A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A vida quotidiana no campo segunda metade do século XIX

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A vida quotidiana no campo segunda metade do século XIX"— Transcrição da apresentação:

1 A vida quotidiana no campo segunda metade do século XIX
E.B.I da TORREIRA REALIZADO: DIOGO, MIGUEL E O TÓMAS A vida quotidiana no campo segunda metade do século XIX Prof. Carla Bernardes

2 Introdução A vida quotidiana no campo na segunda metade do século XIX carateriza-se através: De quem mora no campo. Do que faziam no campo. De como se alimentavam. Do que vestiam. Onde habitavam. Como se divertiam.

3 Quem morava no campo?

4 Habitantes Os proprietários que eram os donos das terras;
Os rendeiros que eram os que pagavam renda pela terra que cultivavam; Os jornaleiros que eram trabalhadores que recebiam um salário diário – jorna Os pastores Os criados Os moços de lavoura Pescadores e salineiros, no Litoral.

5 O que faziam?

6 Atividades A principal atividade era agricultura; Outras atividades:
Criação de gado; Produção e tecelagem de linho; Produção de azeite; Extração de cortiça.

7 Como se alimentavam?

8 Alimentação Alimentação do camponês era simples e pouco variada. Vinha do que eles cultivavam. Baseava-se na broa feita de milho e trigo. O bacalhau, as sardinhas, azeitonas, vinho e a sopa feita de batatas, legumes e temperada com azeite era o que normalmente comiam. A carne só era comida em dias de festa, que era quando comiam melhor. O café, o arroz, o pão branco e os enchidos entraram pouco a pouco na alimentação do camponês.

9 Como eles se vestiam?

10 O vestuário Era simples
Variava de acordo com as diferentes regiões do país adaptando-se ao clima e as atividades das pessoas. A roupa do dia a dia era feito de algodão , linho ou lã. Em dias de festa e aos domingos, vestiam os melhores trajes , feitos com tecidos mais delicados , como sedas e bordados. Os camponeses andavam quase sempre descalços ou de tamancos . Este modo de vestir podemos encontrar nos ranchos folclóricos .

11 Onde moravam?

12 Habitação As casas eram pequenas, simples e feita de materiais que existiam na região. No norte de Portugal as casas eram feitas de xisto e granito, garantindo a protecção contra a chuva e o frio. Tinham um piso superior para habitação e um piso térreo, onde abrigavam os animais e arrumavam os produtos e instrumentos agrícolas. No sul de Portugal as casas eram feitas de tijolos, barro e adobe, eram pintadas de branco para serem mais frescas. Tinham apenas um piso e o alojamento dos animais era longe de casa.

13 Como se divertiam?

14 Os divertimentos Os divertimentos dos camponeses estavam ligados aos trabalhos agrícolas e as festas religiosas. Aproveitavam-se as esfolhadas, as ceifas, o pisar das uvas e a matança do porco para conviver, cantar ao desafio e a dançar. As festas dos santos padroeiros, as romarias e as procissões eram momentos de grande distracção . Outros divertimentos eram os jogos típicos, as corridas de touros ,os arraiais e os bailes. Os dias de feira e a ida a missa era também momentos de convivo e trocas de novidades.

15 Conclusão Os camponeses trabalhavam duramente na agricultura e ganhavam pouco dinheiro; Comiam quase sempre os mesmos alimentos. Vestiam-se de forma simples e pouco variada As casas eram pequenas e eram feitas com os materiais que existia na região. Aproveitavam os trabalhos agrícolas e as festas religiosas para se divertirem.

16 Fim


Carregar ppt "A vida quotidiana no campo segunda metade do século XIX"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google