A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO ESPIRITUALIDADE DOS ANIMAIS. CONTEÚDO Apresentação LEGISLAÇÃO ANIMAL I.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO ESPIRITUALIDADE DOS ANIMAIS. CONTEÚDO Apresentação LEGISLAÇÃO ANIMAL I."— Transcrição da apresentação:

1 CURSO ESPIRITUALIDADE DOS ANIMAIS

2 CONTEÚDO Apresentação LEGISLAÇÃO ANIMAL I

3

4 LEIS DIVINAS E LEIS HUMANAS

5 Livro dos Espíritos, questão 616: Deus teria prescrito aos homens, numa época, aquilo que lhes proibiria em outra? Resp.: Deus não se engana, os homens é que são obrigados a modificar as suas leis, que são imperfeitas, mas as leis de Deus são perfeitas. A harmonia que regula o universo material e o universo moral se funda nas leis que Deus estabeleceu por toda a eternidade.

6 Todas as leis da Natureza são leis divinas, pois Deus é o autor de todas as coisas... (Livro dos Espíritos, questão 617)

7 Se todas as leis da natureza são leis divinas, fica fácil entendermos que todas as leis naturais aplicam-se desde o micro até o macrocosmos, assim sendo, estendem-se a todos os seres da criação, e não poderia ser diferente, já que Deus é Pai infinitamente bom e justo.

8 Livro Evolução Em Dois Mundos, autor espiritual André Luiz, psicografia de Francisco Candido Xavier e Waldo Vieira, item Evolução e Princípios Cosmocinéticos: Propomo-nos simplesmente salientar que a lei da evolução prevalece para todos os seres do Universo, tanto quanto os princípio cosmocinéticos, que determinam o equilíbrio dos astros, são, na origem, os mesmos que regulam a vida orgânica, na estrutura e movimento dos átomos.

9 Quais são as Leis Divinas (ou morais)? 1.Lei de adoração 2.Lei de trabalho 3.Lei de reprodução 4.Lei de conservação 5.Lei de destruição 6.Lei de sociedade 7.Lei de progresso 8.Lei de igualdade 9.Lei de liberdade 10.Lei de justiça, amor e caridade

10 LEI DE ADORAÇÃO

11 Livro Evolução Em Dois Mundos, autor espiritual André Luiz, Psicografia de Francisco Candido Xavier e Waldo Vieira, cap. V, Célula e Corpo Espiritual: Com o transcurso dos evos, surpreendemos as células como princípios inteligentes de feição rudimentar, a serviço do princípio inteligente em estágio mais nobre nos animais superiores e nas criaturas humanas obedecendo ao pensamento simples ou complexo que lhes comanda a existência. Livro Todos Os Animais São Nossos Irmãos, autor espiritual Irmão José, psicografia de Marcel Benedeti, cap. XIII, O Condomínio:...Nosso corpo é um universo. Para nossos protegidos do corpo, somos algo quase inatingível e muitíssimo superior. Como alguém disse, somos deuses e principalmente para estes nossos tutelados.

12 26. E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme à nossa semelhança; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. (Bíblia Sagrada, Gênesis 1,2) Livro dos Espíritos: Parte da resposta da questão 597a: Há tanta distancia entre a alma dos animais e do homem quanto entre a alma do homem e Deus. Obs: é importante lembrar que nesta resposta o Espíritos da Verdade se refere a todo reino animal, preciso é que estejamos atentos que entre os animais, comparando-se os que se encontram no início da escala animal aos que se encontram no final da mesma, há diferenças imensas de consciência.

13 Questão 603: Nos mundos superiores os animais conhecem a Deus? Resp.: Não. O homem é um Deus para eles, como antigamente os Espíritos foram deuses para os homens. Revista Espírita de 1858, mês de março, item Júpiter e alguns outros mundos:...O homem (habitante de Júpiter) é, para eles (animais), uma divindade, mas uma divindade tutelar....

14 Livro Mecanismos da Mediunidade, autor espiritual André Luiz, Psicografia de Francisco Candido Xavier e Waldo Vieira, cap. IV, Matéria Mental: A mente dos homens, indiretamente controlada pelo comando superior, interfere no acervo de recursos do Planeta, em particular, aprimorando-lhe os recursos na direção do plano angélico, e a mente embrionária dos animais, influenciada pela direção humana, hierarquiza-se em serviço nas regiões inferiores da Terra. Revista Espírita de 1858, mês de abril, questão 50: Mas há animais (em Júpiter) que escapam à ação do homem, como os insetos, os peixes, os pássaros? Resp.: Não; todos lhe são úteis.

15 LEI DE TRABALHO

16 Como a lei de trabalho se aplica ao diversos reinos? Livro dos Espíritos, questão 540:...É assim que tudo serve, tudo se encadeia na Natureza, desde o átomo primitivo até o arcanjo, pois ele mesmo começou pelo átomo.

17 Livro A Gênese, capítulo XI, Gênese Espiritual, item 28: Assim, qualquer que seja o grau em que se ache (o espírito) na hierarquia espiritual, do mais ínfimo ao mais elevado, têm eles suas atribuições no grande mecanismo do Universo; todos são úteis ao conjunto, ao mesmo tempo em que a si próprios. Aos menos adiantados, como a simples serviçais, incumbe o desempenho, a princípio inconsciente, depois, cada vez mais inteligente, de tarefas materiais. Por toda parte, no Mundo Espiritual, atividade, em nenhum ponto a ociosidade inútil.

