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A S E SCOLAS L ITERÁRIAS. ANTÍTESE, IGREJA, PERFEIÇÃO, LINGUAGEM REBUSCADA, DEUS x HOMEM, GREGÓRIO DE MATOS BUCOLISMO, PASTORALISMO, PSEUDÔNIMO, CARPE.

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1 A S E SCOLAS L ITERÁRIAS

2 ANTÍTESE, IGREJA, PERFEIÇÃO, LINGUAGEM REBUSCADA, DEUS x HOMEM, GREGÓRIO DE MATOS BUCOLISMO, PASTORALISMO, PSEUDÔNIMO, CARPE DIEM, INCONFIDÊNCIA, RAZÃO, TOMÁS A GONZAGA IDEALIZAÇÃO, PÁTRIA, MORTE, SOCIAL, EMOÇÃO, FINAL FELIZ, SUBJETIVO, GONÇALVES DIAS, ÁLVARES DE AZEVEDO, CASTRO ALVES, JOSÉ DE ALENCAR ANTI-ROMANTISMO, OBSERVAÇÃO, MACHADO DE ASSIS IRONIA, PSICOLOGIA, METALINGUAGEM, INTERTEXTUALIDADE DETERMINISMO, CIENTICIFISMO, HOMEM = ANIMAL, ALUÍSIO AZEVEDO ARTE PELA ARTE, RAZÃO, PERFEIÇÃO FORMAL, VOCABULÁRIO PERFEITO, OLAVO BILAC MUSICALIDADE, ALITERAÇÃO, SINESTESIA, ALINHAMENTO COM O ROMANTISMO, CRUZ E SOUSA

3 linguagem coloquial cotidiano negação da tradição cultural antiacademicista verso livre nacionalismo crítico ironia, sarcasmo, irreverência poema-piada liberdade de criação MÁRIO DE ANDRADE OSWALD DE ANDRADE MANUEL BANDEIRA Herança de 22 engajamento religioso e social – literatura de denúncia das condições humanas. tendência neo-realista REGIONALISMO Era VargasDRUMMOND VINÍCIUS DE MORAES JORGE AMADO GRACILIANO RAMOS RACHEL DE QUEIROZ ÉRICO VERISSIMO literatura psicológica / intimista reflexões metafísicas. novas possibilidades linguísticas (universalidade); Importante o desenvolvimento do teatro psicológico e social. CONCRETISMO GUIMARÃES ROSA JOÃO CABRAL CLARICE LISPECTOR

4 Observe as músicas a seguir. São composições atuais, mas que remetem a outras épocas literárias. De forma geral, tente encaixá-las de acordo com nossas manifestações artísticas relacionadas a seguir.

5 (A) BARROCO (B) ARCADISMO (C) ROMANTISMO (D) REALISMO (E) NATURALISMO (F) PARNASIANISMO (G) SIMBOLISMO (H) MODERNISMO Não quero lhe falar Meu grande amor Das coisas que aprendi Nos discos... Quero lhe contar Como eu vivi E tudo o que Aconteceu comigo Viver é melhor que sonhar E eu sei que o amor É uma coisa boa Mas também sei Que qualquer canto É menor do que a vida De qualquer pessoa... Por isso cuidado meu bem Há perigo na esquina Eles venceram e o sinal Está fechado prá nós Que somos jovens... (Como Nossos Pais / Belchior)

6 RESPOSTA: REALISMO

7 (A) BARROCO (B) ARCADISMO (C) ROMANTISMO (D) REALISMO (E) NATURALISMO (F) PARNASIANISMO (G) SIMBOLISMO (H) MODERNISMO Quando perco a fé, Fico sem controle E me sinto mal, sem esperança E ao meu redor, A inveja vai, fazendo as pessoas se odiarem mais. Me sinto só, (me sinto só) Mas sei que não estou (Mas sei que não estou) Pois levo você no pensamento Meu medo se vai, (Meu medo se vai) Recupero a fé, (Recupero a fé) E sinto que algum dia ainda vou te ver Cedo ou Tarde (Cedo ou Tarde) (Cedo ou Tarde / Nx Zero)

8 (A) BARROCO (B) ARCADISMO (C) ROMANTISMO (D) REALISMO (E) NATURALISMO (F) PARNASIANISMO (G) SIMBOLISMO (H) MODERNISMO Prefiro ser Essa metamorfose ambulante Eu prefiro ser Essa metamorfose ambulante Do que ter aquela velha opinião Formada sobre tudo Do que ter aquela velha opinião Formada sobre tudo Eu quero dizer Agora, o oposto do que eu disse antes Eu prefiro ser Essa metamorfose ambulante (...) Se hoje eu sou estrela Amanhã já se apagou Se hoje eu te odeio Amanhã lhe tenho amor (Metamorfose Ambulante / Raul Seixas)

