A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Sudeste e o Sul do Brasil

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Sudeste e o Sul do Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 O Sudeste e o Sul do Brasil
Capítulo 2 O Sudeste e o Sul do Brasil

2 Revisão Qual é o problema com ele? Ele está com pressa.
Ele está com frio.

3 Prática Página 91 Atividade 2-26 Atividade 2-27

4 Mais prática Como você é? O que você estuda?
Você gosta de arquitetura colonial? Você gosta de dançar? De que tipo de música você gosta?

5 Para escutar Página 92 B.

6 Quem é mais interessante?
Discuta com um amigo quem é mais interessante: Alexandra ou Marília? Seu (sua) parceiro (a) ideal seria parecido (a) com Alexandra ou Marília?

7 Para ler Página 94 2-31 - A pessoa ideal para você é loira?
- Sim, é loira./ Não, não é loira.

8 Brasil É o 5º maior país do mundo (tem aproximadamente o mesmo tamanho que os EUA – sem incluir o Alasca). IBGE - O território é dividido em 5 regiões: Norte, Nordeste, Centro Oeste, Sudeste e Sul.

9 Para responder Página 100 1. b 2. c 3. b 4. c

10 A região Sudeste A Região Sudeste do Brasil é composta pelos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo (10.85% de território). É a região mais rica do país.

11 A região Sudeste Concentra 43% da população brasileira
Concentra a e maioria da população, da população urbana, maior densidade populacional, maior quantidade de veículos, indústrias, universidades, aerportos, portos, estradas, hospitais, escolas, casas, etc.

12 Produz 75% da renda brasileira.
Possui o maior parque industrial da América Latina. É o maior mercado consumidor do Brasil. Agricultura: café, cana de açúcar, leite e carne. Imigração: Brasileiros + estrangeiros (Portugal, Itália, Espanha, Japão), especialmente no final do século XIX e começo do século XX.

13 Multinacionais no Brasil
Sudeste: concentra a maioria das empresas multinacionais: Siemens BankBoston Hewlett-Packard ABN Amro Bank Unisys General Motors Ford Motor Multibrás IBM PeopleSoft Gillette Johnson & Johnson AT&T Latin America

14 A região Sul A região Sul do Brasil inclui os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. É a menor região do país (6.76% do território). É um grande pólo turístico, econômico e cultural.

15 A região Sul Faz fronteira com o Uruguai, Argentina, e Paraguay e também com as regiões Centro- oeste, Sudeste e com o Oceano Atlântico.

16 A região Sul A região recebeu grandes números de imigrantes Europeus durante o século XIX, e isto influenciou a demografia e cultura da região. Os principais grupos étnicos do sul brasileiro são Brasileiros de descendência Portuguesa, Alemã, Polonesa, Ucraniana e Italiana.

17 A região Sul Aqui a colonização foi um pouco diferente: pequenas propriedades que produziam diversos tipos de produtos. O sul do Brasil tem um clima subtropical ou temperado. A média anual de temperaturas varia entre 12°C (53.6°F) e 22°C (71.6°F). Pode nevar nas montanhas, mas muito pouco.

18 Oktoberfest, Blumenau, SC
Oktoberfest é um festival tradicional de cerveja. Oktoberfest começou a ser celebrado em Blumenau em 1984 após uma grande enchente, para comemorar a resistência da população. Em 2008 foram vendidos tickets, e foram bebidos litros de cerveja. 18

19 Perguntas Qual é a menor região brasileira?
Qual é a região mais industrializada do Brasil? Em que cidade se realiza a Oktoberfest no Brasil? Quais são os grupos imigrantes presentes na região Sul? Que tipo de informações encontramos no IBGE? Qual é a cidade mais importante da região Sudeste?

20 Prática Oral Qual a região mais interessante: Sul ou Sudeste?
Imagine que você vai viajar para esta região: que documentos precisa?

21 Passaporte Página 95 2-34 (oral) Páginas 96 e 97: 2-35.

22 Para escutar Música!!! Canção: Fácil Banda: Jota Quest

23 Fácil azul simples feliz (x2)
complicado (x2) calmo fácil (x6) pálido claro bom raro (x2) bom azul claro Tudo é tão ____________ e ____________ E ____________como sempre Os olhos piscaram de repente Um sonho As coisas são assim Quando se está amando As bocas não se deixam E o segundo não tem fim Um dia ____________ Às vezes é muito ____________ Falar é ____________ Quero uma canção ____________, extremamente ____________ Pra você, e eu e todo mundo cantar junto ____________, extremamente ____________ Pra você, e eu, e todo mundo cantar junto Tudo se torna ____________ Pateticamente ____________ O coração dispara Se eu vejo o teu carro A vida é tão ____________ Mas dá medo de tocar As mãos se procuram sós Como a gente mesmo quis Um dia ____________ Às vezes é muito ____________ Falar é ____________ Quero uma canção ____________, extremamente ____________ Pra você, e eu e todo mundo cantar junto... calmo pálido simples feliz feliz raro raro complicado complicado fácil fácil fácil fácil fácil fácil

24 Homework! Páginas 98 e 99 WB 2-8, 2-24, 2-17 BOM FIM DE SEMANA!!!


Carregar ppt "O Sudeste e o Sul do Brasil"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google