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Estratégias de Comunicação Prof. Dr. Basile Emmanouel Mihailidis.

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Apresentação em tema: "Estratégias de Comunicação Prof. Dr. Basile Emmanouel Mihailidis."— Transcrição da apresentação:

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2 Estratégias de Comunicação Prof. Dr. Basile Emmanouel Mihailidis

3 Composto da Comunicação uPuPropaganda e Publicidade uVuVenda Pessoal uPuPromoção de Vendas uRuRelações Públicas uMuMerchandising uMuMarketing Direto

4 MERCHANDISING

5 O que é Merchandising? Conjunto de técnicas mercadológicas realizadas para a maior valorização e destaque possível do produto. Planeja e operacionaliza as atividades realizadas no PDV (varejo e autoserviço). Estimula a compra imediata (impulso), decisão de compra no PDV. Merchandising

6 Objetivo Influenciar nas decisões de compras e gerar interação do shopper com os produtos através de : Ações promocionais Materiais de PDV Displays Demonstradoras Merchandising

7 O merchandising: Aumenta as vendas por impulso 58% Cria elo de ligação entre a propaganda e o produto no PDV 33% O que a propaganda promete o PDV entrega (Point of Puschase Advertisement Internacional – POPAI) Merchandising

8 O merchandising: É parceiro do varejista Mas tem o desafio de se infiltrar nos varejistas que não aceitam sua presença Tem que motivar a equipe “A força da equipe faz com que a execução mova toda a cadeia”

9 umentar as vendas por impulso 58% riar elo entre a propaganda e o produto no PDV 33% trair a atenção do consumidor 32% A C A Merchandising presentar o produto de forma mais atraente 22% A bter cooperação do revendedor 20% O Funções do Merchandising

10 elhorar a promoção e identificação da marca ou produto 19% judar os funcionários do varejo 13% ssociar o tipo de loja ao produto 12% M A A Merchandising judar os representantes do fabricante e do distribuidor 11% A bter cooperação dos atacadistas 8% O Funções do Merchandising

11 Comportamento de Compra Tem sido pesquisado por profissionais de várias áreas Hoje as indústrias e as redes varejistas Nielsen e Popai são os maiores exemplos de Institutos de pesquisas

12 Exemplo: Shopper da categoria Fralda Descartável  Mãe Consumidor Final  Bebê Shopper: Quem compra o produto Consumidor: Quem usa o produto Nos hiper e supermercados a grande maioria são mulheres entre 30 e 49 anos os compradores solteiros escolhem o período noturno para fazer suas compras O sábado é o dia em que os consumidores fazem mais compras Os consumidores andam menos pela loja e dirigem-se aos locais em que pretendem comprar o que precisam O tempo médio de compra tem diminuído e a freqüência aumentado Comportamento de Compra

13 Merchandising no Ponto-de-venda Técnicas de Merchandising Percep ç ão Visual Material de PDV Exposi ç ões Planos de correla ç ão Planograma Layout

14 O PDV é um dos principais canais de comunicação Representa cerca de 85% da decisão de compra Correta exposição + sortimento de produtos + trabalho de comunicação Merchandising no Ponto-de-venda

15 Merchandising no Ponto-de-venda: Percepção Visual É o que vai dizer se o produto será escolhido e ao invés de seu concorrente Preço, a aparência física e a reputação do PDV no qual é oferecido = Qualidade Percebida Embalagens e as cores do produto dão a imagem diferenciada Provocar maior interesse pela mensagem fará com que o consumidor pense e decida no objeto que lhe é comunicado

16 Merchandising no Ponto-de-venda: Materiais de Merchandising Stopper Display de Chão Stopper Cartazete Display de Gôndula

17 Totem Stopper Plenitud Bandeja Canaleta Régua Precificadora Cartazete Merchandising no Ponto-de-venda: Materiais de Merchandising

18 Merchandising no Ponto-de-venda: Pontos Extras

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20 Merchandising no Ponto-de-venda: Planograma É a representação gráfica da gôndola, é usado para orientar a exposição dos produtos de uma determinada categoria Premium ValorEconômico

21 Ações Promocionais São realizadas no intuito de gerar conhecimento e fidelização da marca além do aumento de vendas. Amostragem: Ação de distribuição de amostra grátis Degustação: É a ação que permite aos consumidores experimentarem algum produto. Institucionais: São ações que não visam vender, e sim reforçar a imagem da marca. Merchandising no Ponto-de-venda

22 Executivo de Vendas Técnico de MCH Promotor Coordenador Merchandising Coordenador de MCD –Tem a função de coordenar uma equipe de técnicos e promotores e as ações de Merchandising Promotor – Responsável por garantir que as gôndolas não fiquem vazias (rupturas), pela exposição dos produtos e positivação de materiais de merchandising,aumento de vendas através de pontos extras Merchandising no Ponto-de-venda: Mão de Obra Mão de obra promocional Técnico de MCD – Tem a função de orientar a equipe de promotores e as ações de Merchandising e gerar relacionamento com a loja

23 Manter a prateleira sempre cheia Manter os produtos limpos Seguir as ações da concorrência Acompanhar o movimento das vendas do produto Acompanhar os resultados das atividades promocionais Conquistar pontas de gôndola e depois localização Ser focado no sell out Focar nos produtos alvo (lançamentos, produtos do mês) Acompanhar as características do consumidor Habilidade de comunicação Habilidades de negociação Um Pormotor eficiente deve… Merchandising no Ponto-de-venda: Mão de Obra

24 Demonstradoras – Tem a função de expor o produto e aproximar o produto do consumidor dando amostras ou gerando experimentação  As ações de trade e merchandising que tem a presença de demonstradoras podem aumentar o volume das vendas consideravelmente no período.

25 Aplicações do Merchandising u Escolha das cores; u Influência da música; u Sensação dos aromas; u Iluminação do ambiente; u Arrumação da vitrine; u Layout da loja; u Precificação e etiquetas dos produtos; u Embalagem; u Exposição do produto;

26 Escolha das Cores u Atrair o público alvo e/ou destacar mercadorias; u A percepção e as sensações causadas pelas cores devem acompanhar os objetivos da empresa;

27 Sensação dos Aromas

28 Influência da Música

29 MERCHANDISING EDITORIAL – TIE IN u “QUANDO FALAMOS DE MERCHANDISING EDITORIAL, CUJO NOME USADO EM OUTROS PAÍSES É TIE-IN, FALAMOS DE APARIÇÕES SUTIS DE UM REFRIGERANTE NO BAR DA NOVELA, DA SANDÁLIA QUE A MOCINHA DA HISTÓRIA “SEM QUERER” QUASE ESFREGA NA TELA... u NA LOGOMARCA ESTAMPADA VIRTUALMENTE NO MEIO DA QUADRA DE UM EVENTO ESPORTIVO, NUMA DEMONSTRAÇÃO DE PRODUTO DENTRO DE UM PROGRAMA DE AUDITÓRIO” Regina Blessa

30 Tie In u Inserções de produtos ou serviços durante a exibição de um programa de televisão é correto chamarmos de Tie In (mídia espontânea). Essas inserções são mais caras daquelas que ocorrem nos intervalos de um programa.

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