9 RESPOSTA: BARROCO

10 (A) BARROCO (B) ARCADISMO (C) ROMANTISMO (D) REALISMO (E) NATURALISMO (F) PARNASIANISMO (G) SIMBOLISMO (H) MODERNISMO Ela só me faz um cafuné E depois me olha com vontade Sua casa é azul e verde Cercada de grandes árvores Nos segredos dela se aposta viu? Nos cabelos dela não se toca ouviu? Eles são de nuven ou bombril? Eles são ousados ou só seus? Essa boneca tem manual? Mas é que ela mora na janela Junto ao seu gato e um mistério (Essa Boneca tem Manual / Vanessa da Mata)

11 RESPOSTA: ARCADISMO

12 (A) BARROCO (B) ARCADISMO (C) ROMANTISMO (D) REALISMO (E) NATURALISMO (F) PARNASIANISMO (G) SIMBOLISMO (H) MODERNISMO Não adianta nem tentar Me esquecer Durante muito tempo Em sua vida Eu vou viver... Detalhes tão pequenos De nós dois São coisas muito grandes Prá esquecer E a toda hora vão Estar presentes Você vai ver... (Detalhes / Roberto Carlos e Erasmo Carlos)

13 RESPOSTA: ROMANTISMO

14 (A) BARROCO (B) ARCADISMO (C) ROMANTISMO (D) REALISMO (E) NATURALISMO (F) PARNASIANISMO (G) SIMBOLISMO (H) MODERNISMO Uma moça bonita De olhar agateado Deixou em pedaços Meu coração Uma onça pintada E seu tiro certeiro Deixou os meus nervos De aço no chão... (...) Foi mistério e segredo E muito mais Foi divino brinquedo E muito mais Se amar como Dois animais...(2x) Meu olhar vagabundo De cachorro vadio Olhava a pintada E ela estava no cio E era um cão vagabundo E uma onça pintada Se amando na praça Como os animais... (Como Dois Animais / Alceu Valença)

15 RESPOSTA: NATURALISMO

16 I - O narrador típico dessa escola procura ocultar as marcas da própria subjetividade; as descrições são bastante detalhadas; a sociedade é descrita como injusta, opressora, mascarando a conveniência e o interesse por meio do discurso do interesse público ou do amor.

17 RESPOSTA: REALISMO

18 II - Trata-se de um estilo de época que surgiu em um contexto marcado por diversos avanços científicos que permitiram explicar fenômenos até então considerados inexplicáveis. Um exemplo é a publicação da obra Origem das espécies, de Charles Darwin, na qual é exposta a teoria da evolução das espécies por seleção natural, de modo a negar a origem divina do mundo, pensamento respeitado no período romântico.

19 RESPOSTA: NATURALISMO

20 III - Essa escola se distingue especialmente na poesia. Seus autores eram respeitadíssimos e, como publicavam seus sonetos em jornais de grande circulação, eram lidos por uma população alfabetizada relativamente grande, o que garantia à escola uma grande popularidade. Sua ideologia era a perfeição, a mitologia e o vocabulário dicionarizado.

21 RESPOSTA: PARNASIANISMO

22 A primeira geração romântica, embora nativista e influenciada pelos movimentos europeus de volta ao passado histórico, recusou-se a buscar heróis na História do Brasil, criando, predominantemente, tipos urbanos e de educação europeizada, como Fernando Seixas, do romance Senhora.

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24 A poesia de modernistas como Manuel Bandeira representou um avanço em relação às regras estritas do Simbolismo; a principal preocupação de Bandeira, especialmente nos livros de sua primeira fase, era ridicularizar o Determinismo e o Cientificismo que predominaram no século XIX.

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26 A publicação do romance A bagaceira, de José Américo de Almeida, em 1928, inaugura a segunda geração do Modernismo brasileiro, também conhecida como geração de 30 ou neorrealista, uma fase marcada por escritores comprometidos com as questões político-sociais do tempo, cujas obras regionalistas tematizam o aprisionamento do homem pelo espaço em que se encontra inserido.

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28 Dentre as diversas escolas literárias surgidas no Brasil na segunda metade do século XIX, o Parnasianismo consiste na principal delas, e suas primeiras manifestações surgiram em Paris, em antologias publicadas sob o título de Parnasse contemporain ("Parnaso contemporâneo"), caracterizadas por traços estéticos que valorizam a subjetividade e uma concepção mística do mundo.

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30 Agora chegou a vez, vou cantar Mulher brasileira em primeiro lugar Agora chegou a vez, vou cantar Mulher brasileira em primeiro lugar Norte a sul do meu Brasil Caminha sambando quem não viu Mulher de verdade, sim, senhor Mulher brasileira é feita de amor

31 Vai no cabeleireiro No esteticista Malha o dia inteiro Pinta de artista Saca dinheiro Vai de motorista Com seu carro esporte Vai zoar na pista Final de semana Na casa de praia Só gastando grana Na maior gandaia Vai pra balada Dança bate estaca Com a sua tribo Até de madrugada Burguesinha, burguesinha Burguesinha Só no filé Burguesinha, burguesinha Burguesinha Tem o que quer

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