A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORIENTE MÉDIO. ASPECTOS GEOGRÁFICOS Posição geográfica estratégica, localizado entre ÁFRICA, ÁSIA E EUROPA. Posição geográfica estratégica, localizado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORIENTE MÉDIO. ASPECTOS GEOGRÁFICOS Posição geográfica estratégica, localizado entre ÁFRICA, ÁSIA E EUROPA. Posição geográfica estratégica, localizado."— Transcrição da apresentação:

1 ORIENTE MÉDIO

2 ASPECTOS GEOGRÁFICOS Posição geográfica estratégica, localizado entre ÁFRICA, ÁSIA E EUROPA. Posição geográfica estratégica, localizado entre ÁFRICA, ÁSIA E EUROPA.

3 GEOGRAFIA FÍSICA Formado predominantemente por PLANALTOS. Formado predominantemente por PLANALTOS. As planícies são escassas, espremidas entre o mar e as montanhas, merecendo destaque a PLANÍCIE DA MESOPOTÂMIA, localizada entre os rios Tigre, Eufrates e Jordão. As planícies são escassas, espremidas entre o mar e as montanhas, merecendo destaque a PLANÍCIE DA MESOPOTÂMIA, localizada entre os rios Tigre, Eufrates e Jordão.

4 Nas planícies da Mesopotâmia, as civilizações sempre desenvolveram suas atividades, principalmente a agricultura, devido as cheias e vazantes do rios, que contribuem para fertilidade do solo. Nas planícies da Mesopotâmia, as civilizações sempre desenvolveram suas atividades, principalmente a agricultura, devido as cheias e vazantes do rios, que contribuem para fertilidade do solo.

5 CLIMA E VEGETAÇÃO 90% das regiões possuem climas semi-áridos ou desérticos. 90% das regiões possuem climas semi-áridos ou desérticos. baixo índice pluviométrico baixo índice pluviométrico chuvas irregulares chuvas irregulares grande amplitude térmica diária – dia: +40 graus, e noite próxima de 0 grau. Presença de climas úmidos somente nas regiões próximas do litoral. Presença de climas úmidos somente nas regiões próximas do litoral. Vegetação Xerófila (adaptada a lugares secos) e estepes. Vegetação Xerófila (adaptada a lugares secos) e estepes.

6 QUESTÃO HÍDRICA Hoje, o Oriente Médio já está entre as regiões do globo com mais de 80% de stress hídrico. Hoje, o Oriente Médio já está entre as regiões do globo com mais de 80% de stress hídrico.FATORES: 1 – Características climáticas 2 – Rápido crescimento da população 3 – Danos causados pela ação do homem 4 – Falta de planejamento no uso da água.

7 Hoje, a indisponibilidade de recuso hídrico já leva Israel a investir em dessalinização de água. Hoje, a indisponibilidade de recuso hídrico já leva Israel a investir em dessalinização de água. Conflitos por água: um tendência local e global. Conflitos por água: um tendência local e global.

8 QUADRO HUMANO – ASPECTOS DA POPULAÇÃO População superior a 210 milhões de habitantes. População superior a 210 milhões de habitantes. Conhecida como CALDEIRÃO ÉTNICO: região com mistura de vários grupos étnicos: ÁRABES (maioria), TURCOS, PERSAS, E JUDEUS. Conhecida como CALDEIRÃO ÉTNICO: região com mistura de vários grupos étnicos: ÁRABES (maioria), TURCOS, PERSAS, E JUDEUS. 70 % da população é MUÇULMANA. 70 % da população é MUÇULMANA.

9 População jovem numerosa, grande crescimento vegetativo e uma baixa expectativa de vida, em torno dos 60 anos. População jovem numerosa, grande crescimento vegetativo e uma baixa expectativa de vida, em torno dos 60 anos.

