A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aulas 67-68. Primeiras cidades brasileiras: Pontos estratégicos Junto ao litoral Visava defesa do território Pequenas Centros de trocas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aulas 67-68. Primeiras cidades brasileiras: Pontos estratégicos Junto ao litoral Visava defesa do território Pequenas Centros de trocas."— Transcrição da apresentação:

1 Aulas 67-68

2 Primeiras cidades brasileiras: Pontos estratégicos Junto ao litoral Visava defesa do território Pequenas Centros de trocas

3 Mineração de ouro em minas gerais, gerou o dinheiro que permitiu o desenvolvimento: arquitetônico, cultural e artístico. Um novo impulso urbanístico, deu-se com a chegada da família real, tornando o Rio de Janeiro, palco principal. Inicio do século XX, a produção de café, borracha e cacau, favoreceu surgimento de novas cidades.

4 Industrialização contínua levou ao começo da urbanização. São Paulo e Rio de Janeiro, concentraram o capital produtivo, tornando-se importante eixo produtivo. Infra estrutura na região, aumentou as ofertas de empregos e o nível populacional Relações capitalistas ao campo, mecanização, leis trabalhistas rurais, dificuldade de acesso a terra por pequenos produtores, leva a evasão da população para as cidades.

5 Grandes cidades cresceram aceleradamente, sem planejamento levando a um colapso da infraestrutura. Carência de moradias Favelização Déficit de vagas na área da educação e saúde Precariedade de transporte e saneamento Economias regionais não acompanharam as mudanças levando a falta de emprego e muitas vezes marginalização da população.

6 Migrante rural não atingia suas metas no meio urbano, encontrando um meio de poluição, miséria e desemprego. Cidades médias passaram a crescer de maneira mais acelerada que as grandes cidades, pelas mudança de foco. Investimentos passaram a priorizar menos a produtividade para melhorias na qualidade de vida.

7 Planejamento e gestão urbana Estabelecimento um conjunto de princípios Ultima instancia construção de cidades sustentáveis e democráticas Plano Diretor Instrumento de definição de estratégias Agentes envolvidos na construção das cidades

8 Instrumento de definição de estratégias Agentes envolvidos na construção das cidades Regulamentando uso e ocupação de solos Preservação ambiental em nível municipal

9 Um conjunto de municípios contíguos e integrados socioeconomicamente a uma cidade central, com serviços públicos e infraestruturas comuns. Estados podiam, ter leis complementares, instituir regiões metropolitanas, agregando municípios limítrofes, para integrar a organização, planejamento e execução.

10 Possui 37 Regiões Metropolitanas 3 RIDE*(Região Integrada de desenvolvimento) * Regiões metropolitanas que abrangem mais de uma unidade de federação.


Carregar ppt "Aulas 67-68. Primeiras cidades brasileiras: Pontos estratégicos Junto ao litoral Visava defesa do território Pequenas Centros de trocas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google