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O texto jornalístico Profa. Roseane Andrelo Profa. Lígia Beatriz.

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1 O texto jornalístico Profa. Roseane Andrelo Profa. Lígia Beatriz

2 Informar, informar e informar
Mito da objetividade Conceito de notícia: o puro registro dos fatos importantes que merecem estar no jornal. Sem comentários, juízos de valor ou interpretação. A notícia visa tornar público um fato, através da simples divulgação dos acontecimentos. "Notícia não é a morte do ditador, mas o relato que é feito dessa morte" (Muniz Sodré).

3 No início... Os primeiros jornais surgem a partir de 1609, em centros de comércio, ligados à burguesia. Jornalistas difundiam as ideias burguesas. Depois, aristocratas faziam jornal para buscar adesão as suas ideias e não para divulgar acontecimentos. A mensagem encontrava repercussão entre os próprios pares.

4 Século XIX Com a Revolução Industrial, aumenta o público leitor e a urbanização. Muda o tipo de trabalho e exige-se mão-de-obra alfabetizada. Com novas tecnologias, aumenta o custo do jornal, que não é mais sustentado só por leitores. Nasce o mercado publicitário e com ele a integração da imprensa com interesses gerais da economia. Precisavam de anúncios e estes dependiam do número de leitores.

5 Fim do século XIX e começo do XX
Os Estados Unidos, com o fim da guerra civil que aboliu a escravatura, viveram um surto de desenvolvimento. A indústria dos jornais prosperou. Crescem a tiragem e o papel da mídia; diminui a ética. A notícia ganha a forma moderna, copiando o relato oral, marcado pela valorização do aspecto mais importante de um evento e não na narrativa em seqüência temporal.

6 Histórico Surgimento O telégrafo: até o surgimento do telégrafo, as mensagens chegavam na velocidade do mensageiro - a cavalo, em barcos à vela ou por pombos-correio. Uma mensagem sobre o preço do trigo demorava um mês para “viajar” de NY a Chicago, em 1840. Agência de notícia: em 1848, empresários de jornais dos EUA têm a idéia de usar o telégrafo para unificar coberturas fora de NY e de Chicago, pois a tecnologia era muito cara para uma única publicação. Assim, formalizaram a primeira agência de notícias da história, a Associated Press.

7 Histórico Surgimento Porém, como toda nova tecnologia, enfrenta problemas: era caro emitir longas reportagens e quase sempre, a mensagem era interrompida, mal iniciada a transmissão. Resultado: as agências mudaram o tradicional método cronológico de narrar os fatos e começaram a concentrar os elementos mais importantes no primeiro parágrafo. - A Guerra Civil Americana ( ) dobra a tiragem de jornais. A procura por informações é tanta que jornais começam a circular no domingo.

8 Características do texto jornalístico

9 Critérios de seleção de notícias
atualidade interesse do público perfil do leitor nível de especialização da publicação linha editorial (política e perfil) interesses políticos e econômicos subjetivismo do jornalista ineditismo do fato prestação de serviço

10 Tratamento de acordo com o meio
Rádio (na hora em que acontece, mobilidade do veículo) TV (dá ainda no dia e completa com imagens) Jornal (dia seguinte - cobertura mais completa) Revista (interpretativa) Internet (ainda se descobrindo, imediatismo)

11 Responsabilidade Pode mudar a vida das pessoas
( eleição e impeachment Collor- exemplo do "mau" e do "bom" jornalismo)

12 Lead ou lide Importância
Visa introduzir o leitor na reportagem e despertar seu interesse pelo texto já nas linhas iniciais. Isso significa que todo texto tem um núcleo de interesse, seja o próprio fato, uma revelação, a idéia mais significativa de um debate, o aspecto mais curioso ou polêmico de um evento ou a declaração de maior impacto de um personagem.

13 Lead ou lide Conceito É a abertura da matéria. Deve incluir as informações essenciais que transmitam um resumo completo do fato. Precisa responder às questões fundamentais do jornalismo. O QUE QUEM QUANDO ONDE COMO POR QUÊ

14

15 Paraná Banco, pioneiro em crédito consignado no Brasil, chega a Brasília.
Nova loja marca um novo passo no plano de expansão do banco com excelentes resultados. No dia 4 de junho, foi inaugurada em Brasília mais uma loja do Paraná Banco. O banco paranaense é parte do Grupo JMalucelli, um dos maiores do sul do país, especializado em crédito consignado. Com um mix variado de produtos, é líder em número de convênios com órgãos públicos para concessão de crédito com desconto em folha. Foi um dos primeiros bancos a firmar convênio com o INSS, além de atender funcionários de várias empresas privadas.

16 “Com a abertura da nova loja em Brasília, fechamos o primeiro ano do projeto Franquia com excelentes resultados, reafirmando a força da marca Paraná Banco e nossa missão de conceder crédito a quem precisa em todo o território nacional”, afirma Nile Mannrich, Diretora de Franquias do Paraná Banco. Como parte deste plano de expansão, a loja em Brasília marca mais uma vitória na história do Paraná Banco, que oferece, além do Crédito Consignado, Financiamento de Eletroeletrônico direto da fábrica, Crédito Pessoal, Crédito Pessoal com Garantia de Veículo, Cartão de Crédito para aposentados, além de vários outros produtos ainda em fase de implantação.

17 IMPORTANTÍSSIMO Evitar a opção pelo sensacionalismo
Opção pela qualidade de vida Diversidade de fontes de informações (ouvir os diversos lados envolvidos), evitar a visão parcial (tolerância com a opinião mesmo das minorias).


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