10 ECONOMIA Industrialização muito recente e ainda discreta. Industrialização muito recente e ainda discreta. Maioria da população vive de atividades agropastoris (ovelhas, carneiros e camelos). Maioria da população vive de atividades agropastoris (ovelhas, carneiros e camelos). Agricultura restrita as planícies dos grandes rios – destaque para agricultura mediterrânea – olivas, de cereais, trigo e cevada. Agricultura restrita as planícies dos grandes rios – destaque para agricultura mediterrânea – olivas, de cereais, trigo e cevada. Sistema de Jardinagem em Israel. Sistema de Jardinagem em Israel.

11 PETRÓLEO

12

13 CONFLITO ÁRABES X ISRAELENSES - PRECEDENTES 1897: Fundação do Movimento Sionista. 1897: Fundação do Movimento Sionista. 1920: Domínio Britânico sobre a Palestina 1920: Domínio Britânico sobre a Palestina 1939 – 1945: II Guerra Mundial – Fuga de Judeus da Europa e fortes pressões internacionais em defesa da causa – 1945: II Guerra Mundial – Fuga de Judeus da Europa e fortes pressões internacionais em defesa da causa – ONU propõe a divisão da Palestina: 56,47% para Judeus e 43,53% para Árabes – ONU propõe a divisão da Palestina: 56,47% para Judeus e 43,53% para Árabes.

14 MAPA PROPOSTO PELA ONU E PÓS INDEPENDÊNCIA DO ESTADO JUDEU

15 1948 – Investida da liga Árabe: Jordânia, Egito, Líbano, Síria e Iraque – Investida da liga Árabe: Jordânia, Egito, Líbano, Síria e Iraque. Os palestinos perdem seu território. Os palestinos perdem seu território. Israel passa a ocupar 75% do território. Israel passa a ocupar 75% do território. Egito: Incorporação da Faixa de Gaza. Egito: Incorporação da Faixa de Gaza. Jordânia: Incorporação da Cisjordânia e de Jerusalém Oriental. Jordânia: Incorporação da Cisjordânia e de Jerusalém Oriental – Criação da OLP (Organização para Libertação da Palestina) 1964 – Criação da OLP (Organização para Libertação da Palestina)

16 1967 – GUERRA DOS SEIS DIAS Investida da Liga Árabe, vitória de Israel. Investida da Liga Árabe, vitória de Israel. Territórios incorporados: Faixa de Gaza e Península do Sinai (Egito), Colinas de Golã (Síria) e Cisjordânia e Jerusalém (Jordânia). Territórios incorporados: Faixa de Gaza e Península do Sinai (Egito), Colinas de Golã (Síria) e Cisjordânia e Jerusalém (Jordânia).

17 1973 – GUERRA DO YOM KIPPUR

18 CRISE MUNDIAL DO PETRÓLEO Resultante da derrota dos países da Liga Árabe na Guerra do Yom Kippur. Resultante da derrota dos países da Liga Árabe na Guerra do Yom Kippur. Redução na produção de barris de petróleo. Redução na produção de barris de petróleo.

19 O BRASIL E A CRISE DA DÉCADA DE 70 FORTALECIMEN TO DA PETROBRÁS FORTALECIMEN TO DA PETROBRÁS AUTOSUFICIÊN- CIA EM TERMOS DE PRODUÇÃO DE PETRÓLEO AUTOSUFICIÊN- CIA EM TERMOS DE PRODUÇÃO DE PETRÓLEO DESENVOLVI- MENTO DO PRÓ ÁLCOOL. DESENVOLVI- MENTO DO PRÓ ÁLCOOL.

20 INTIFADAS Guerra de Paus e de Pedras Guerra de Paus e de Pedras 1987 – Primeira Intifada 1987 – Primeira Intifada 2000 – Segunda Intifada 2000 – Segunda Intifada

21 O DESENHO ATUAL Apenas a Península do Sinai fora devolvida por Israel. Apenas a Península do Sinai fora devolvida por Israel.

22 A INSTABILIDADES Isolamento Árabe – Construções de muros. Isolamento Árabe – Construções de muros. Insistência de permanência de tropas israelenses em territórios palestinos. Insistência de permanência de tropas israelenses em territórios palestinos. Atuação de grupos terroristas como: Hamas, Hezbolah, Jihad Islâmica. Atuação de grupos terroristas como: Hamas, Hezbolah, Jihad Islâmica.

