A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Geografia Politica. Território – Espaço concreto dominado e apropriado por uma sociedade ou por um Estado e identificado pela posse. Criação humana Fronteira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Geografia Politica. Território – Espaço concreto dominado e apropriado por uma sociedade ou por um Estado e identificado pela posse. Criação humana Fronteira."— Transcrição da apresentação:

1 Geografia Politica

2 Território – Espaço concreto dominado e apropriado por uma sociedade ou por um Estado e identificado pela posse. Criação humana Fronteira – espaço que separa dois territórios.

3 A organização geopolítica atual começou a se organizar com a origem e evolução do capitalismo. Capitalismo – sistema econômico regulado pelo mercado e fundamentado na propriedade privada dos meios de produção, cuja finalidade é o lucro. Capitalismo: Comercial, industrial e financeira.

4 Capitalismo comercial ou mercantil Com a intensificação do comercio houve também uma expansão da produção e do consumo e, como consequência, do capitalismo.

5 Capitalismo industrial Sec. XVII e XVIII – liberalismo econômico R. I. O capitalismo produziu um novo espaço econômico: um espaço de produção industrial, agrícola, pecuária e extrativa.

6 O capitalismo propiciou a concentração econômica Monopólio – domínio do mercado de um determinado produto ou serviço por uma única empresa ou pelo Estado (monopólio Estatal). Oligopólio – domínio do mercado por um pequeno grupo de empresas. Trustes – Fusão de empresas para controlar um produto desde a matéria prima até a sua distribuição Cartel – surge quando trustes se unem, defendendo medidas de interesse comum ou vantagens reciprocas.

7 Capitalismo financeiro Financiando a expansão dos investimentos em novas tecnologias, os bancos adquiriram cada vez mais importância (ações, certificados, títulos etc.)

8 Imperialismo e Descolonização Final do sec. XIX, as potencias capitalistas iniciaram a disputa pela redivisão e incorporação de novos territórios. Período caracterizado pelo monopólio e domínio do capital financeiro. Imperialismo Corrida imperialista – necessidade de matérias primas e de formação de novos mercados consumidores. Inglaterra e França Bélgica, Alemanha, Itália, e Rússia

9 3 R. I. ou R. Informacional Flexibilização da economia – O capitalismo passou por profundas mutações. Surge a ideia de que para contornar as crises econômicas seria necessário uma maior flexibilização geográfica do capital e das empresas. Processo de globalização

10 Globalização Conjunto de mudanças que estão ocorrendo em nível mundial na esfera econômica, financeira, comercial, social, cultural e nos sistemas de produção, interferindo a relação dos países e dos povos. Ela implica também uma grande uniformização de padrões econômicos e culturais. Até a 1 R. I., o processo de internacionalização foi lento. A partir do sec. XX a padronização de hábitos e de consumo foi feita por meio dos mass media. Redes técnicas – veículos ou formas que possibilitam a circulação de ideias, do capital, de pessoas e de mercadorias.

11 Quadro politico e socioeconômico atual: a desintegração dos países socialistas, a nova ordem mundial e as consequências da globalização Pós 2 guerra mundial Capitalismo X Socialismo Socialismo: Propriedade privada dos meios de produção e substituída pela propriedade social. O Estado tem função de distribuir bens e serviços. O poder do proletariado é exercido por intermédio do Estado Socialista


Carregar ppt "Geografia Politica. Território – Espaço concreto dominado e apropriado por uma sociedade ou por um Estado e identificado pela posse. Criação humana Fronteira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google