A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA"— Transcrição da apresentação:

1 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

2 Alunas: Cristiane Carvalho de Oliveira Kátia Celeste Henriques Dias
Nathália de Almeida Lopes Thaís Duarte Passos Teixeira

3 A quem se destina o projeto:
Escola: Ciep Brizolão 397 Paulo Pontes Número de alunos da escola: 800 (aproximadamente) Série: 6° Ano do Ensino Fundamental (Turno da tarde) Duração: 8h/aula (01 mês aproximadamente) Número de alunos da turma escolhida: 32 alunos Projeto Interdisciplinar (2012.1)

4 Caracterização do projeto:
Tema: A utilização dos números na sociedade Justificativa: O presente projeto fora viabilizado com o base no conteúdo da disciplina de Matemática a fim de amenizar as dificuldades encontradas pelos professores de Língua Estrangeiras para o ensino da leitura das horas em relógios analógicos. Projeto Interdisciplinar (2012.1)

5 Objetivos: Historicizar os alunos quanto ao surgimento dos números cardinais Aprimorar a percepção dos alunos sobre a importância dos números na sociedade Levar os alunos a uma correta leitura das horas tanto em Língua Materna (L1) quanto em Língua Estrangeira (L2) Ampliar o nível de conhecimento de mundo dos alunos Projeto Interdisciplinar (2012.1)

6 Conteúdos trabalhos em cada matéria:
Matemática Apresentação do conceito de número Surgimento dos números Classificação básica dos números Os números no dia a dia: dinheiro, tempo, distância, entre outros. O conjunto dos números naturais (lN) Noção de conjuntos Um resumo sobre a História dos Mesopotâmicos Informações sobre a contagem das horas Projeto Interdisciplinar (2012.1)

7 Apresentação dos números cardinais (1 a 60)
Língua Inglesa Apresentação dos números cardinais (1 a 60) Vocabulário sobre os tipos de relógio Apresentação sobre a estrutura das horas Projeto Interdisciplinar (2012.1)

8 Apresentação dos números cardinais (1 a 60)
Língua Espanhola Apresentação dos números cardinais (1 a 60) Vocabulário sobre os tipos de relógio Apresentação sobre a estrutura das horas Apresentar a história do relógio Projeto Interdisciplinar (2012.1)

9 Estratégias e Procedimentos
Matemática Aula expositiva Trabalhos em grupos Apresentações de vídeos Trabalho com material dourado Projeto Interdisciplinar (2012.1)

10 Língua Inglesa Aula expositiva Trabalhos em grupos
Apresentação de vídeo Jogos em grupo Projeto Interdisciplinar (2012.1)

11 Apresentações de imagens Jogo em grupo
Língua Espanhola Aula expositiva Apresentação de vídeo Apresentações de imagens Jogo em grupo Projeto Interdisciplinar (2012.1)

12 Materiais: Matemática - Livro didático - Quadro branco
-Material dourado - Data show - Computador - Pen drive Projeto Interdisciplinar (2012.1)

13 Língua Inglesa Livro didático Quadro branco Data show Computador
Pen drive Relógio analógico Projeto Interdisciplinar (2012.1)

14 Jogo (Domino de las horas)
Língua Espanhola Livro didático Quadro branco Data show Computador Pen drive Jogo (Domino de las horas) Projeto Interdisciplinar (2012.1)

15 Desenvolvimento das aulas:
Matemática Questionamentos iniciais: <contribuições dos alunos> O que é um número? Para que ele serve? Onde eles são utilizados: Quais os tipos existentes? Mostrar o vídeo: “A História dos Números” Classificar os números em suas formas básicas (cardinais, ordinais, multiplicativos e fracionário) Explicar que os números tidos por cardinais pertencem ao conjunto do números naturais (IN) Projeto Interdisciplinar (2012.1)

16 Revisar a noção de conjuntos da turma
Comentar sobre as diversas formas de utilização dos números no dia a dia Apresentar dados históricos sobre o surgimento da contagem das horas (surgiu na Mesopotâmia com base no sistema sexagenal) Mostrar o vídeo: “ A História do Relógio” Tirar as dúvidas da turma Atividades de fixação Projeto Interdisciplinar (2012.1)

17 Alguns materiais:

18 Projeto Interdisciplinar (2012.1)

19 Projeto Interdisciplinar (2012.1)

20 A História do Números: Projeto Interdisciplinar (2012.1)

21 A História do Relógio: Projeto Interdisciplinar (2012.1)

22 Fazer um “warm up” com os números cardinais ( do 1 ao 60) e
Língua Inglesa Fazer um “warm up” com os números cardinais ( do 1 ao 60) e expressões de tempo em inglês vistos anteriormente. Exemplos: >>> In the morning; >>> In the afternoon; >>> In the evening; >>> At night. Apresentar a nova expressão “What time is it?” e explicar seu significado. Apresentar um relógio de parede no formato analógico levado pela professora para que os alunos pudessem indicar as horas. - Explicação do conteúdo “horas exatas”, focando na palavra “o´clock”. Projeto Interdisciplinar (2012.1)

