A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Acolhida. Leitura: Sete anos de pastor Jacó servia e Jacó na casa de Labão Apresentação das ações sobre a OLP e das oficinas dos cadernos do professor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Acolhida. Leitura: Sete anos de pastor Jacó servia e Jacó na casa de Labão Apresentação das ações sobre a OLP e das oficinas dos cadernos do professor."— Transcrição da apresentação:

1

2 Acolhida. Leitura: Sete anos de pastor Jacó servia e Jacó na casa de Labão Apresentação das ações sobre a OLP e das oficinas dos cadernos do professor. Socialização das práticas dos professores.

3 Ações realizadas sobre a OLP 1- Planejamento nos dias 07, 08 e 09 de fevereiro. 2- Levantamento, impressão e distribuição do material da OLP.

4 3- Encontro de Educadores em março. Caderno dos alunos- poetas da profª Teka Cadernos dos alunos-autores da profª Karla

5 4- Convite à Academia de Letras de Lorena para formar a comissão julgadora municipal da OLP.

6 5 – HTPC na E.M. Prof. Ruy Brasil Pereira. 6- Adesão do Município. 7- Inscrições dos professores. 8- Visita e Registro de atividades realizadas pelos professores nas unidades escolares.

7 (02-05) E.M. Prof. Climério Galvão César. Professora Karla - Memórias

8 (02-05) E.M. Prof. Climério Galvão César. Professora Célia - Crônicas

9 (14-05) E.M. CAIC Professora Angelita - Crônicas

10 (18-05) E.M. Profª Adelina Alves Ferraz Professora Teka - Poemas

11 (31-05) E.M. Prof. Ruy Brasil Pereira Professora Bárbara- Memórias

12 E.M. Conde de Moreira Lima Professora Ruth - Memórias

13 E.M. Conde de Moreira Lima Professora Vânia - Memórias

14 Encontro de Educadores em julho.

15 Orientação Técnica com Eliane Ribeiro

16 OFICINA 4: DIZER POEMAS OBJETIVOS: Conhecer alguns poetas e poemas consagrados da literatura brasileira. Descobrir a importância de ouvir e de dizer poemas.

17 Para apreciarmos devidamente um poema é preciso escutá-lo com atenção.O exemplo do professor é um bom incentivo para os alunos. Poemas evocam sensações, impressões, sentimentos, ideias, imagens, reflexões.

18 OFICINA 5: Toda rima combina? OBJETIVOS: Reconhecer rimas em poemas. Conhecer as diferentes combinações de rimas. Produzir poemas com rimas.

19 1ª etapa: Rimas e quadras. 2ª etapa: Onde estão as rimas? 3ª etapa:Mais quadras 4ª etapa:Qual o papel das rimas?

20 OFICINA 6: Sentido Próprio e Figurado OBJETIVOS: Apresentar os conceitos de conotação e denotação. Delimitar o texto poético.

21 O texto poético se vale de recursos que surpreendem, provocam e inquietam o leitor. Isso o diferencia de textos informativos, como as notícias, ou dos textos expositivos didáticos, que costumam apresentar um único sentido. Ele está mais próximo dos textos literários em prosa,como contos e romances, mas também difere deles por ter características específicas próprias.

22 o sentido conotativo, ou conotação, se sobrepõe ao sentido denotativo, ou denotação; um não substitui o outro, mas somam-se. Desse modo, o sentido do poema se amplia, abrindo-se a mais de uma interpretação.

23 OFICINA 7: Comparação, metáforas, personificação OBJETIVO: Identificar e usar as figuras de linguagem. Atividades relacionadas ao lugar onde vivo.

24 OFICINA 8: Sonoridade na poesia OBJETIVOS: Investigar as relações entre som e sentido na poesia. Observar a expressividade na repetição de palavras ou da mesma consoante. Escrever textos com repetições.

