que a China se fechou, aumentando a hostilidade face ao ocidente, que se tem mantido até hoje.

4 O Povo Chinês - Política O governo da República Popular da China é visto como autoritário, comunista e socialista, um dos países menos livres do mundo. A china é frequentemente alvo de críticas de ONGs e outros países, devido a violações graves de Direitos Humanos Restringe inúmeras formas a liberdade, censurando todas as manifestações de opiniões e informações. Há sinais de abertura política, mas o partido mantém o controlo efectivo sobre as nomeações governamentais.

5 Com uma população exagerada, a China mantém uma política de planeamento familiar muito rígida, centrada no conceito de "uma criança por família". Há várias denúncias de abortos e esterilização forçados. Devido à tradicional preferência por rapazes, há um desequilíbrio de sexos na população chinesa. É proibído o uso de ecografia na gravidez com o fim de seleccionar o sexo da criança.

6 Este país está hoje envolvido numa controvérsia, reivindicando Formosa e outras ilhas que são hoje governadas pelo partido rival antes de Estão a ser feitos esforços no sentido de aliviar a ditadura que oprime o povo da China.

7 Existem o Confucionismo, o Budismo, o Taoísmo, o Islamismo e o Cristianismo. O cristianismo é uma religião minoritária por ser de certa forma reprimido pelo governo comunista. Os chineses encaram as suas religiões como formas de estar na vida. Filosofias que regem os seus valores. A religião de muitos chineses é politeísta, com divindades da natureza e culto aos antepassados. O Povo Chinês - Religião

8 O confucionismo é um sistema filosófico chinês cujas preocupações são a moral, a política, a pedagogia e a religião. CONFUCIONISMO

9 BUDISMO Os ensinamentos básicos do budismo são: evitar o mal, fazer o bem e cultivar a própria mente. nirvana O objectivo é o fim do ciclo de sofrimento, levando a um estado supremo – nirvana O desejo causa inevitavelmente a dor. Deve-se portanto eliminar o desejo para se eliminar a dor. Com a eliminação da dor, atinge-se a felicidade. A moral budista é baseada nos princípios de preservação da vida e moderação.

10 TAOÍSMO Existem três forças: uma positiva, outra negativa e uma terceira, conciliadora. Símbolo do yin\yang Yin Yin - Força negativa, feminina Yang Yang - Força positiva, masculina Tao Tao - Força convergente, em que yin e yang se complementam. Concilia o mau e o bom da vida aceitando ambos igualmente. Tao significa "caminho" ou "atalho" que conduz à meta. As duas primeiras opõem-se e complementam-se simultaneamente

11 ADORAÇÃO AO DRAGÃO Muitos chineses frequentemente usam o termo "descendentes do dragão" ( ) como um símbolo de identidade étnica. É um tabu deformar uma representação de um dragão. A forma em espiral da serpente ou do dragão teve um papel importante na cultura chinesa antiga.

12 Tradições, música e festas O Povo Chinês:

13 A Filosofia chinesa teve um impacto extremo na cultura, tanto a nível erudito quanto a nível popular. FILOSOFIA CHINESA A casa imperial participava frequentemente em discussões filosóficas com o objectivo de comentar obras clássicas.

14 ÓPERA DE PEQUIM A ópera foi sempre um espectáculo muito popular, tanto entre o povo chinês como entre os nobres e imperadores. Os argumentos de uma ópera chinesa unem elementos trágicos e cómicos, misturados com canto, dança, narrações poéticas e acrobacias.

15 MÚSICA TRADICIONAL A música na China parece datar de antes da civilização chinesa. A música instrumental é tocada com instrumentos de solo ou conjuntos pequenos de instrumentos de corda, flautas, e vários pratos, gongos, e tímpanos. A escala tem cinco notas.

16 VESTUÁRIO A grande variedade do vestuário de cada época foi impressa em artefactos, artes e fotos em toda cultura chinesa. Cada período histórico ou social trouxe um novo estilo. Ao contrário de muitas outras culturas, não adoptaram o estilo da moda contemporânea até muito mais tarde.

17 Gastronomia chinesa O Povo Chinês - Gastronomia A China tem uma das mais ricas heranças gastronómicas. O principal das refeições nunca é carne ou peixe, mas sim arroz ou massa. Toda a comida é ingerida com pauzinhos e os líquidos com uma colher plana. A culinária chinesa pode ser dividida em muitos estilos regionais diferentes.

18 Gastronomia Chinesa Os chineses consomem também carne de cão, escorpiões, besouros, carne de cobra e cavalos marinhos.

19 O chá é uma bebida popular desde os tempos antigos da China. Era considerado uma das sete necessidades diárias É bebido normalmente em rituais de cura ou reuniões.

20 Idioma Chinês O Povo Chinês: Idioma O mandarim é o idioma mais falado na China. É língua oficial na China, Taiwan, Hong Kong e Singapura. É o idioma mais falado do mundo É uma língua analítica.

21 Idioma Chinês Mandarim836 milhões Wú77 milhões Cantonês71 milhões Dialectos Min60 milhões Jin41 milhões

22 Escrita A escrita chinesa é ideográfica. Cada desenho representa uma ideia, um objecto um sentimento… Reza a lenda que é baseado em rastos de animais e trilhas

23 O Povo Chinês – A Mulher O governo chinês adopta, na actualidade, a igualdade entre o homem e a mulher. No entanto, em muitas comunidades, a mulher não ganhou qualquer estatuto desde a antiguidade. Nos escritos chineses, os homens têm sempre um papel preponderante, no entanto, a mulher não é nunca rebaixada. Há apenas alguns anos, a mulher era sujeitada ao casamento arranjado e à submissão perante o marido. O homem podia ter mais do que uma mulher.

24 O Povo Chinês - Curiosidades Na China, surgiu a concepção de que, quanto mais pequenos os pés, mais bonita e sensual é a mulher Desde tenra idade, as raparigas andavam com os pés enfaixados, para estes não crescerem

25 Embora a China tenha uma cultura reservada… Embora seja regida por políticas severas… Embora tenham valores que chocam com a sociedade ocidental… Devemos esforçar-nos para permitir o diálogo Devemos respeitar a sua Cultura

26 BIBLIOGRAFIA Internet –Wikipédia; –Google: blogs,…; Revista National Geographic


Carregar ppt "DIVERSIDADE CULTURAL O POVO CHINÊS Trabalho realizado por: Carolina Almeida, nº7 Eunice Santos, nº13 Inês Arnaud, nº15 Marina Geraldes, nº23."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google