A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS."— Transcrição da apresentação:

1 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

2 Cristiane Carvalho de Oliveira Kátia Celeste Henriques Dias Nathália de Almeida Lopes Thaís Duarte Passos Teixeira

3 A quem se destina o projeto: Escola: Ciep Brizolão 397 Paulo Pontes Número de alunos da escola: 800 (aproximadamente) Série: 6° Ano do Ensino Fundamental (Turno da tarde) Duração: 8h/aula (01 mês aproximadamente) Número de alunos da turma escolhida: 32 alunos 3Projeto Interdisciplinar (2012.1)

4 Caracterização do projeto: Tema: A utilização dos números na sociedade Justificativa: O presente projeto fora viabilizado com o base no conteúdo da disciplina de Matemática a fim de amenizar as dificuldades encontradas pelos professores de Língua Estrangeiras para o ensino da leitura das horas em relógios analógicos. 4Projeto Interdisciplinar (2012.1)

5 Objetivos: 1. Historicizar os alunos quanto ao surgimento dos números cardinais 2. Aprimorar a percepção dos alunos sobre a importância dos números na sociedade 3. Levar os alunos a uma correta leitura das horas tanto em Língua Materna (L1) quanto em Língua Estrangeira (L2) 4. Ampliar o nível de conhecimento de mundo dos alunos Projeto Interdisciplinar (2012.1)5

6 1. Matemática - Apresentação do conceito de número - Surgimento dos números - Classificação básica dos números - Os números no dia a dia: dinheiro, tempo, distância, entre outros. - O conjunto dos números naturais (lN) - Noção de conjuntos - Um resumo sobre a História dos Mesopotâmicos - Informações sobre a contagem das horas Conteúdos trabalhos em cada matéria: Projeto Interdisciplinar (2012.1)6

7 2. Língua Inglesa - Apresentação dos números cardinais (1 a 60) - Vocabulário sobre os tipos de relógio - Apresentação sobre a estrutura das horas Projeto Interdisciplinar (2012.1)7

8 3. Língua Espanhola - Apresentação dos números cardinais (1 a 60) - Vocabulário sobre os tipos de relógio - Apresentação sobre a estrutura das horas - Apresentar a história do relógio Projeto Interdisciplinar (2012.1)8

9 Estratégias e Procedimentos 1. Matemática - Aula expositiva - Trabalhos em grupos - Apresentações de vídeos - Trabalho com material dourado Projeto Interdisciplinar (2012.1)9

10 2. Língua Inglesa - Aula expositiva - Trabalhos em grupos - Apresentação de vídeo - Jogos em grupo Projeto Interdisciplinar (2012.1)10

11 3. Língua Espanhola - Aula expositiva - Apresentação de vídeo - Apresentações de imagens - Jogo em grupo Projeto Interdisciplinar (2012.1)11

12 Materiais: 1. Matemática - Livro didático - Quadro branco -Material dourado - Data show - Computador - Pen drive Projeto Interdisciplinar (2012.1)12

13 2. Língua Inglesa - Livro didático - Quadro branco - Data show - Computador - Pen drive - Relógio analógico Projeto Interdisciplinar (2012.1)13

14 3. Língua Espanhola - Livro didático - Quadro branco - Data show - Computador - Pen drive - Jogo (Domino de las horas) Projeto Interdisciplinar (2012.1)14

15 Desenvolvimento das aulas: 1. Matemática - Questionamentos iniciais: O que é um número? Para que ele serve? Onde eles são utilizados: Quais os tipos existentes? - Mostrar o vídeo: A História dos Números - Classificar os números em suas formas básicas (cardinais, ordinais, multiplicativos e fracionário) - Explicar que os números tidos por cardinais pertencem ao conjunto do números naturais (IN) Projeto Interdisciplinar (2012.1)15

16 - Revisar a noção de conjuntos da turma - Comentar sobre as diversas formas de utilização dos números no dia a dia - Apresentar dados históricos sobre o surgimento da contagem das horas (surgiu na Mesopotâmia com base no sistema sexagenal) mesopotamia.html - Mostrar o vídeo: A História do Relógio - Tirar as dúvidas da turma - Atividades de fixação Projeto Interdisciplinar (2012.1)16

17 Alguns materiais:

18 Projeto Interdisciplinar (2012.1)18

19 Projeto Interdisciplinar (2012.1)19

20 A História do Números: Projeto Interdisciplinar (2012.1)20

21 A História do Relógio: Projeto Interdisciplinar (2012.1)21

22 2. Língua Inglesa - Fazer um warm up com os números cardinais ( do 1 ao 60) e expressões de tempo em inglês vistos anteriormente. Exemplos: >>> In the morning; >>> In the afternoon; >>> In the evening; >>> At night. - Apresentar a nova expressão What time is it? e explicar seu significado. - Apresentar um relógio de parede no formato analógico levado pela professora para que os alunos pudessem indicar as horas. - Explicação do conteúdo horas exatas, focando na palavra o´clock. Projeto Interdisciplinar (2012.1)22

