A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alexandra Adão, Beatriz Valente, José Rui Mendes - 10ºF Cultura Islâmica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alexandra Adão, Beatriz Valente, José Rui Mendes - 10ºF Cultura Islâmica."— Transcrição da apresentação:

1 Alexandra Adão, Beatriz Valente, José Rui Mendes - 10ºF Cultura Islâmica

2 Origem O Islamismo foi fundado por Maomé no ano de 570 D.C. Este recebeu revelações de Deus, por via do arcanjo Gabriel. O profeta foi instruído acerca de diversos preceitos religiosos e morais. Maomé transmitiu aos muçulmanos o Alcorão – Livro sagrado. A religião Islã, que significa à letra submissão à vontade de Deus, é também um sistema moral e político. Consiste na adoração de um único Deus – Alá.

3 Alexandra Adão, Beatriz Valente, José Rui Mendes - 10ºF Características Religião Lugares Sagrados Mesquitas Arte Festividades Dança Vestuário Alimentação

4 Alexandra Adão, Beatriz Valente, José Rui Mendes - 10ºF Religião O Islamismo baseia-se nos ensinamentos religiosos do profeta Maomé e do Alcorão. Espalhar a fé islâmica é a missão de todo o muçulmano. Os Pilares da Fé da religião Islâmica são: Visitar Meca pelo menos uma vez na vida. Recitar e aceitar a Chahada (a profissão de fé). Orar cinco vezes ao dia virado para Meca. Comparecer na Mesquita às sextas- feiras. Realizar o jejum no mês do Ramadão.

5 Alexandra Adão, Beatriz Valente, José Rui Mendes - 10ºF Lugares Sagrados A Caaba - O Cubo – um edifício situado dentro da mesquita principal de Meca, na Arábia Saudita, é o local mais sagrado do Islão. Medina – o segundo local sagrado. Maomé e os primeiros muçulmanos fugiram para lá. É onde se encontra o seu túmulo. Jerusalém – terceiro local sagrado do Islão. Os muçulmanos associam esta cidade a profetas anteriores a Maomé.

6 Alexandra Adão, Beatriz Valente, José Rui Mendes - 10ºF Mesquitas Eis algumas imagens dos locais reservados às orações Islâmicas, as mesquitas: Mesquita de Meca – importante ponto de peregrinação muçulmana. Inaugurada em 1986 – Grande Mesquita do Kuwait. Mesquita situada em Jerusalém – local onde Maomé ascendeu aos céus.

7 Alexandra Adão, Beatriz Valente, José Rui Mendes - 10ºF Arte A Arte Islâmica reúne características de várias civilizações orientais. O elemento árabe é considerado o mais importante. É colorida e decorativa; não figurativa no caso da arte religiosa. São utilizados desenhos de flores, folhagens e frutos, bem como, de figuras e padrões geométricos. A tapeçaria e a caligrafia são duas artes características da Cultura Islâmica.

8 Alexandra Adão, Beatriz Valente, José Rui Mendes - 10ºF Festividades As duas grandes festas são: A Festa do Sacrifício ou Grande Festa, celebram-se no mês da peregrinação o último do ano muçulmano: é uma cerimónia que comemora a obediência de Abraão disposto a sacrificar o seu filho a Deus. A interrupção do jejum (Ramadão) ou Festa Pequena, marcada por uma oração colectiva e distribuição de esmolas. O primeiro mês do calendário muçulmano é de descanso para comemorar e assinalar o novo ano.

9 Alexandra Adão, Beatriz Valente, José Rui Mendes - 10ºF Dança A Dança do Ventre surgiu há cerca de 700 anos. Antigamente, este tipo de dança era executado como um ritual de preparação da mulher para se tornar mãe. Actualmente, existem vários tipos de Dança do Ventre, entre as quais: Dança do Véu Dança da Espada Dança da Serpente

10 Alexandra Adão, Beatriz Valente, José Rui Mendes - 10ºF Vestuário A forma de vestir segue o exemplo do Profeta. São obrigados a usar roupa larga, que esconda o corpo e ao mesmo tempo facilite os gestos da oração. Homens – Usam turbantes, túnicas e longas capas abertas de algodão ou lã. Mulheres - Têm um vestuário semelhante, utilizam também o véu.

11 Alexandra Adão, Beatriz Valente, José Rui Mendes - 10ºF Alimentação Os muçulmanos seguem normas em relação à alimentação. Estas dividem-se em três categorias: Haram – Alimentos proibidos – Por ex.: porco, cão, gato, cobra, tigre, insectos, pratos preparados com qualquer tipo de sangue, bebidas alcoólicas e seus derivados. Makruh – Alimentos que podem ser consumidos, embora o seu consumo não seja recomendado – Por ex.: carne de cavalo. Halal – Alimentos permitidos – Por ex.: legumes em geral, carne de carneiro, ovelha, cabra, boi, frango, galinha e galo, desde que o animal tenha sido abatido seguindo os preceitos da religião islâmica.

12 Alexandra Adão, Beatriz Valente, José Rui Mendes - 10ºF O Islamismo nos dias de hoje O Islamismo é a segunda religião com maior número de crentes. Apenas 18% dos muçulmanos vive no mundo árabe. A França tem actualmente a população mais elevada de muçulmanos na Europa Ocidental. Estima-se que o número de muçulmanos em Portugal ronde os 30 mil. Nos Estados Unidos há uma tentativa de conciliação entre o Islão e a modernidade. O Islamismo é marcado pela existência de movimentos fundamentalistas.

13 Alexandra Adão, Beatriz Valente, José Rui Mendes - 10ºF Bibliografia AfUgoU Yues Thoreval, ABCedário do Islão Revista Super interessante, nº46- Fevereiro de 2002 Enciclopédia Combivisual vol15 28af5465d888a&topic=198.0


Carregar ppt "Alexandra Adão, Beatriz Valente, José Rui Mendes - 10ºF Cultura Islâmica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google