23 - Revisar o significado das siglas A.M e P.M.
-- Escolher dois alunos para que os mesmos indicassem as horas (proposta pela professora oralmente) no relógio de parede. - Apontar o uso do AFTER/PAST e TO (esquematizando no quadro) explicando, por exemplo que “Five after two” significa cinco minutos depois das duas e que “Five to one” significa que está faltando cinco minutos para uma. - Apresentar a turma o vídeo “Tell the time in English” para uma maior compreensão do conteúdo. - Revisar o significado das siglas A.M e P.M. Dividir a turma em três grupos. Um participante de cada grupo ficará responsável por colocar as horas no relógio. A professora ditará uma hora em Inglês (exata ou inexata). O aluno terá que marcar as horas no relógio com o auxílio dos outros integrantes do grupo. - Preparação de exercícios de fixação no livro didático. Projeto Interdisciplinar (2012.1)

24 Telling the time in English:
Projeto Interdisciplinar (2012.1)

25 Alguns materiais: Projeto Interdisciplinar (2012.1)

26 Língua Espanhola Perguntar aos alunos qual a utilidade dos números (cardinais) em nossas vidas. Apresentar um pequeno “chiste de vago”. Apresentar os numerais em espanhol, explicando as formas de escrevê-lo. Solicitar que os alunos escrevam o relato do seu dia (desde a hora em que acordaram até a hora em que foram dormir), sempre destacando a hora em que cada atividade foi realizada. Após os alunos terminarem, exibir o vídeo sobre a história do relógio. Projeto Interdisciplinar (2012.1)

27 Chiste de vago

28 Apresentar alguns relógios famosos:
Museu do Relógio- SP (http://www.dimep.com.br/museu-do-relogio) Museu do Relógio – Portugal (http://www.museudorelogio.com) Introduzir o conteúdo: “Las horas”. Trabalhar com o vocabulário relacionado ao vários tipos de relógios e mostrar imagens de relógios conhecidos pelo mundo Mostrar a forma de se escrever as horas em espanhol. - Pode-se trabalhar com o jogo “dominó de las horas” para fixar as estruturas relacionadas às horas. Projeto Interdisciplinar (2012.1)

29 Projeto Interdisciplinar (2012.1)

30 Historia del reloj: Projeto Interdisciplinar (2012.1)

31 Avaliação: A turma será dividida em 08 grupos com 4 participantes cada. Serão propostas 04 atividades diferentes, sendo elas: Pesquisa nas ruas sobre a utilização dos números na sociedade com o intuito de montar um painel fotográfico Quizz Time (jogo de perguntas e respostas sobre as horas utilizando uma Língua Estrangeira) Elaboração de linha do tempo com a História dos Relógios Pesquisa sobre os relógios mais famosos do mundo >>> Serão 02 grupos por atividade. >>> O projeto será apresentado para toda a escola, um grupo será responsável pela apresentação matutina e ou outro, pela apresentação vespertina. Projeto Interdisciplinar (2012.1)

32 Referências Bibliográficas:
A HISTÓRIA DOS NÚMEROS. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch ?v=ntylzQWvzCA&feature=related> Acesso em 26 maio 2012. A HISTÓRIA DO RELÓGIO. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch ?v=GFuWRqJO85c > Acesso em 26 maio de 2012. TELLING THE TIME IN ENGLISH. Disponível em: <http://www.youtube.com/ watch?v=3icBxO6Wjz0&feature=related > Acesso 26 maio 2012. HISTORIA DEL RELOJ. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=KLs43r1 boww&feature=related > Acesso em 26 maio 2012. AS CIVILIZAÇÕES DA MESOPOTÂMIA. Disponível em: <http://ligadosnahistoria. blogspot.com.br/2010/05/as-civilizacoes-da-mesopotamia.html> Acesso em 27 maio 2012. MUSEU DO RELÓGIO-SP. Disponível em: <http://www.dimep.com.br/museu-do-relogio> Acesso 25 maio 2012. MUSEU DO RELÓGIO- PORTUGAL. Disponível em: <http://www.museudorelogio. com> Acesso em 25 maio 2012. Projeto Interdisciplinar (2012.1)

33 MARTIN, Ivan. Síntesis - Volumen 1 – São Paulo: Ática, 2011
LEZI, Gelson; DOLCE, Osvaldo; MACHADO, Antonio. Matemática e realidade (6º Ano). São Paulo: Atual, 2009. GIOVANNI; Jr., GIOVANNI. A conquista da Matemática (3ª série). São Paulo: FTD, 2005. HERRERO, Cristina; TAYLOR, James; LUNA, Manuel. Impact on your English (6º ano). São Paulo: MacMillan, 2010. ROCHA, Analuiza; FERRARI, Zuleica. Highlights 1. São Paulo: Richmond, 2008. CHIN, Elizabeth Young; ZAOROB, Maria Lucia. Keep im mind (6º Ano). São Paulo: Scipione, 2011. GARCÍA, María De Los Ángeles J. ; HERNÁNDEZ, Josephine Sánchez. Español sin fronteras - e - Volumen 1 – São Paulo: Scipione, 1996. MARTIN, Ivan. Síntesis - Volumen 1 – São Paulo: Ática, 2011 PICANCO, Deise Cristina de Lima; El arte de leer español - Autores: Picanço e Terumi Koto Bonnet Villalba - Volumen 2. São Paulo: Base Editorial, 2010. SEEDUC. CURRÍCULO MÍNIMO 2012:Língua Estrangeira. Rio de Janeiro, 2012. SEEDUC. CURRÍCULO MÍNIMO 2012: Matemática. Rio de Janeiro, 2012. Projeto Interdisciplinar (2012.1)


Carregar ppt "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google