A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceitos Básicos de Genética. Genética É a disciplina dentro da Biologia que estuda os mecanismos da hereditariedade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceitos Básicos de Genética. Genética É a disciplina dentro da Biologia que estuda os mecanismos da hereditariedade."— Transcrição da apresentação:

1 Conceitos Básicos de Genética

2 Genética É a disciplina dentro da Biologia que estuda os mecanismos da hereditariedade.

3 Tipos de Características Biológicas: Hereditárias: São aquelas determinadas por genes, sendo transmitidas de uma geração para outra. Exemplos: Cor dos olhos, cor dos cabelos, altura, tipo sanguíneo etc. Adquiridas: São aquelas que aparecem após o nascimento. Não é transmitida para os descendentes. Exemplos: Amputação de um órgão, bronzeamento da pele, plástica facial. Congênitas: São aquelas que aparecem durante a vida intrauterina e aparecem logo após o nascimento. Exemplos: Deformações provocadas pelo uso de drogas, medicamento, traumatismos, doenças (como a sífilis, rubéola etc).

4 Gene Segmento da molécula de DNA que contém uma informação genética. Considerado a unidade básica da herança. Normalmente é representado por letras. Nos ribovírus (vírus que possui material genético RNA, os genes são trechos dessa molécula). Cada gene codifica a síntese de um polipeptídeo que direta, ou indiretamente, determinará uma característica do indivíduo. Há características condicionadas por um gene e outras por dois ou mais genes.

5 Gene: Segmento do DNA

6 Gene Dominante: Aquele que se expressa tanto em dose dupla quanto em dose simples. É representado por letras maiúsculas.

7 Gene recessivo Aquele que se expressa apenas em dose dupla. É representado por letras minúsculas.

8

9 Cromossomos Homólogos: São cromossomos que possuem a mesma forma, o mesmo tamanho e a mesma seqüência de informação genética. Aparecem aos pares nas células diplóides, sendo um de origem materna e outro de origem paterna.

10

11 Locus Gênico Local específico nos cromossomos onde estão situados os genes.O plural de locus é Loci.

12 Alelos ou Alelomorfos São genes situados no mesmo locus em cromossomos homólogos. Estão, portanto, envolvidos com a determinação da mesma característica. Podem ser iguais ou diferentes.

13 Genótipo Conjunto de genes de um indivíduo para uma ou mais características. É a própria constituição genética do indivíduo. AA, Aa ou aa BB, Bb ou bb

14 Fenótipo: – É a expressão do genótipo no ambiente. Representa o conjunto de aspectos visíveis ou não de um indivíduo resultante da ação do genótipo com o meio. FENÓTIPO = GENÓTIPO + AMBIENTE

15 Bronzeamento

16 Indivíduo Homozigoto: Aquele que apresenta os alelos idênticos para uma determinada característica. Exemplos: AA, aa, BB, bb...

17 Indivíduo Heterozigoto: Aquele que possui os alelos diferentes para uma determinada característica. Exemplos: Aa, Bb, Cc, Dd.

18 Fenocópia: É quando um indivíduo exibe, por efeito de fatores ambientais, características para as quais ele não possui o genótipo correspondente. Um exemplo é a cor dos cabelos modificada pele uso de tinturas.

19 Fenocópia

20 Norma de Reação ou Amplitude de Reação: Conjunto dos diferentes fenótipos que podem ser originados pela interação GENÓTIPO + AMBIENTE

21 Pleiotropia Quando um gene apresenta efeitos múltiplos na determinação de uma característica. Podemos citar como exemplos: O Albinismo: O gene para o albinismo determina ausência de pigmentação não só na pele, mas também na íris dos olhos e nos cabelos. A Fenilcetonúria(PKU): O gene para fenilcetonúria determina uma inabilidade em metabolizar o aminoácido FENILALANINA. Por conta disso esse aminoácido se acumula nos tecidos provocando diversas alterações em várias características.

22 Albino

23

24

25

26

27

28

29

30

31


Carregar ppt "Conceitos Básicos de Genética. Genética É a disciplina dentro da Biologia que estuda os mecanismos da hereditariedade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google