A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe"— Transcrição da apresentação:

1 Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe
Capítulo 13 Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe

2 Guiné-Bissau Está localizada na costa ocidental da África, entre o Senegal e Guiné-Conacri.

3 Guiné-Bissau

4 Guiné Bissau Foi colônia portuguesa;
Foi centro fornecedor de escravos até o século XIX; Por ano, cerca de 3000 escravos eram levados, principalmente, ao Brasil; Conquistou a independência em 1973; Sofreu diversos golpes de estado.

5 Guiné-Bissau Português é a língua oficial, mas a maior parte da população fala crioulo; 23% dos guineenses falam outras línguas africanas; Carnaval

6 Guiné-Bissau Base econômica: pesca e agricultura
Principal produto agrícola: castanha de caju; Culinária: amendoim.

7 Guiné-Bissau Flora Gomes Mortu Negra Udju Azul di Yonta

8 São Tomé e Príncipe Localizado próximo das costas do Gabão, Camarões e Nigéria.

9 São Tomé e Príncipe

10 São Tomé e Príncipe É o menor país africano lusófono;
Possui cerca de habitantes; É um país formado por duas ilhas.

11 São Tomé e Príncipe Quando colônia, as ilhas eram o principal centro produtor de açúcar na África; A partir do século XIX, outros produtos começam a ser produzidos: café e cacau Principal produto de exportação: cacau Mercado

12 São Tomé e Príncipe Tornou-se independente de Portugal em 1975;
Após a independência, foi implantado um regime socialista de partido único; Em 1985 se iniciou a abertura econômica do país; Em 1990, foi criada uma nova constituição, que institui o pluripartidarismo.

13 São Tomé e Príncipe Recentemente, descobriu-se petróleo nas costas do país; Turismo deve mudar a estrutura econômica do país; Literatura: porta Francisco José Tenreiro

14 Francisco José Tenreiro
O Mar A voz branca que está no mato perde-se na imensidão do mar. Lá vai! O sol bem alto é uma atrapalhação de cor. -Abacaxi safo nona carregozinho do barco!... Um tubarão passando é um risco de frescura. O barco deslizando só com a vontade livre e certa do negro lá vai!

15 Atividade Leia o texto das páginas 494, 495 e 496. Para responder

16 Respostas Página 495 1) Os navegadores portugueses tomaram posse oficial no século XV e o país conseguiu sua independência no século XX. 2) A língua portuguesa é a língua oficial, mas o crioulo é a língua materna da maior parte da população e 23% dos guineenses falam outra língua africana. 3) A castanha de caju é o principal produto agrícola do país e fonte de sua economia.

17 Respostas Página 496 1) cana de açúcar cacau
2) petróleo na economia do país e também do turismo. 3) uma peça teatral um texto literário de origem européia se funde com elementos artísticos e rituais africanos.

18 Para conversar Imagine que você possui todos os recursos para visitar um destes países: Que país você escolheria? Por que? O que você faria lá? Quem você levaria?

19 Tchau! Bom fim de semana!


Carregar ppt "Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google