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Coordenador de Projetos da Provider Sistemas Scrum Master Graduando em Ciência da Computação Certified Scrum Product Owner Coordenador do User Group Scrum.

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Apresentação em tema: "Coordenador de Projetos da Provider Sistemas Scrum Master Graduando em Ciência da Computação Certified Scrum Product Owner Coordenador do User Group Scrum."— Transcrição da apresentação:

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2 Coordenador de Projetos da Provider Sistemas Scrum Master Graduando em Ciência da Computação Certified Scrum Product Owner Coordenador do User Group Scrum Recife

3 Apresentar alguns conceitos chave do Scrum Entender porque o Scrum é diferente Fazer com que vocês tenham mais interesse sobre o assunto

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5 32% Sucesso (no prazo, dentro do orçamento e com escopo completo) 44% Mudaram (atrasaram, estourou o orçamento, e/ou reduziram escopo) 24% Falharam (cancelados ou nunca usados) * Fonte: Standish Group

6 Falta de envolvimento do usuário Requisitos e especificações incompletas Falta de suporte da direção Falta de Pessoas e Recursos

7 Evite situações com grandes chances de resultar em falha

8 Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software

9 Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas

10 Software Funcionando mais que documentação abrangente

11 Colaboração do cliente mais que negociação de contratos

12 Responder às mudanças mais que seguir um plano

13 Princípios do Desenvolvimento Ágil de Software

14 12 Princípios Satisfazer o cliente Receber bem mudanças de requisitos Entregar software em menor tempo Equipes de negócios e desenvolvimento juntas Construir projetos com pessoas motivadas Comunicação cara a cara Software funcionado Manter um ritmo constante Atenção contínua à excelência técnica Simplicidade Equipes organizadas Avaliações regulares

15 SCRUM

16 Uma linguagem de programação Uma IDE de desenvolvimento

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18 Scrum é um processo iterativo e incremental para desenvolvimento de produtos

19 O objetivo é entregar o máximo de valor de negócio possível no menor tempo

20 Ajuda à evidenciar os problemas

21 Cuidado!

22 NÃO O Scrum NÃO é a solução para os seus problemas

23 Sprints Projetos Scrum progridem em uma série de sprints Ocorre em um período de duas a quatro semanas Um período constante leva a um melhor ritmo O produto é projetado, codificado e testado durante o sprint

24 Scrum Framework Papéis Product Owner Scrum Master Time Cerimônias (reuniões) Sprint Planning 1 e 2 Daily Scrum Review & Retrospective Artefatos Product Backlog Sprint Backlog Burnup/Burndown Charts

25 Papéis e Responsabilidades

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27 Product Owner Time Scrum Master

28 Fonte: Porco Product Owner (dono do produto) Scrum Master Team (Time/Equipe) Galinha Presidentes Diretores

29 Define as funcionalidades do produto Decide datas de lançamento e conteúdo Responsável pela rentabilidade (ROI) Prioriza funcionalidades de acordo com as necessidades do cliente Ajusta funcionalidades e prioridades Aceita ou rejeita o resultado dos trabalhos Product Owner

30 Trabalhar com o Product Owner Cuidar do Time Manter o processo funcionando Garantir a comunicação entre os envolvidos Scrum Master

31 Time (2 - 9) Responsável por entregar os ítens do Sprint Backlog Compromisso com as entregas Estimar os itens do Backlog Gerenciar o próprio progresso Auto organizados

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34 TIMEBOX!

35 Planning - 4 horas Planning 1 2 horas Planning 2 2 horas Sprint Planning

36 Planning 1 Participam Time Scrum Master Product Owner Reunião de estratégia Definir o objetivo da Sprint Comprometimento do Time

37 Planning 1

38 Planning 2 Participam Time Scrum Master Reunião de planejamento tático Dividir as estórias em tarefas Reunião de designer de software

39 Daily Scrum Reunião de curta duração(15 minutos) Reunião publica, onde todos participam Apenas os membros da equipe ScrumMaster E o Product Owner podem falar

40 Daily Scrum As três perguntas: O que eu fiz desde a última reunião? #1 O que eu fiz desde a última reunião? #2 O que eu vou fazer até a próxima reunião? #3 Quais os problemas estão impedindo a realização do meu trabalho? a realização do meu trabalho?

41 Review Reunião com duração de 2 horas Todos participam Apresentação dos resultados obtidos durante a Sprint Reunião informar, sem slides

42 Retrospective Reunião com duração de 2 horas Participam Time Scrum Master Product Owner* Reunião de portas fechadas Detectar pontos de melhorias

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44 Product Backlog Sprint Backlog Burnup/Burndown Charts

45 Product Backlog O Product Backlog é uma lista de todas as funcionalidades desejadas no produto, estimadas pelo time e priorizadas pelo Product Owner.

46 Escrevendo ESTÓRIAS * User Stories

47 Uma estória de usuário, ou user story, é um requisito de sistemas de software formulado com uma ou duas sentenças em linguagem natural.

48 User stories são uma maneira rápida de lidar com requisitos do cliente

49 Como usuário do sistema Quero funcionalidade Para valor de negócio Mike Cohn

50 CRITÉRIOS DE ACEITAÇÃO Criam entendimento sobre quando a tarefa está pronta

51 Mike Cohn Como Gestor, Quero que as informações pessoais dos clientes fiquem gravadas em formato criptografado no banco de dados, P ara garantir a privacidade e a segurança dos dados dos meus clientes. Critérios de aceitação: - Ter os dados armazenados no banco de dados e arquivos de troca do sistema usando algoritmo de criptografia do tipo chave publica/chave privada. Exemplo de uma User Story

52 Sprint Backlog O Sprint Backlog é a lista de tarefas que o time se comprometeu com o Product Owner a implementar durante a Sprint, após a reunião de Sprint Planning 1 & 2.

53 Burnup/Burndown Charts Os gráficos de Burndown e Burnup são a melhor ferramenta do time para manter registro da velocidade atual do trabalho.

54 Sprint Burndown

55 Sprint Burn Up

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58 Problemas comuns na adoção de Scrum

59 Product Owner pouco presente Sem Visão Sem release plan Sem product backlog

60 Se o Product Backlog não é mantido Falta estimativa Falta priorização Falta acompanhamento

61 Se as cerimônias não acontecem Falta planejamento Falta comprometimento para entregas PO pode aceitar itens que não estão prontos

62 Sem retrospectivas Falta de uma maneira de melhorar o trabalho do time (lembram do ballpoint?) Mesmos erros acontecem sempre Impedimentos não são removidos

63 O que é difícil em Scrum? Detalhes podem escapar se não for gerenciado corretamente Criar e manter um Product Backlog requer trabalho

64 Scrum é um processo ágil que permite manter o foco na entrega do maior valor de negócio, no menor tempo possível. Isto permite a rápida e contínua inspeção do software em produção (em intervalos de duas a quatro semanas). Então...

65 As necessidades do negócio é que determinam as prioridades do desenvolvimento de um sistema. As equipes se auto-organizam para definir a melhor maneira de entregar as funcionalidades de maior prioridade. Entre cada duas a quatro semanas todos podem ver o real software em produção, decidindo se o mesmo deve ser liberado ou continuar a ser aprimorado por mais um Sprint. Então...

66 Quem usa? Microsoft Yahoo Google Philips Siemens Nokia Globo.com Provider Sistemas*

67 Próximos passos Curso de Gerenciamento de Projetos com Scrum 12 e 19 de Setembro

68 Perguntas

69 Dicas


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