A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Osrecifes. Os recifes de coral são sistemas complexos.. Que incluem muitos animais e plantas, para além dos próprios corais, que são animais..Eles.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Osrecifes. Os recifes de coral são sistemas complexos.. Que incluem muitos animais e plantas, para além dos próprios corais, que são animais..Eles."— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4 Osrecifes. Os recifes de coral são sistemas complexos.. Que incluem muitos animais e plantas, para além dos próprios corais, que são animais..Eles providenciam alimento e protecção a uma grande variedade de organismos vivos.

5 O mergulho O mergulho nasceu da vontade do homem de explorar o mundo submarino. Das técnicas milenares, utilizadas para a busca de alimentos e armamentos, até às modernas tecnologias empregadas em mergulhos cada vez mais profundos, muitas vidas ficaram pelo caminho.

6 Recifes de coral

7 As formas dos corais Os corais podem ser divididos em dois tipos principais: Os corais duros possuem um esqueleto externo rígido e ocorrem numa variedade de tamanhos e formas, tal como se pode ver nas imagens. Os corais moles, tais como as gorgolejas ou os leques marinhos ou os chicotes marinhos, não possuem um esqueleto externo e movimentam-se com as correntes.

8 Os recifes de coral só crescem em águas pouco profundas, relativamente quentes (mais de 20 o C) e transparentes. Em Moçambique, existem áreas com essas condições e por isso mesmo, têm muitos recifes de coral. Calcula-se que os recifes de coral em Moçambique ocupam uma área de cerca de km 2, o equivalente a 320 campos de futebol.

9 1. Constituem uma barreira contra a força das ondas evitando a erosão; 2. Constituem uma fonte de proteínas para a dieta alimentar da população costeira - calcula-se que num km 2 de recife de coral (um quadrado de 1000x1000 metros) se produzem cerca de 30 toneladas de pescado por ano; 3. Providenciam alimento, abrigo e protecção a cerca de um milhão de espécies marinhas, sendo um importante viveiro para os peixes em crescimento; 4. Proporcionam empregos através da pesca e da indústria do turismo; 5. São um importante atractivo turístico, para os mergulhadores que querem vê-los, filmá-los e tirar-lhes fotografias; 6. São fonte de substâncias com valor medicinal, que ajudam a combater várias doenças. Mais recentemente, os corais têm sido utilizados na reconstrução do tecido ósseo nos seres humanos.

10 O recife de Coral é composto por camadas muito finas de carbonato de cálcio, que foram produzidas ao longo de milhares de anos, por bilhões de pequeninos animais de corpo mole, a que chamamos de pólipos de coral. Apesar de se parecerem com as plantas, os corais são animais marinhos, pertencentes à mesma família das anémonas e garrafas azuis, os chamados CNIDÁRIOS.

11 mergulho

12 No ano de 1899, o francês Besnoit Rouquayrol, patenteou o primeiro aparelho de respiração autónoma. Mas faltava uma válvula de alta pressão. Sem ela, não havia como equilibrar as altas pressões existentes no fundo do mar. A solução foi encontrada pelo francês Jacques- Yves Cousteau, em Na época, ele vivia no sul de França, praticava caça submarina para se manter. (Costeau tornou-se um famoso explorador do mar) Junto com o engenheiro Emile Gagnham, que projectou uma válvula de alta pressão, Cousteau aperfeiçoou o aparelho de Rouquayrol, batizado de aqualung.

13 Existem três tipos de mergulho: livre, autónomo e o dependente ou semi-autónomo. O mergulho livre ou de apnéia é a modalidade em que o mergulhador não usa equipamentos para respiração subaquática. No mergulho autónomo o mergulhador é auxiliado por equipamento que ele carrega consigo, que lhe permite respirar debaixo de água. Já no mergulho dependente, o suprimento de ar não é levado pelo próprio mergulhador, sendo a alimentação feita a partir da superfície por intermédio de um compressor de ar e de uma mangueira.

14 Equipamento Para um mergulho seguro, é necessário o uso uma série de equipamentos que proporcionarão tranquilidade, conforto e, obviamente, segurança ao mergulhador. Para uma descrição mais detalhada sobre cada um desses equipamentos, veja o artigo principal: Equipamentos de mergulho. Máscara de mergulho Cilindro de ar comprimido Regulador de Pressão Roupas isolantes Manómetro e Profundímetro Snorkel Faca de mergulho Cinto de lastro Nadadeiras Colete equilibrador - "BC Lanterna Computadores

15 Máscara de mergulho Cilindro De ar comprimido Regulador de pressão Fato isolador

16 nadadeira computador Manómetro e Profundímetro Snorkel

17 Faca De mergulho Cinto de lastro Colete equilibrador Lanterna

18 O nosso grupo concluiu: O mergulho em recifes requer muita prática ; Para aprender há as escolas de mergulho; Deve-se ter conhecimento dos habitats da zona de mergulho; Os recifes são muito bonitos e variados; Devem ser preservados; São habitat de muitas espécies de seres vivos.

19 pt.wikipedia.org/wiki/Mergulho-


Carregar ppt "Osrecifes. Os recifes de coral são sistemas complexos.. Que incluem muitos animais e plantas, para além dos próprios corais, que são animais..Eles."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google