18 Livro Evolução Em Dois Mundos, autor espiritual André Luiz, cap. V, Células e corpo espiritual, item Motores Elétricos Microscópicos: É assim que são funcionárias (as células) da reprodução no centro genésico, trabalhadoras da digestão e absorção do centro gástrico, operárias da respiração e fonação no centro laríngeo, da circulação do centro cardíaco, servidoras e guardiãs fixas ou migratórias do tráfico e distribuição, reserva e defesa no centro esplênico, auxiliares da inteligência e elementos de ligação no centro cerebral, e administradoras e artistas no centro coronário, amalgando-se as ordens mentais recebidas e traduzindo na região de trabalho que lhes é própria a individualidade que as refreia e influencia, com justas limitações no tempo e no espaço.

19 Livro dos Espíritos, questão 677: Tudo trabalha na Natureza. Os animais trabalham, como tu, mas o seu trabalho, como sua inteligência, é limitado aos cuidados da sua conservação... Quando digo que o trabalho dos animais é limitado aos cuidados de sua conservação, refiro-me ao fim ao que eles se propõe, trabalhando, mas eles são ainda, sem o saberem, enquanto se entregam inteiramente a prover as suas necessidades materiais, os agentes que colaboram nos desígnios do Criador. Seu trabalho não concorre menos para o objetivo final da Natureza, embora muitas vezes não possais ver o seu resultado imediato.

20 LEI DE REPRODUÇÃO

21 Livro dos Espíritos, questão 686: A reprodução dos seres vivos é uma lei natural? Resp.: Isso é evidente; sem a reprodução o mundo corpóreo pereceria.

22 Evolução do Sexo Livro Ação e Reação, autor espiritual André Luiz, psicografia de Francisco Candido Xavier: Examinado como força atuante da vida, à face da criação incessante, o sexo, a rigor, palpitará em tudo, desde a comunhão dos princípios subatômicos à atração dos astros, porque, então, expressará força de amor, gerada pelo amor infinito de Deus. O ajuste entre o oxigênio e o hidrogênio decorrerá desse princípio, no plano químico, formando a água, de que se alimenta a Natureza. O movimento harmonioso do Sol, equilibrando a família dos mundos, na imensidade sideral, além de nutrir-lhes a existência, resultará desta mesma energia no plano cósmico.

23 LEI DE CONSERVAÇÃO

24 Livro dos Espíritos, questão 702: O Instinto de conservação é uma lei da Natureza? Resp.: Sem duvida. Todos os seres vivos o possuem, qualquer que seja o seu grau de inteligência; em uns é puramente mecânico e noutros é racional. Questão 703: Com que fim Deus concedeu a todos os seres vivos o instinto de conservação? Resp.: Porque todos devem colaborar nos desígnios da Providência. Foi por isso que Deus lhe deu a necessidade de viver. Depois, a vida é necessária ao aperfeiçoamento dos seres; eles o sentem instintivamente, sem disso se aperceberem.

25 ...Há neles (animais), portanto, uma espécie de inteligência, mas cujo exercício é mais precisamente concentrado sobre os meios de satisfazer as suas necessidades e prover à sua conservação. (Questão 593 L.E.)

26 LEI DE DESTRUIÇÃO

27 Livro dos Espíritos: Questão 728: A destruição é uma lei da Natureza? Resp.: É necessário que tudo se destrua para renascer e se regenerar, porque isto a que chamais destruição não é mais do que a transformação, cujo objetivo é a renovação e o melhoramento dos seres vivos. Questão 728a: O instinto de destruição teria sido dado aos seres vivos com fins providenciais? Resp.: As criaturas de Deus são os instrumentos de que ele se serve para atingir os seus fins. Para se nutrirem, os seres vivos se destroem entre si, e isso com o duplo objetivo de manter o equilíbrio da reprodução, que poderia tornar-se excessiva, e de utilizar os restos do invólucro exterior....

28 Questão 729: Se a destruição é necessária para a regeneração dos seres, por que a Natureza os cerca de meios de preservação e conservação? Resp.: Para evitar a destruição antes do tempo necessário. Toda destruição antecipada entrava o desenvolvimento do princípio inteligente. Foi por isso que Deus deu a cada ser a necessidade de viver e se reproduzir. Questão 732: A necessidade de destruição é a mesma em todos os mundos? Resp:É proporcionada ao estado mais ou menos material dos mundos e desaparece num estado físico e moral mais apurado... Questão 733: A necessidade de destruição existirá sempre entre os homens na Terra? Resp.: A necessidade de destruição diminui entre os homens à medida que o Espírito supera a matéria; é por isso que ao horror da destruição vedes seguir-se o desenvolvimento intelectual e moral.

29 No seu estado atual o homem tem direito ilimitado de destruição sobre os animais? Resp.: Esse direito é limitado pela necessidade de prover a sua alimentação e a sua segurança; o abuso jamais foi direito. (Livro dos Espíritos, questão 734)

30 Livro A Gênese, capítulo III, O Bem e O Mal, Destruição dos Seres Vivos Uns pelos Outros, item 23:...Porém, à medida que o senso moral predomina, a sensibilidade se desenvolve, a necessidade de destruição diminui, termina mesmo por se extinguir e por se tornar odiosa; então o homem passa a ter horror do sangue.


Carregar ppt "CURSO ESPIRITUALIDADE DOS ANIMAIS. CONTEÚDO Apresentação LEGISLAÇÃO ANIMAL I."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google