23 REVOLUÇÃO IRANIANA – Golpe de estado no Irã. Sai Xá Reza Pahlevi e assume o Áiatolá Khomeini – Golpe de estado no Irã. Sai Xá Reza Pahlevi e assume o Áiatolá Khomeini.MOTIVAÇÕES Excessos na liberdade concedida. Excessos na liberdade concedida. Intensificação das desigualdades sociais. Intensificação das desigualdades sociais. Ocidentalização. Ocidentalização.

24

25 AS CONSEQUÊNCIAS Crescem os movimentos xiitas no oriente médio. Crescem os movimentos xiitas no oriente médio. Temor norte americano, leva ao desdobramento de um acordo entre Saddam e EUA para invasão do Irã. Temor norte americano, leva ao desdobramento de um acordo entre Saddam e EUA para invasão do Irã – 1988: Guerra Irã x Iraque – 1988: Guerra Irã x Iraque. Mais de 700 mil mortes e nenhuma alteração nos contornos do mapa local. Mais de 700 mil mortes e nenhuma alteração nos contornos do mapa local.

26

27 PROGRAMA NUCLEAR DE AHMADINEJAD

28 GERRA DO GOLFO 1990 – Iraque invade Kuwait 1990 – Iraque invade Kuwait Virada no jogo geopolítico: EUA declaram guerra ao Iraque. Virada no jogo geopolítico: EUA declaram guerra ao Iraque – OPERAÇÃO TEMPESTADE NO DESERTO – OPERAÇÃO TEMPESTADE NO DESERTO. 1. Avanço por terra, empurrando tropas iraquianas para o deserto. 2. No deserto: bateria aérea. 3. Bombardeios a Bagdá.

29 OPERAÇÃO TEMPESTADE NO DESERTO

30

31

32 TERRORISMO TRANSFRONTEIRÍCIO – AL QAEDA Motivação religiosa – Fundamentalismo Islâmico. Motivação religiosa – Fundamentalismo Islâmico. Antiamericanista Antiamericanista Anticapitalista Anticapitalista

33 ATENTADOS 11 DE SETEMBRO

34 INVASÃO DO AFEGANISTAO – CAÇADA A BIN LADEN Destituição do Regime Talebã. Destituição do Regime Talebã. Gastos voluptuosos por parte dos EUA na caçada a Oshama Bin Laden. Gastos voluptuosos por parte dos EUA na caçada a Oshama Bin Laden. Lideres Talebã sobrevivem escondidos. Instabilidades terroristas na fronteira com o Paquistão. Lideres Talebã sobrevivem escondidos. Instabilidades terroristas na fronteira com o Paquistão. Instabilidades devido governo atual – Hamid Karzai – parceria EUA. Instabilidades devido governo atual – Hamid Karzai – parceria EUA.

35

36 INVASÃO DO IRAQUE Doutrina Bush. Doutrina Bush – Conselho de Segurança da ONU é conivente com a ocupação do Iraque, que se dá sob justificativa: 2003 – Conselho de Segurança da ONU é conivente com a ocupação do Iraque, que se dá sob justificativa: 1. Temor de desenvolvimento de armas químicas e biológicas. 2. Afastamento do governo ditatorial de Saddam Hussein.

37

38 OS ESCÂNDALOS Não legitimidade da invasão, afetando e não garantindo a soberania nacional. Não legitimidade da invasão, afetando e não garantindo a soberania nacional. Crimes de guerra Crimes de guerra

39 INTERESSES NO PETRÓLEO

40 ATUALMENTE A desocupação estava prevista para A desocupação estava prevista para Permanência das tropas pelo interesse no recurso natural – Petróleo. Permanência das tropas pelo interesse no recurso natural – Petróleo. Governo provisório de Iyad Allawi. Governo provisório de Iyad Allawi. Difícil reestruturação do país. Difícil reestruturação do país.


Carregar ppt "ORIENTE MÉDIO. ASPECTOS GEOGRÁFICOS Posição geográfica estratégica, localizado entre ÁFRICA, ÁSIA E EUROPA. Posição geográfica estratégica, localizado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google