A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é energia? Física: É a capacidade de realizar trabalho;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é energia? Física: É a capacidade de realizar trabalho;"— Transcrição da apresentação:

1 O que é energia? Física: É a capacidade de realizar trabalho;
Química: É o que se origina da mudança da matéria; Dicionário: Força, vigor, firmeza, atitude.

2 Obtenção de energia pelas células
A energia necessária para se realizar as atividades celulares diárias são obtidas por três processos: Respiração celular: Fermentação: bactérias e fungos Fotossíntese: vegetais Glicólise (anaeróbica) Ciclo de Krebs (aeróbica) Cadeia respiratória (aeróbica)

3 ATP (adenosina trifosfato)
Nucleotídeo formado por uma base nitrogenada, um açúcar e três grupamentos fosfato, no qual existem ligações altamente energéticas. Quando uma molécula de ATP perde um fosfato, ela se transforma em uma molécula de ADP (difosfato de adenosina) e libera cerca de 7 a 8 quilocalorias por mol (unidade química).

4 ATP ADP Degradação Energia Liberada (7 a 8 Kcal/mol)
Cadeia de fosfatos Base nitrogenada ATP Degradação Pentose Energia Liberada (7 a 8 Kcal/mol) ADP

5 Respiração celular Glicólise
Queima controlada de substâncias orgânicas, a qual a energia dos alimentos é transferida para as moléculas de ATP. Glicólise (quebra da glicose) Neste processo a glicose é ativada gastando 2 moléculas de ATP, sendo quebrada e produzindo 2 moléculas de ácido pirúvico (2C3H4O3), que libera átomos de hidrogênio captado por aceptores intermediários como a nicotinamida adenina dinucleotídeo (NAD) que tem a capacidade de ligar-se a 2 hidrogênios. NAD + 2H NADH2

6 Glicose (6C) 2 ATP 2 ADP Gliceraldeído 3-fosfato Gliceraldeído
NADH 2 ATP NADH 2 ATP Piruvato 3 C Piruvato 3 C

7 Fermentação Processo em que moléculas de ácido pirúvico, formadas na glicólise, são transformadas em outras substâncias orgânicas como o álcool etílico, ácido lático, ácido acético e outros; A fermentação alcoólica é feita por leveduras (pães e bebidas); Fermentação lática ocorre em nossos músculos em situação de grande esforço físico e também na produção de iogurte e coalhadas através dos Lactobacilos.

8 Simplificando a fermentação
Produzindo pão (Fermentação alcoólica): C6H12O6 2C2H5OH + 2CO2 + 2ATP Glicose álcool etílico + gás carbônico Produzindo iogurte (Fermentação lática): C6H12O6 2C3H6O3 + 2ATP Glicose ácido lático + energia.

9 Glicólise 2 NADH2 Etanol 2 ATP 2CO2 2 ADP + 2 H2O Ac. Pirúvico 2 NAD
Acetal deído Ac. Pirúvico + 2 H2O 2 NAD 2 Ácido acético Glicólise Glicose 2 NADH2 2 NAD 2 NADH2 2 NADH2 Ácido lático 2 NAD

10 Ciclo de Krebs Nas células eucarióticas o ácido pirúvico resultante da glicólise penetra na mitocôndria; Cada molécula de ac. pirúvico reage com uma molécula de coenzima A, originado acetil coenzima A (acetil CoA) e liberando uma molécula de gás carbônico. Acetil CoA (2C) reage com uma molécula de Ac. oxalacético (4C) originando uma molécula de Ac. Cítrico (6C) e liberando a coenzima A. O ac. cítrico passa por uma série de transformações que produz novamente ac. oxalacético e 2 moléculas de gás carbônico, repetindo todo o processo.

11 Ciclo de Krebs

12


Carregar ppt "O que é energia? Física: É a capacidade de realizar trabalho;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google