A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO"— Transcrição da apresentação:

1 DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
APRESENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ETEC DOUTOR RENATO CORDEIRO Acadêmicos: Lucilene Ruano Macena Dosim Vanessa Gomes Moreira Professor Orientador. Jose Avanço

2 GESTÃO DO CAPITAL INTELECTUAL
DELIMITAÇÃO DO TEMA GESTÃO DO CAPITAL INTELECTUAL

3 PERGUNTA PROBLEMA HIPOTESE
Para a organização o investimento em capital humano torna-se um diferencial competitivo? HIPOTESE Quanto mais a organização investir, desenvolver e ceder espaço para o talento humano constituirá vantagem competitiva num mercado cada vez mais exigente.

4 OBJETIVOS GERAL A conscientização da necessidade de aprimoramento no conhecimento do pessoal e a valorização do capital humano como fator fundamental para a competitividade empresarial. METAS Identificar as competências que vão garantir o alcance dos resultados na organização. Demonstrar os resultados atingidos através dos investimentos no capital humano. Apresentar os resultados do investimento em capital humano na vida do colaborador.

5 O capital intelectual é soma dos conhecimentos de todas as pessoas em uma empresa, o que lhe proporciona vantagem competitiva. Ao contrario dos ativos com os quais empresários e contadores estão familiarizado – propriedades, fábrica, equipamentos, dinheiro – constitui a matéria intelectual: conhecimento, informação, propriedade intelectual, experiência que pode ser utilizada para gerar riqueza. (STEWART,1998, apud SOUSA, 1999).

6 GESTÃO POR COMPETÊNCIA
PESQUISA GESTÃO POR COMPETÊNCIA Segundo Magalhães, apud Bitencourt, apud Rodrigues. (2008). “Competência diz respeito ao conjunto de conhecimento, habilidades e experiência que credenciam um profissional a exercer uma determinada função”.

7 CONHECIMENTO PESQUISA Fundamental em termo de estratégia
Conhecimento tácito Conhecimento explícito

8 PESQUISA Capital intelectual Capital de cliente Capital estrutural
Capital humano

9 CAPITAL HUMANO PESQUISA Constituição do capital humano Valorização
Principal estratégia da empresa

10 PESQUISA COMPETÊNCIA ORGANIZACIONAL Responsáveis pela criação Aspecto as ser consideráveis Processo de aprendizagem

11 CLIMA ORGANIZACIONAL PESQUISA
O termo clima organizacional refere-se aos aspectos internos da organização que levam à provocação de diferentes espécies de motivação nos seus participantes Ele faz parte da qualidade do ambiente organizacional, sendo percebido pelos participantes da empresa e que influencia o comportamento. Afeta a motivação, o desempenho humano e a satisfação no trabalho. (MATOS, 2007).

12 PESQUISA RETENÇÃO DE TALENTOS

13 PESQUISA RETORNO PARA EMPRESA E PARA OS COLABORADORES

14 CONCLUSÃO É preciso que haja uma constante capacitação do quadro gerencial e dos funcionários de uma empresa para acompanhar as mudanças que ocorrem. Nesse contexto, a para os gestores de empresas. As competências possuiu um busca pelo desenvolvimento de habilidades tem sido referência papel significativo na vida dos envolvidos, porque contribui para a formação do indivíduo e para a mudança das práticas de trabalho dentro da empresa.

15 ETEC DOUTOR RENATO CORDEIRO
DISPOSIÇÃO PARA AS PERGUNTAS DA BANCA ETEC DOUTOR RENATO CORDEIRO Acadêmicos: Lucilene Ruano Macena Dosim Vanessa Gomes Moreira Professor Orientador. Jose Avanço

16 AGRADECIMENTOS

17 A DEUS ser supremo que está sempre presente em nossa vida.
Aos professores que não medem esforços para tramitir o Conhecimento que necessitamos para sermos bem sucedidos na vida profissional. Ao orientador Jose Avanço pelo apoio e dedicação. Aos amigos de curso e particulares, pela amizade dedicada. Aos familiares por estar sempre presente em cada etapa que percorremos, sempre apoiando e incentivando


Carregar ppt "DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google