25 PRÓXIMAS OFICINAS 9- Poetas do Povo 10- O lugar onde vivo 11- Um novo olhar 12- Nosso poema 13- Virando poeta 14- Retoque final 15- Exposição ao público

26 5- Tecendo os fios da memória. Objetivos: Explorar o plano global do texto de memórias literárias. Observar o foco narrativo presente em boa parte desses textos.

27 1ª etapa : Início, meio e fim. 2ª etapa : No tempo e no espaço. 3ª etapa : O narrador.

28 6 - Lugares que moram na gente Objetivos: Perceber as diferentes características da descrição em textos de memórias literárias. Observar o efeito provocado pela forma como o autor descreve fatos, sentimentos e sensações nesse gênero de texto.

29 1ª etapa: Carnaval no Brasil. 2ª etapa: Outras descrições. 3ª etapa: Um local em detalhes. - Pela descrição, uma pessoa que não conhece o lugar poderá imaginá-lo? - O autor usou recursos para tornar a descrição atraente? Quais?

30 7– Nem sempre foi assim Objetivo: Observar como os autores comparam o tempo antigo com o atual.

31 1ª etapa: A vida era assim... 2ª etapa: Ontem e hoje.

32 8- Na memória de todos nós Objetivo: Analisar marcas linguísticas presentes em textos de memórias literárias.

33 1ª etapa: O Lavrador de Pedra 2ª etapa: Sede noturna 3ª etapa: Como dizer

34

35

36 PRÓXIMAS OFICINAS: 9 - Marcas do passado 10- Ponto a ponto 11- A entrevista 12 – Da entrevista ao texto de memórias literárias

37 13 – Como num filme 14 – Ensaio geral. 15 – Agora é a sua vez. 16 – Último retoque.

38 Oficina 4 – Histórias do Cotidiano. Objetivos: Explorar os elementos constitutivos de uma crônica e os recursos literários utilizados pelo autor. Empregar as figuras de linguagem. Conhecer expressões próprias do mundo do futebol e também as diferentes formas de se tratar o tema amor, tendo como cenário a cidade. Ler uma crônica de Armando Nogueira e outra de Paulo Mendes Campos.

39 1ª etapa: Os recursos do cronista. 2ª etapa: O mundo do futebol. 3ª etapa: Um cronista que tem futebol nas veias. 4ª etapa:Conversando com Armando Nogueira. 5ª etapa: O mundo amoroso.

40 Oficina 5 – Uma prosa bem afiada. Objetivos: Conhecer mais a vida e a obra de Machado de Assis. Ouvir, ler e analisar uma crônica de Machado de Assis, identificando personagens, cenário, tempo, tom e recursos literários.

41 1ª parte: Machado de Assis, o cronista. 2ª parte:O confronto título-texto. 3ª parte: O que Machado queria mesmo dizer?

42 Oficina 6 – Trocando em miúdos. Objetivos: Refletir sobre a diferença entre notícia e crônica. Identificar os recursos de estilo e linguagem numa crônica de Moacyr Scliar.

43 1ª etapa: Da notícia à crônica. 2ª etapa: Conversando sobre crônica. 3ª etapa: Recursos discursivos e linguísticos. 4ª etapa: Faça um desafio à turma.

44 7 – Merece uma crônica Objetivos: Retomar as crônicas trabalhadas até o momento e analisar tema, situação escolhida, tom do texto e foco narrativo. Escolher fatos, situações ou notícias que serão foco da crônica e obter informações sobre eles. Escrever uma crônica como exercício preparatório à realização do produto final.

45 1ª etapa: Os mestres da crônica. 2ª etapa: O material da crônica. 3ª etapa: O começo da produção individual

46 PRÓXIMAS OFICINAS 8- Olhos atentos no dia a dia. 9- Muitos olhares, muitas ideias. 10- Ofício de cronista. 11- Assim fica melhor.


Carregar ppt "Acolhida. Leitura: Sete anos de pastor Jacó servia e Jacó na casa de Labão Apresentação das ações sobre a OLP e das oficinas dos cadernos do professor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google