23 -- Escolher dois alunos para que os mesmos indicassem as horas (proposta pela professora oralmente) no relógio de parede. - Apontar o uso do AFTER/PAST e TO (esquematizando no quadro) explicando, por exemplo que Five after two significa cinco minutos depois das duas e que Five to one significa que está faltando cinco minutos para uma. - Apresentar a turma o vídeo Tell the time in English para uma maior compreensão do conteúdo. - Revisar o significado das siglas A.M e P.M. - Dividir a turma em três grupos. Um participante de cada grupo ficará responsável por colocar as horas no relógio. A professora ditará uma hora em Inglês (exata ou inexata). O aluno terá que marcar as horas no relógio com o auxílio dos outros integrantes do grupo. - Preparação de exercícios de fixação no livro didático. Projeto Interdisciplinar (2012.1)23

24 Telling the time in English: Projeto Interdisciplinar (2012.1)24

25 Alguns materiais: Projeto Interdisciplinar (2012.1)25

26 3. Língua Espanhola - Perguntar aos alunos qual a utilidade dos números (cardinais) em nossas vidas. Apresentar um pequeno chiste de vago. - Apresentar os numerais em espanhol, explicando as formas de escrevê-lo. - Solicitar que os alunos escrevam o relato do seu dia (desde a hora em que acordaram até a hora em que foram dormir), sempre destacando a hora em que cada atividade foi realizada. - Após os alunos terminarem, exibir o vídeo sobre a história do relógio. Projeto Interdisciplinar (2012.1)26

27 Chiste de vago

28 - Apresentar alguns relógios famosos: Museu do Relógio- SP (http://www.dimep.com.br/museu-do-relogio) Museu do Relógio – Portugal (http://www.museudorelogio.com) - Introduzir o conteúdo: Las horas. - Trabalhar com o vocabulário relacionado ao vários tipos de relógios e mostrar imagens de relógios conhecidos pelo mundo - Mostrar a forma de se escrever as horas em espanhol. - Pode-se trabalhar com o jogo dominó de las horas para fixar as estruturas relacionadas às horas. Projeto Interdisciplinar (2012.1)28

29 Projeto Interdisciplinar (2012.1)29

30 Historia del reloj: Projeto Interdisciplinar (2012.1)30

31 Avaliação: A turma será dividida em 08 grupos com 4 participantes cada. Serão propostas 04 atividades diferentes, sendo elas: - Pesquisa nas ruas sobre a utilização dos números na sociedade com o intuito de montar um painel fotográfico - Quizz Time (jogo de perguntas e respostas sobre as horas utilizando uma Língua Estrangeira) - Elaboração de linha do tempo com a História dos Relógios - Pesquisa sobre os relógios mais famosos do mundo >>> Serão 02 grupos por atividade. >>> O projeto será apresentado para toda a escola, um grupo será responsável pela apresentação matutina e ou outro, pela apresentação vespertina. Projeto Interdisciplinar (2012.1)31

32 Referências Bibliográficas: A HISTÓRIA DOS NÚMEROS. Disponível em: Acesso em 26 maio A HISTÓRIA DO RELÓGIO. Disponível em: Acesso em 26 maio de TELLING THE TIME IN ENGLISH. Disponível em: Acesso 26 maio HISTORIA DEL RELOJ. Disponível em: Acesso em 26 maio AS CIVILIZAÇÕES DA MESOPOTÂMIA. Disponível em: Acesso em 27 maio MUSEU DO RELÓGIO-SP. Disponível em: Acesso 25 maio MUSEU DO RELÓGIO- PORTUGAL. Disponível em: Acesso em 25 maio Projeto Interdisciplinar (2012.1)32

33 LEZI, Gelson; DOLCE, Osvaldo; MACHADO, Antonio. Matemática e realidade (6º Ano). São Paulo: Atual, GIOVANNI; Jr., GIOVANNI. A conquista da Matemática (3ª série). São Paulo: FTD, HERRERO, Cristina; TAYLOR, James; LUNA, Manuel. Impact on your English (6º ano). São Paulo: MacMillan, ROCHA, Analuiza; FERRARI, Zuleica. Highlights 1. São Paulo: Richmond, CHIN, Elizabeth Young; ZAOROB, Maria Lucia. Keep im mind (6º Ano). São Paulo: Scipione, GARCÍA, María De Los Ángeles J. ; HERNÁNDEZ, Josephine Sánchez. Español sin fronteras - e - Volumen 1 – São Paulo: Scipione, MARTIN, Ivan. Síntesis - Volumen 1 – São Paulo: Ática, 2011 PICANCO, Deise Cristina de Lima; El arte de leer español - Autores: Picanço e Terumi Koto Bonnet Villalba - Volumen 2. São Paulo: Base Editorial, SEEDUC. CURRÍCULO MÍNIMO 2012:Língua Estrangeira. Rio de Janeiro, SEEDUC. CURRÍCULO MÍNIMO 2012: Matemática. Rio de Janeiro, Projeto Interdisciplinar (2012.1)33


Carregar ppt "CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google